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Sistemas de Energia Elétrica Renovável

Código: LTE21116     Sigla: SEER

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmca Aplicada
OFICIAL Eletrotecnia e Sistemas de Potência

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias de Energia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTE 20 Plano de Estudos 2 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Jorge da Costa Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Paulo Jorge da Costa Santos 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Paulo Jorge da Costa Santos 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta Unidade Curricular o aluno será capaz de:

· Descrever o impacto ambiental das fontes de origem não renovável e de origem renovável, assim como as suas capacidade e limitações.

· Conhecer a legislação aplicável no caso da produção de origem renovável e a evolução que deu origem à legislação atual.

· Caracterizar os recursos renováveis (sol, vento, água).

· Ser capaz de estabelecer modelos a partir dos quais consegue calcular a energia produtível a partir dos

· recursos estudados.

· Fazer cálculos aplicáveis à avaliação económica de investimentos em energias renováveis.

· Conhecer as tecnologias atuais utilizadas no armazenamento de energia elétrica e a sua necessidade

·quando esta é produzida a partir de fontes renováveis com perfis de produção muito variados e imprevisíveis.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular o aluno será capaz de:

· Descrever o impacto ambiental das fontes de origem não renovável e de origem renovável, assim como as suas capacidade e limitações.

· Conhecer a legislação aplicável no caso da produção de origem renovável e a evolução que deu origem à legislação atual.

· Caracterizar os recursos renováveis (sol, vento, água).

· Ser capaz de estabelecer modelos a partir dos quais consegue calcular a energia produtível a partir dos

· recursos estudados.

· Fazer cálculos aplicáveis à avaliação económica de investimentos em energias renováveis.

· Conhecer as tecnologias atuais utilizadas no armazenamento de energia elétrica e a sua necessidade

·quando esta é produzida a partir de fontes renováveis com perfis de produção muito variados e imprevisíveis.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Avaliação económica de investimentos em energias renováveis; principais indicadores económicos.

2. Legislação e renováveis - Legislação e normas aplicável nas energias renováveis. - Perfil das redes. Interação consumidores, operadores, comercializadores.

3. Fontes renováveis.

3.1 Energia eólica: Caracterização do recurso. Turbinas utilizadas no aproveitamento da energia eólica. Cálculo da produção de energia elétrica. Análise económica para várias soluções.

3.2 Energia hídrica: Caracterização do recurso. Turbinas utilizadas. Escolha de turbinas. Cálculo da produção de energia elétrica. Análise económica para várias soluções.

3.3 Energia fotovoltaica: Caracterização do recurso fotovoltaico. Características das células e painéis fotovoltaicos. Principais equipamentos e projeto de uma instalação fotovoltaica.

3.4 Energia das ondas, das marés e das correntes: Caracterização geral dos recursos disponíveis. Características gerais e princípio de funcionamento das turbinas.

4. Opções de Armazenamento.

Bibliografia Obrigatória

Castro, R. ; Uma introdução às energias renováveis: Eólia, Fotovoltaica e Mini-Hídrica, 2011
PSantos; Plataforma moolde
Paulo Santos; Elementos de Apoio à UC, 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Vão ser realizados vários projetos nas áreas das ER com o objetivo de dotar os estudantes de ferramentas que lhes permitam calcular a energia produzida através de fontes renováveis. Vão ser feitas avaliações dos investimentos para que se possa também avaliar os investimentos. Serão convidadas empresas para mostrar exemplos práticos relativos às instalações para produção de Energia Elétrica a partir de ER.

As aulas teórico-práticas terão uma componente baseada na exposição do conteúdo programático da unidade curricular e outra componente baseada na exemplificação, em termos de aplicações e na resolução de problemas.

As aulas de laboratório serão dedicadas ao desenvolvimento dos projetos e acompanhamento de trabalhos.

Na componente teórica/prática (aulas teórica/práticas), são introduzidos de forma expositiva os conceitos teóricos inerentes aos temas estudados, que são a base da unidade curricular. Estes conhecimentos são consolidados através da realização dos projetos e trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 55,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação contínua supõe a elaboração e apresentação de trabalhos ao longo do ano.

O ensino será baseado em metodologias de ensino ativo, trabalhos e projetos, sempre que possível com casos reais e interligação com empresas.

Existem dois tipos de avaliação:

· com exame final

· exame (E)  +resolução/elaboração e apresentação de casos (C)

A nota final será composta por: 70% (E)+30%(C).

Avaliação contínua pressupõe a frequência das aulas e a preparação regular/sistemática de trabalhos. Compõe-se de dois elementos:

com testes ·

teste (T)  + +resolução/elaboração e apresentação de casos (C) + Presenças (P)

A nota final será composta por: 55% (E) +40%C + 5% (P).

Fórmula de cálculo da classificação final

Existem dois tipos de avaliação:

· com exame final

· exame (E)  +resolução/elaboração e apresentação de casos (C)

A nota final será composta por: 70% (E)+30%(C).

Avaliação contínua pressupõe a frequência das aulas e a preparação regular/sistemática de trabalhos. Compõe-se de dois elementos:

com testes ·

teste (T)  + +resolução/elaboração e apresentação de casos (C) + Presenças (P)

A nota final será composta por: 55% (E) +40%C + 5% (P).
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