Programação Web
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na unidade curricular de Programação Web, pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, as aptidões e as competências necessárias no desenvolvimento Web, com um foco principal na programação do lado do servidor.
Nesse sentido os estudantes:
- Devem conhecer e compreender a Arquitetura Web.
- Devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do servidor.
- Devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web.
- Devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação Web, com integração de base de dados e visualização dos dados.
- Devem demonstrar aptidão e competências para o trabalho em equipa.
- Devem demonstrar aptidão e competências de comunicação.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve conseguir no final da UC desenhar e implementar uma aplicação Web com integração de base de dados e visualização dos dados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
01- Arquitetura Web
02- JS: Classes e Objetos
03- JS: Iteradores
04- Tecnologias de servidor
05- Introdução ao Node.js
06- Framework Express
07- Node integrado com SGBD
08- Ajax
09- Introdução à arquitetura REST
10- Gestão de Sessões
Bibliografia Obrigatória
Luís Abreu; Javascript 6, FCA. ISBN: 978-972-722-815-7
Luís Abreu; Node.JS, FCA. ISBN: 978-972-722-860-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A tipologia da UC é composta por aulas teórico-práticas e aulas de laboratório.
As metodologias adotadas são as segiuintes:
Aulas Teórico-Práticas (TP):
Nas aulas TP são apresentados os conceitos fundamentais com recurso ao método expositivo, e realizados exercícios de aplicação prática. Serão também utilizados métodos de aprendizagem ativa, que visam incentivar e envolver os estudantes na aprendizagem dos conteúdos. Estimula-se essencialmente a participação ativa, com recurso à resolução de problemas e trabalhos em grupo.
Laboratório:
Nas aulas laboratoriais adota-se uma metodologia similar à metodologia baseada em projeto. Os estudantes resolvem exercícios de aplicação prática e desenvolvem ao longo do semestre um trabalho prático realizado em grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Estudo autónomo |
34,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
8,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação Contínua:
- Componente Teórica (CT):
- Testes (dois testes escritos).
- Componente Prática (CP):
- Trabalho Prático (desenvolvido ao longo do semestre, com uma entrega parcial e uma entrega final.
Regras:
Componente teórica:
- Nota final de aprovação deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
- A nota mínima nos testes é de 8 valores, mas a média dos dois testes deve ser superior ou igual a 9,5 valores.
Componente prática:
- Nota de aprovação deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
-A apresentação e discussão do trabalho prático é obrigatória. Em caso de um dos elementos faltar à apresentação e discussão sem justificação válida, terá de realizar um novo projeto em época de recurso.
Avaliação não contínua: - Componente Teórica:
- Exame - Época Normal e/ou Época de Recurso - (Nota ≥ 9.5 para aprovação).
- Componente Prática: 50% (Nota ≥ 9.5 para aprovação)
- Trabalho Prático - Com apresentação e discussão obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
As avaliações contínua e não contínua são compostas pelas componentes Teórica (CT), pela componente prática (CP) e pela apresentação e discussão individual do trabalho prático (DI).
Nota Final (AC) = (40% CT + 40% CP + 20% DI)
Avaliação não contínua:
Nota Final = (50% CT + 30% CP + 20% DI)