Tecnologia Aeronáutica III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Construção e reparação de veículos a motor |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se com esta Unidade Curricular que os alunos aprofundem os conhecimentos teóricos e práticos nas áreas dos processos de soldadura, corte térmico, e outros processos especiais. Estes conhecimentos serão ainda ilustrados com casos aplicados à produção aeronáutica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer o modo de funcionamento dos processos referidos anteriormente;
- Identificar os diferentes tipos de operações executadas através desses processos;
- Saber identificar as condicionantes específicas nessas mesmas tecnologias;
- Conhecer metodologias de seleção das ferramentas e parâmetros de trabalho desses processos;
- Saber identificar e conhecer as vantagens e desvantagens dos diferentes processos;
- Descrever os fenómenos mais relevantes envolvidos nos princípios de funcionamento de cada um dos processos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo1 – Higiene e segurança
Módulo 2 – Tecnologia da soldadura
Módulo 3 – Corte térmico
Módulo 4 – Metalurgia da soldadura
Módulo 5 - Qualificação e certificação de processos e soldadores
Módulo 6 – Processos especiais
Módulo 7 – Processos aditivos
Bibliografia Obrigatória
A. Completo; A. Festas; J. Paulo Davim; Tecnologia de Fabrico, Publindústria, 2009. ISBN: 978-972-8953-31-7
José Santos; Luísa Quintino; Processos de soldadura, ISQ Edições. ISBN: 972-9228-73-6
E. M. Dias Lopes; R. M. Miranda; Metalurgia da soldadura, ISQ Edições. ISBN: 972-9228-16-17
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão ministradas em sala de aula, sendo, previamente à aula, disponibilizada a respetiva apresentação.
Depois da exposição teórica da matéria, esta é ilustrada através de exemplos de aplicação e resolução de exercícios.
O planeamento semanal, bem como todos os materiais pedagógicos são disponibilizados na página da plataforma de e-learning Moodle.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
35,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
15,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
85,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação teórico-prática (com nota mínima de 10 valores), através de 2 Testes (70%), Trabalho de Pesquisa (30%).
A nota mínima em cada um dos dois testes é de 10 valores.
Avaliação de laboratório (com nota média mínima de 10 valores): 7 Trabalhos de Laboratório.
IMPORTANTE: O não cumprimento das datas de entrega implica uma penalização de 5% da nota por cada dia de atraso.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final=Teórico-prática (50%) + Laboratório (50%)
Os alunos que obtiverem uma Classificação Final superior a 17 valores ficarão sujeitos a uma prova oral para avaliação dos conhecimentos. No caso do aluno não estar interessado em defender a sua nota, ser-lhe-á atribuída a classificação final de 17 valores.