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Química A

Código: QAA03     Sigla: QA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Química

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Qualidade Ambiental e Alimentar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
QAA 24 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Alexandra Gamelas Albuquerque Pinto Reis Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Carla Alexandra Gamelas Albuquerque Pinto Reis 4,00
Alexandra Sofia Baptista Lança 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-10-18.

Campos alterados: Obtenção de frequência, Observações, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos gerais:

-Dar ao aluno uma visão dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação de base;
-Dar ao aluno os fundamentos essenciais à compreensão dos métodos analíticos aplicados ao Ambiente;
-Levar o aluno a compreender a relevância da Química nos sistemas naturais e nas tecnologias ambientais.


Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos específicos - competências a adquirir (conhecimentos, aptidões e atitudes):

-Conhecer as unidades de concentração de soluções;
-Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;
-Ser capaz de preparar soluções no laboratório;
-Ser capaz de fazer cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos.
-Conhecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico e conhecer os vários tipos de equilíbrio químico;
-Ser capaz de determinar o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
-Ser capaz de fazer titulações ácido-base, escolher indicador adequado e determinar a concentração do titulado;
-Ser capaz de determinar a solubilidade de um sal;
-Ser capaz de trabalhar em laboratório, cumprindo as regras de segurança.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Competências em Matemática (Ensino Secundário ou equivalente)

Programa

1. Concentração de Soluções
Unidades de concentração. Preparação de soluções.

2. Cálculos Estequiométricos
Acerto de equações químicas. Reagente limitante. Rendimento da reação.

3. Equilíbrio Ácido-base
Conceitos de ácido e base. Escala de pH. Autoprotólise da água. Anfoterismo. Força de ácidos e bases, Ka e Kb. Determinação do pH de soluções de ácidos e bases. Solução tampão.
Titulações ácido-base, curva de titulação, ponto de equivalência e indicadores ácido-base.

4. Equilíbrio de Solubilidade
Produto de solubilidade. Determinação da solubilidade de um sal. Efeito do ião comum.

5. Oxidação-redução e Eletroquímica
Acerto de equações redox. Números de oxidação. Potencial de redução padrão e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha.

6. Ligação química*
Escrita de fórmulas de Lewis. Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência e a geometria molecular.
*se houver disponibilidade de tempo

Bibliografia Obrigatória

D. Reger, S. Goode, E. Mercer; Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 972-31-0773-2

Bibliografia Complementar

R. Chang; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 84-481-4527-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm tipologia teórico-prática, dado tratar-se de uma UC com objetivo de operacionalização de conceitos. É adotado o método expositivo participado, mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões e a aprender através da resolução ativa de exercícios, orientando-os nesse processo.
A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo questionário ou relatório. Nestas aulas é posto em prática o método experimental e trabalho em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem obrigatoriedade de exame final
Avaliação contínua, por 3 testes, pressupondo uma assiduidade mínima de 85 % às aulas da disciplina.

2º teste: 12 de novembro
3º teste: 17 de dezembro
4º teste: 28 de janeiro
(estas datas carecem de aprovação pelo C. Pedagógico)

NOTA TEÓRICA-PRÁTICA
A aprovação na componente teórica-prática pode ser obtida por avaliação contínua (3 testes) ou por exame.

Obterá aprovação na componente teórica-prática o aluno cuja média aritmética dos testes seja maior ou igual a 9.5 val., desde que em nenhum dos testes a classificação tenha sido inferior a 8.0 val.

NOTA LABORATORIAL
Nota laboratorial mínima: 9.5 val.

NOTA FINAL
A nota final é a média ponderada da nota laboratorial (30%) e da nota teórica-prática (70%).

Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante (TE) reconhecido que faltem a mais do que 1 trabalho laboratorial, realizarão obrigatoriamente no exame final, um grupo específico concretamente relacionado com a componente laboratorial da UC.
Os alunos TE que optem por realizar avaliação contínua (testes) e que faltem a mais do que 1 trabalho laboratorial, deverão igualmente efetuar este grupo específico sobre a componente laboratorial da UC, na data de exame de Época Normal.

-Para realizar a UC em avaliação contínua, o Estudante terá de ter uma frequência mínima às aulas de 85%.

-Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega dos respetivos relatórios/questionários, o aluno não poderá obter aprovação na disciplina. É permitido um MÁXIMO de 1 falta às aulas laboratoriais.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0.70*NT + 0.30*NL

NT = (T1+T2+T3)/3

CF - Classificação Final
NT - Nota teórico-prática
NL - Nota laboratorial

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email à Docente Responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt), até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.

Melhoria de classificação

O estudante poderá realizar melhoria de classificação em época de Recurso, devendo para o efeito inscrever-se na Divisão Académica.

Observações

-Esclarecimento de Dúvidas (Carla Gamelas, F205): sexta-feira, 13h30.
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email à Docente Responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt) até ao dia útil anterior.

Pode ser agendado esclarecimento de dúvidas online (via ZOOM), em dia/hora a combinar com o estudante.

-Os materiais de apoio (slides, fichas de exercícios e protocolos laboratoriais) encontram-se no Moodle 2021/2022.

-É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e as provas de avaliação.

-Os Estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exame) deverão enviar email à Docente Responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt), até uma semana antes da realização da prova seguinte, exprimindo a intenção de exercer esse direito.""
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