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Análises Ambientais e Alimentares I

Código: QAA08     Sigla: AAA I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Tecnologia dos processos químicos

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Qualidade Ambiental e Alimentar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
QAA 23 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Álvares Tavares da Mata Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 5,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 5,00
Ana Maria Álvares Tavares da Mata 2,00
Alexandra Marrecas de Abreu Simplício 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências para a realização de análises clássicas a águas de consumo e alimentos e sua interpretação de resultados segundo os normativos ou padrões de qualidade aplicáveis.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao compreender o o princípio do método o aluno consegue aplicá-lo em vários contextos e amostras. A interpretação dos resultados à luz das normas ambientais e alimentares permite atingir o objectivo final que é a aptidão para analisar em termos laboratoriais a qualidade de amostras ambientais e alimentares.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos base de química.

Programa

Conteúdos teóricos
1. Regras de Higiene e Segurança no trabalho em Laboratório. 2. Amostragem de águas e de alimentos. Técnicas de amostragem para produtos não homogéneos.
3. Legislação aplicável a águas de consumo e a águas engarrafadas. 4. Composição de alimentos. Esquema de Weende. 5. Métodos gravimétricos. Densidade. Análise granulométrica. 6. Potenciometria e Condutimetria. 7. Características Organolépticas e Análise sensorial. 8. Métodos volumétricos. Volumetria neutralização, de complexação, e de precipitação. 9. Métodos espetrofotométricos.

Conteúdos práticos
Exemplos de possíveis Análises laboratoriais associadas aos conteúdos teóricos:

Conteúdos práticos: Serão efetuadas algumas das seguintes Análises laboratoriais associadas aos conteúdos teóricos: -Análise da qualidade da água de consumo e engarrafada: Sólidos Suspensos Totais, pH, Condutividade, Cor, Cheiro e Sabor, Alcalinidade, Dureza, Cloretos, Cor e Turvação, Cloro  residual.
-Análise a alimentos como produtos cárneos, pescado, leite e laticínios, sumos/refrigerantes, vinhos, cereais, rações: Humidade, Matéria Seca, Cinzas (vários alimentos), Sólidos suspensos, densidade e pH (bebidas), Análise granulométrica (cereais), Análise sensorial (carne), Acidez (leite), Determinação do teor em sal - Cloretos (pão, massas instantâneas, tostas).

Bibliografia Obrigatória

Sawyer, N.C.;McCarty, P.L.; Parkin, G.F.; Chemistry for Environmental Engineering and Science 5th ed. ISBN: 0072480661 FREE Download academia.edu<, McGraw Hill International Editions. ISBN: 0072480661 (FREE Download academia.edu Existe na Mediateca da ESTSetúbal)

Bibliografia Complementar

Leonore S. Clesceri, Arnold E. Greenberg, Andrew D. Eaton;; Standard Methods for examination of water and wastewater 23th edition, American Water Works Association, American Public Health Association, Water Environment Association, 2017. ISBN: ISBN 10 - 087553287X ; ISBN 13 - 9780875532875 (Existe na Mediateca da ESTSetúbal)
Odair Zenebon Neus Sadocco Pascuet Paulo Tiglea; Métodos Físico-Químicos para análise de alimentos ed.IV, ed.4, 2008. ISBN: Núcleo de Informação e Tecnologia - NIT /IAL, BR

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas são lecionados os conceitos com o auxílio de slides e são resolvidos exercícios relativos a cada parâmetro.
Pretende-se no entanto que a abordagem seja muito prática, pelo que é dado um grande enfoque à componente laboratorial da disciplina.
Nas aulas laboratoriais, os parâmetros estudados são determinados em vários tipos de amostras ambientais (águas de consumo e alimentos).

Os conhecimentos vão sendo apreendidos nas aulas TP e aplicados ao longo do tempo com a realização de trabalhos laboratoriais e respectivos relatórios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 65,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

Para aprovação à disciplina é necessário a nota mínima de 9,5 valores à componente prática laboratorial e nota mínima de 9,5 valores à componente teórica.

Nota Final = 65% nota teórica + 35% nota laboratorial

Componente Teórica
Pode ser realizada por avaliação contínua (1)
ou exame final (2)
(1) Avaliação contínua: 70% assiduidade mínima -> 2 testes. Na 1ªépoca de exame o aluno pode fazer a recuperação de um dos testes (ou exame se preferir)
(2) Exame Final: 1ªépoca e Recurso

Componente Prática (Laboratorial)
- Só pode ser realizada por avaliação contínua: assiduidade obrigatória.
- A avaliação é feita pelos relatórios/questionários/posters entregues nos prazos estipulados bem como 1 discussão oral de relatórios (nota de 1 a 5, convertida posteriormente de 1 a 20, máx. 20% nota de lab).
Observações:
- existe 1 aula de repescagem para realização de trabalho em falta, a falta a aula de tratamento de dados implica a entrega de um relatório individual com um conjunto de dados cedido pelo docente
- cada dia de atraso na entrega do relatório desconta 1 valor
- extra/opcional: a realização de 1 ação de voluntariado na área do curso é valorizada (corresponde ao equivalente a um relatório extra, com classificação de 20 valores que entra na média da componente prática).

O RUC reserva-se o direito de em caso pontual ou generalizado realizar uma prova oral EXTRA sobre a matéria teórica ou laboratorial, sendo a nota final da componente: 50% prova oral + 50% elementos escritos (testes, exames ou relatórios). A prova oral será realizada na presença no mínimo de dois docentes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Parte teórica:
Avaliação contínua por 2 testes (ou exame).
Média dos testes: nota mínima: 9,5v

Parte prática
Avaliação por classificação dos relatórios e trabalhos entregues.
Média dos relatórios: nota mínima: 9,5v

Nota final = 35% nota prática + 65% nota teórica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email à Docente no início do semestre (até à segunda semana), para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.

Qualquer impedimento à presença em aulas laboratoriais,  momentos de avaliação, etc, deve ser comunicado com a maior antecedência possível, para ser mais fácil encontrar uma solução próxima (em vez de resolução apenas no final do semestre, na aula de repescagem, etc).

Melhoria de classificação

Em exame de recurso

Observações

Para os alunos que pretendem realizar avaliação contínua as aulas teórico-práticas (TP) tem uma assiduidade obrigatória de 70%.

As aulas de laboratório são obrigatórias, havendo uma aula de repescagem no final do semestre para realização de (1) eventual trabalho em falta.

A disciplina de Análises Ambientais tem 6 ECTS, o correspondente a 150 h. A disciplina tem um total de 5 h por semana, 75 h de aulas no semestre. As restantes 75 h destinam-se à elaboração dos relatórios, questionários e posters, estudo para testes ou exame final.

-Esclarecimento de Dúvidas (Ana Mata, F104): 5ª feira, 12h00 - presencial ou por teams 
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email ou contacto Teams à docente (ana.mata@estsetubal.ips.pt) até ao dia anterior.

-Os materiais de apoio (slides, protocolos laboratoriais, etc) encontram-se no Moodle e/ou Teams.

-É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas, a não ser por indicação expressa da docente.
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