Aquisição e Processamento de Sinais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletrónica e automação |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estudo teórico, prático e laboratorial, dos circuitos analógicos utilizados na cadeia de aquisição e processamento de sinais. Sensores, Amplificadores, Filtros, Conversores Analógico-Digital e Digital-Analógico.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Saber projetar e analisar circuitos analógicos utilizados na cadeia de aquisição e processamento de sinais, com o recurso a ferramentas de simulação, com base em computadores;
- Saber interpretar e quantificar as incertezas inerentes aos processos de medição de grandezas físicas;
- Saber usar os equipamentos de laboratório para teste, projeto e desenvolvimento de sistemas eletrónicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos adquiridos na disciplina de Eletrotecnia e Eletrónica Analógica, cujos objetivos e bibliografia se encontram descritos nas respetivas Ficha de Disciplina.
Programa
1. Introdução aos Sistemas de Aquisição e Processamento de Sinais (SAPS)
2. Circuitos Básicos com Amplificadores Operacionais (AMPOP’s)
3. Circuitos com AMPOP’s utilizados nos SAPS
4. Filtros Passa-Baixo com AMPOP’s
5. Multiplexer Analógico
6. Amostrador/Retentor de Tensão
7. Conversor Analógico-Digital
8. Conversor Digital-Analógico
9. Introdução aos Sensores
Bibliografia Obrigatória
Sedra/Smith; Microelectronics Circuits, Oxford University Press, 1998
Bibliografia Complementar
Robert Boylestad / Louis Nashelsky; Dispositivos Eletrónicos e Teoria dos Circuitos, Pearson International Edition, 2013. ISBN: 978-85-64574-21-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas: Método de exposição e de demonstração interativo, com avaliação contínua.
Aulas Laboratoriais: Método experimental aplicado ao desenvolvimento de circuitos eletrónicos usados em sistemas de aquisição de sinal, estudados nas aulas teórico-práticas.
Software
PSPICE Student
Filter Solutions
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrónica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- A nota mínima em cada teste não pode ser inferior a nove (9) valores;
- Apenas é permita a recuperação da classificação obtida em um dos dois testes, e apenas poderá recuperar essa prova na data do exame da Época Normal. Se reprovar nos dois testes, a avaliação teórica será remetida para a realização de exame;
- A nota obtida em Exame Teórico não pode ser inferior a nove (9) valores;
- A média dos Trabalhos de Laboratório (TL) não pode ser inferior a dez (10) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = 0.50 * PT + 0.50 * TL
onde:
PT: Média aritmética da nota obtida nos testes;
TL: Média aritmética ponderada, da nota obtida nos trabalhos de laboratório;
Melhoria de classificação
A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação (PT).