Sistemas Eletrónicos de Veículos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletrónica e automação |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPVE |
7 |
Plano de Estudos_2015_16 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos e das aptidões que lhes permitam conhecer os sistemas electrónicos mais comuns nos veículos e intervir na sua manutenção.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos:
- Conhecimento especializado sobre os principais módulos eletrónicos dos veículos.
- Conhecimento especializado sobre redes e protocolos de comunicação de dados utilizados nos veículos.
- Conhecimento abrangente sobre o controlo da segurança e estabilidade de veículos.
- Conhecimento fundamental sobre os sensores e atuadores utilizados nos veículos.
Aptidões:
- Identificar os elementos elétricos e eletrónicos de um veículo elétrico.
- Montar e desmontar componentes de um veículo elétrico em segurança.
- Diagnosticar o estado de funcionamento dos sistemas eletrónicos e eléctricos de veículos.
- Reparar e fazer a manutenção de sistemas eletrónicos e elétricos de veículos.
- Diagnosticar o estado de funcionamento dos sensores de um veículo.
Atitudes:
- Demonstrar capacidade para supervisionar a resolução de problemas de índole técnica em veículos elétricos.
- Demonstrar capacidade para gerir equipas dedicadas à resolução de problemas de complexidade intermédia que envolvam componentes elétricos ou eletrónicos.
- Demonstrar responsabilidade no cumprimento da legislação, normas, regulamentos, procedimentos, especificações e boas práticas, na área dos veículos elétricos.
- Demonstrar capacidade de gestão e organização das condições de segurança no local de trabalho.
- Demonstrar capacidade técnica para a avaliação e melhoria de desempenho de equipas de manutenção de veículos elétricos.
- Demonstrar espírito crítico e método na abordagem ao diagnóstico de avarias.
- Demonstrar capacidade para pesquisa e atualização sobre a evolução da tecnologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 - Sistemas de carregamento da bateria de serviço.
2 - ABS e ESP.
3 - Airbag.
4 - Sistemas de gestão de motores de combustão interna
5 - Controlo de acesso.
6 - Climatização
7 - CAN, LIN e FlexRay.
8 - Sistemas de gestão de motores eléctricos utilizados em veículos Eléctricos (VE)
9 - Sistemas de gestão de baterias de tracção utilizadas em VE.
Bibliografia Obrigatória
Victor Antunes, Ana Antunes; Folhas teóricas de apoio às aulas teóricas-práticas
Bibliografia Complementar
Tom Denton; Automobile Electrical and Electronic Systems. ISBN: 9780415725774
Newton C. Braga; Eletrônica Automotiva. ISBN: 9788565050975
Miguel de Castro Vicente; A Electrónica no Automóvel. ISBN: 9789726210121
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas:
Nestas aulas são leccionados os conceitos de cada um dos temas do programa. São desenvolvidos exemplos ilustrativos das diversas matérias e executam-se exercícios de aplicação.
São apresentados objectivos de aprendizagem a cada grupo de alunos que, em autonomia e com a supervisão do docente, fazem a pesquisa necessária e recorrem a experiências em laboratório para atingirem os objectivos delineados. Para cada conjunto de objectivos o grupo de alunos desenvolve uma apresentação formal de 20 minutos e elabora um relatório com um mínimo de 10 páginas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% das aulas e tem de apresentar os três trabalhos propostos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Em cada componente/trabalho a classificação é obtida em função da classificação do docente e dos pares.
1) 80 % da responsabilidade do docente.
2) 20 % resulta da avaliação entre pares.
A avaliação realizada pelo docente é individual e depende dos seguintes factores:
1) desempenho do aluno durante os períodos de pesquisa e preparação dos temas/trabalhos a apresentar.
2) desempenho do aluno durante apresentação do tema.
3) Avaliação do relatório entregue.
A classificação final é obtida resulta da aplicação da equação:
CF = (C1 + C2 + C3)/3
Onde:
CF = Classificação final.
CN = Classificação de uma componente de avaliação.