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Microbiologia Ambiental e Alimentar

Código: QAA05     Sigla: MAA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Biologia e bioquímica

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Qualidade Ambiental e Alimentar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
QAA 23 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 5,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 10,00
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro 2,00
Alexandra Sofia Baptista Lança 6,00
João Pedro Viana da Silva 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Adquirir conceitos gerais do mundo microbiano. Características microbianas, atividade e interações entre microrganismos, relação com os outros seres vivos e com o meio ambiente.
-Conhecer técnicas de cultivo e identificação em Microbiologia.
-Compreender a importância dos microrganismos na biosfera e o seu papel na transformação da matéria e no equilíbrio dos ecossistemas.
-Reconhecer a importância da ecologia microbiana.
-Reconhecer os microrganismos como agentes nos processos de tratamentos de águas e resíduos e como agentes de bioremediação.
-Reconhecer os microrganismos como indicadores de qualidade microbiológica em diferentes meios (água, ar e solos) e respetivas metodologias.
-Utilizar técnicas de determinação de parâmetros microbiológicos em águas de consumo humano e avaliar a conformidade legal, compreendendo as implicações na gestão de sistemas de tratamento.
-Identificar os microrganismos como veículos de transmissão de doenças (água, ar, solos, alimentos).
-Reconhecer o papel dos microrganismos e a utilidade dos mesmos na indústria alimentar.
-Reconhecer os microrganismos como indicadores da qualidade microbiológica de alimentos e respetivas metodologias.
-Utilizar técnicas de determinação de parâmetros microbiológicos em alimentos e avaliar a conformidade com as normas de segurança alimentar.
-Conhecer bioensaios microbianos. Toxicidade e mutagenecidade.
-Utilizar técnicas de biossegurança em laboratórios.
-Conhecer, compreender, pesquisar e saber aplicar a legislação ambiental e alimentar, relativa a agentes biológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:
-a operacionalização dos conceitos lecionados;
-o desenvolvimento do espírito científico e experimental e da capacidade de organização e análise de informação;
-a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e analíticas;
-a aquisição de competências de "saber fazer" e trabalho de equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução e contextualização histórica. Principais grupos microbianos, taxonomia microbiana. Noções de microscopia. Características morfológicas e ultraestruturais dos microrganismos procariontes e eucariontes (técnicas de coloração e provas bioquímicas). 2. Crescimento populacional de uma cultura microbiana. Nutrição e crescimento de microrganismos (meios de cultura e técnicas de isolamento). Curva de crescimento. Métodos de avaliação quantitativa das populações microbianas. 3. Principais microrganismos presentes em amostras ambientais e alimentares. 4. Fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o crescimento microbiano nos alimentos. 5. Fontes de contaminação microbiana primária e secundária dos alimentos. Contaminação cruzada. 6. Toxinfeções com origem nos alimentos e na água: principais agentes (bactérias, micotoxinas, vírus, protozoários, algas, micoplasmas e priões). Parasitoses de origem alimentar. 7. Controlo microbiológico da qualidade dos alimentos. Legislação em vigor e valores guia para cada tipo de alimento. 8. Controlo microbiológico da qualidade de águas (de consumo humano, balneares). Critérios microbiológicos, legislação em vigor. 9. Regras de funcionamento de um laboratório de análises microbiológicas de alimentos e águas. Componente Laboratorial: Identificação de vários tipos de microrganismos com relevância alimentar e ambiental por microscopia. Técnicas microscópicas de identificação de microrganismos. Crescimento e manipulação de microrganismos no laboratório de microbiologia. Estudo da influência de fatores físico químicos no crescimento bacteriano. Determinação das condições de controlo do crescimento bacteriano. Análises microbiológicas (e avaliação do cumprimento de especificações legais e normativas) a: -Águas de consumo humano e balneares -Produtos alimentares de diferentes grupos de alimentos Execução de técnicas de amostragem em alimentos e no ambiente.

Bibliografia Obrigatória

Atlas, R.M.; Principles of Microbiology 2nd Ed., WBC, Wm. C. Brown Publishers, 1997
McKane, L., Kandel, J.; Microbiology – essentials and applications, 2nd Ed., Mc-Grall Hill, 1996
Doyle, MP, Beuchat, LR, Montville, TJ; Fundamental Food Microbiology. 5 ed., CCR Press , 2013
Roberts, D, Greenwood, M ; Practical Food Microbiology. 3 ed., Blackwell, UK Ray, B., 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas é adotado o método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo.

A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo questionário ou relatório. Nestas aulas é posto em prática o método experimental e colaborativo (trabalho de grupo).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

-Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega dos respetivos relatórios/questionários, o aluno não poderá obter aprovação na disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final


nota final = teste final x 0,7 + Sem x 0,2 +Lab x 0,3

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos Trabalhadores-Estudantes (com estatuto TE reconhecido) que não frequentarem as aulas laboratoriais (ou faltarem a mais do que 1 trabalho laboratorial), realizarão obrigatoriamente no exame final, um grupo específico concretamente relacionado com a componente laboratorial da UC. A aprovação à UC implica classificação positiva neste grupo específico (independentemente da classificação obtida nos restantes grupos do exame). Este grupo terá um peso de 30% na cotação global do exame.

Os alunos TE que optem por realizar avaliação contínua (testes) e que não frequentem as aulas laboratoriais (ou faltem a mais do que 1 trabalho laboratorial), deverão igualmente efetuar este grupo específico sobre a componente laboratorial da UC, na data de exame de Época Normal. A aprovação à UC implica classificação positiva neste grupo específico (independentemente da classificação obtida nos testes). Este grupo terá um peso de 30% na cotação global do exame.
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