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Programação Orientada por Objetos

Código: SEC08     Sigla: PO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Sistemas Eletrónicos e Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IPESEC 0 Plano de Estudos 2016/12017 1 - 6 60 162
TSPSEC 19 Plano Estudos_2015_16 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Lopes Brás Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
José Manuel Lopes Brás Pereira 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ensino e prática dos conceitos de programação orientada por objectos com base na linguagem JAVA.
Dar sequência teórica à cadeira de Introdução à Programação desenvolvendo um novo paradigma de programação.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno programa usando os principais conceitos do paradigma de programação Programa Oientada a Objetos, nomeadamente: classes, objetos, relação de composição e relação de herança.
O aluno conhece e sabe usar as classes de coleção do Java

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Programar usando os principios básicos da programação estruturada, nomedamente:
- conhecer e usar estruturas de repetição e de seleção
- conhecer e usar arrays
- conhecer e usar procedimentos e funções

Programa

- Bases:
1 - Tipos de Dados e Variáveis
2 - Métodos (funções e procedimentos)
3 - Estruturas de selecção e de repetição
- Introdução ao paradigma da POO
4 - Classes e Objetos
5 - Encapsulamento de Dados
6 - Agregação e Composição de Classes
7 - Introdução às Colecções
8 - Herança e Polimorfismo
9 - Classes Abstractas e Interfaces
10 - Excepções
11 - Entradas e Saídas (I/O)
12 - Ambiente Gráfico JavaFX

Bibliografia Obrigatória

José Braz; Sebenta de POO (Acetatos e enunciados de laboratório), EST Setúbal / IPS, 2018

Bibliografia Complementar

F. Mário Martins; Java 8 - POO + Construções Funcionais, FCS, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas
Exposição de conceitos teóricos
Execução de exemplos práticos

Aulas de laboratório
Execução de trabalhos de laboratório com cinco etapas
Trabalho desenvolvido em grupos de 2 alunos
Pair Programming
Vão alternando, em cada semana, quem fica ao computador (o docente fará o respetivo controlo)

Questionários no moodle e no kahhot

Trabalho Autónomo Opcional
(Apenas para alunos que não sem aprovação em avaliaçao continua)
Implementação de um programa para resolução de um problema especifico

Software

JDK (https://www.oracle.com/java/technologies/javase-downloads.html)
Apache NetBeans (https://netbeans.apache.org/download/index.html)

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 50,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação Continua:

2 Testes no moodle+netbeans (NT * 50%)

NT = (NT1 + NT2) / 2

2 Mini-testes netBeans (NMT * 30%)

NMT = (NMT1 + NMT2 + NMT3) / 3

4 laboratórios avaliados (NL * 10%)

NL = Média dos 3 melhores laboratórios

4 Questionários do moodle (NQ * 10%)

NQ = Média dos 6 questionários

A nota dos questionários é a média ponderada da resposta assíncrona (30%) e da resposta ao correspondente kahoot na aula TP (70%).

NF= 50%NT + 30%NMT + 10%NL + 10%NQ

Avaliação por exame e projecto final:

Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.

Nota final (NF)

NF = Exame*70% + ((NTIA * 30%) * DTIA)

NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo

DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.

Trabalho de Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)

TIA1 – Análise e especificação de requisitos

TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento

TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega

TIA = TIA1*20% + TIA2*30.0% + TIA3*50%

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Continua:

2 Testes no moodle+netbeans (NT * 50%)

NT = (NT1 + NT2) / 2

2 Mini-testes netBeans (NMT * 30%)

NMT = (NMT1 + NMT2 + NMT3) / 3

4 laboratórios avaliados (NL * 10%)

NL = Média dos 3 melhores laboratórios

4 Questionários do moodle (NQ * 10%)

NQ = Média dos 6 questionários

A nota dos questionários é a média ponderada da resposta assíncrona (30%) e da resposta ao correspondente kahoot na aula TP (70%).

NF= 50%NT + 30%NMT + 10%NL + 10%NQ

Avaliação por exame e projectos finais:

Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.

Nota final (NF)

NF = Exame*70% + ((NTIA * 30%) * DTIA)

NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo

DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.

Trabalho de Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)

TIA1 – Análise e especificação de requisitos

TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento

TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega

TIA = TIA1*20% + TIA2*30.0% + TIA3*50%

Provas e trabalhos especiais

2 testes ao longo do semestre
3 minitestes ao longo do semestre
4 laboratórios
4 questionários

Para alunos que não obtenham aprovação em avaliação continua:
Trabalho individual que inclui o desenvolvimento de um programa e discussão do trabalho efectuado.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Caso optem por ele, por exame final e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)

Melhoria de classificação

Por exame e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)

Observações

O método de avaliação desta UC não é devidamente caracterizado no campo "Tipo de Avaliação" uma vez que não se enquadra em nenhuma das 3 hipóteses de escolha.
Para esta UC há duas formas de avaliação:
- continua
- por exame final e trabalho individual
tal como se detalha nos campos a isso dedicados.
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