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Manutenção Automóvel

Código: TGA16     Sigla: MA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção e reparação de veículos a motor

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPTGA 17 Plano de Estudos_2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vitor Manuel Reis da Cruz Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Vitor Manuel Reis da Cruz 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina de Engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos teóricos e práticos que garantam e habilitem os alunos à compreensão, enquadramento e aplicação das técnicas fundamentais para a gestão, definição e realização das atividades de manutenção. De forma atingir-se o referido objetivo os estudantes terão inicialmente uma sensibilização para a definição e evolução da função manutenção. Seguidamente, haverá um enquadramento sobre os aspetos mais relevantes da função manutenção na organização e a gestão da manutenção de uma empresa e de Identificação dos vários tipos de falha e definir estratégias de manutenção e os trabalhos adequados para cada caso. Um outro ponto corresponde à capacitação em organizar atividades de manutenção numa média empresa bem como articular corretamente a função manutenção com os objetivos de gestão global da empresa. Saber proceder à análise de avarias dos equipamentos mais comuns e em calcular a fiabilidade e a disponibilidade de um sistema. Pretende-se, igualmente, que os alunos adquiram as competências necessárias para conhecer e possuir a capacidade para compreender as novas filosofias de manutenção.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Compreender e caracterizar a função manutenção na organização e a gestão da manutenção de uma empresa.

  • Identificar os vários tipos de falha e definir estratégias de manutenção e os trabalhos adequados para cada caso.

  • Capacidade de organizar atividades de manutenção numa média empresa.

  • Calcular a fiabilidade, a disponibilidade de um sistema

  • Articular corretamente a função manutenção com os objetivos de gestão global da empresa; Proceder à análise de avarias dos equipamentos mais comuns.

  • Conhecer e possuir a capacidade para compreender as novas filosofias de manutenção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - A função manutenção. Tipos de manutenção

– Introdução, enquadramento e conceitos gerais

Definição de manutenção. A evolução da manutenção. A função manutenção e o seu objetivo. Funções que interagem com a manutenção. Funções normalmente a cargo de um serviço de manutenção. Tipos de manutenção. Níveis de manutenção.

- Objetos de manutenção Organização funcional. Identidade dos objetos de manutenção. Cadernos de máquina. Centros de custo.

II - Métodos e planeamento

Ordens de trabalho

Definição. Elementos de gestão de uma Ordem de Trabalho. Grau de prioridade. Preparação do trabalho. Elaboração da ordem de trabalho. Pedidos de trabalhos. Estados e circuitos da ordem de trabalho.

Planeamento e programação de trabalhos

Planeamento dos vários tipos de manutenção. Organização do planeamento. Programação dos trabalhos de manutenção.

Meios de controlo e indicadores. Informática operacional de manutenção. Receção de equipamentos e sistemas. Estudos de capacidade. Exemplos de aplicação.

Definição do executante e contratação de serviços de manutenção.

Avarias, Relatórios de trabalhos e histórico

Avarias – definição e tipos. Localização de avarias. Falha oculta e falha múltipla. Relatórios de trabalhos. Histórico.

Gestão de peças na manutenção automóvel.

III - Instalações de manutenção industrial.

Caracterização de uma oficina automóvel

Estrutura dos diferentes setores e “Lay-out” associados. Áreas e equipamentos. Características de exploração. Pessoal, formação e gestão de competências.

IV - Identificação e análise de avarias no automóvel.

Avarias mecânicas. Avarias elétricas. Avarias eletrónicas. Meios de diagnóstico e ensaio. Os equipamentos de diagnóstico e ensaio e respetivos tipos. “Software” de diagnóstico e ensaio, instalação e atualização. Procedimentos de exploração e calibração.

V - Quantificação da fiabilidade

Estrutura de tempos associados à produção / manutenção. Conceitos de fiabilidade, manutenibilidade e disponibilidade. MTTR e MTBF. Otimização da fiabilidade. Degradação e crescimento da fiabilidade. Melhoria da fiabilidade de um sistema. Previsão da fiabilidade.

VI - FMEA - Definição, domínios de aplicação. Objetivo de análise. Modos de utilização. Limites e inconvenientes. Princípios fundamentais do FMEA. As causas comuns e a falha humana. Definição dos sistemas. Definição de especificações. Diagramas. Níveis da análise. Causas da avaria. Efeitos da avaria.

TPM - Introdução e definição. Organização para aplicação do TPM. Procedimentos de aplicação. Melhorias de rendimento. As 6 causas de perda. Índices de rendimento. Perdas sistemáticas e imprevisíveis. Programas de eliminação de avarias. Melhorias do tempo de mudança de ferramenta. Diminuição das perdas de velocidade. Formas de redução de defeitos. Da implementação à consolidação do TPM.

Bibliografia Obrigatória

Saraiva Cabral; ; Organização e Gestão da Manutenção, lidel, 1998. ISBN: 972-757-052-6
Francisco Sena e Filipe Didelet; Manutenção de Instalações Técnicas, engebook, 2016. ISBN: 978-989-723-140-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Presencial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 84,00

Obtenção de frequência

Avaliação teórica ou prática (com nota minima de 10 valores, através de um Teste + 2 Trabalhos escritos Ou Exame

Fórmula de cálculo da classificação final

 Noota final = Média ponderada da nota Trabalhos Práticos/Relatórios (60%) com a nota do Teste (40%) ou nota Exame final

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