Utilização Racional de Energia Elétrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletricidade e energia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
REID |
20 |
Plano de Estudos 2018/19 |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Esta UC tem por objetivos familiarizar o estudante com os princípios de utilização racional de energia elétrica. Estes princípios, identificados como oportunidade de racionalização de consumos, serão avaliados em termos finaceiros, atendendo ao tarifário de venda de energia elérica a consumidores finais.
Resultados de aprendizagem e competências
- fazer análise tarifária de consumos de energioa elétrica
- identificar e avaliar tecnica e economicamente oportunidades de racionalização de consumos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução
2. Custos e preços de energia elétrica
3. Enquadramento do tema da utilização racional da energia elétrica – identificação dos principais objetivos do utilizador final e repercussões a montante.
4. Auditorias energéticas (destaque para a vertente elétrica)
5. Gestão eficiente da potência elétrica
6. Utilização racional de energia (URE)
6.1. Em iluminação
6.2. Em sistemas de força motriz
6.3. Em climatização
7. Compensação de energia reativa.
8. Gestão computacional de energia
Bibliografia Obrigatória
ERSE; Regulamento tarifário de energia elétrica , ERSE, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia pedagógica a usar nesta unidade curricular assenta em métodos expositivo e ativos, na realização de diversas atividades.
Aulas lecionadas em ambiente de Ensino a Distância (EaD): São usadas as plataformas Moodle, MSTeams e Colibri/Zoom.
Apresentação de conteúdo em sessões síncronas: Power Point com exposição por voz; Vídeos demonstrativos ou explicativos;
Atividades de aprendizagem em sessões síncronas: Exercícios resolvidos ou por resolver, com soluções; Questionário;
Atividades de avaliação em sessões síncronas: Minitestes formativos;
Monitorização da aprendizagem em sessões síncronas: Seguimento online de objetivos; Online na resolução de dúvidas;
Ferramentas utilizadas no modo assíncrono: Moodle;
Apresentação de conteúdo no modo assíncrono Leitura de documentos; Power Point com exposição por voz; Vídeos demonstrativos ou explicativos;
Atividades de aprendizagem assíncronas Exercícios resolvidos ou por resolver, com soluções;Exercícios ou questões por resolver, sem soluções;
Monitorização da aprendizagem no modo assíncrona Seguimento de objetivos; Resolução de dúvidas;
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
85,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho laboratorial |
2,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Nota mínima de 9 valores nos testes e trabalho laboratorial.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 0.85*Nteste + 0.15*NLab
NTeste - Nota dos testes
NLab - Nota do trabalho laboratorial