Biomecânica de Materiais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Descrever o comportamento mecânico de tecidos moles e duros do corpo humano, bem como dos principais materiais utilizados em próteses, ortóteses e outros implantes.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer os principais modos de esforço a que estes se encontram sujeitos, nomeadamente: esforço axial, torção, esforço transverso e flexão. Compreender a utilização de diferentes modelos elásticos, híper-elásticos e viscoelásticos dos biomateriais, e determinar experimentalmente os seus parâmetros. Analisar problemas de dimensionamento, seleção de biomateriais e projeto de próteses, ortóteses e outros implantes.Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Esforços e modos de deformação:
a. Esforço axial
b. Torção c. Flexão
d. Esforço transverso
2. Comportamento linear de Biomateriais e tecidos duros:
a. Metais
b. Cerâmicos
c. Osso
3. Comportamento não-linear de biomateriais e tecidos moles:
a. Polímeros
b. Pele
c. Músculos e tendões
d. Cartilagem e ligamentos
4. Determinação experimental do comportamento mecânico de BiomateriaisBibliografia Obrigatória
Pruitt, L., & Chakravartula, A. ; Mechanics of Biomaterials: Fundamental Principles for Implant Design, Cambridge Texts in Biomedical Engineering Cambridge: Cambridge University Press, 2011. ISBN: doi:10.1017/CBO9781511977923
Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston Jr., John T. DeWolf, David F. Mazurek ; Mechanics of Materials, McGraw-Hill Education, 2014. ISBN: ISBN-13: 978-0073398235
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular recorre ao ensino baseado na prática. As aulas TP serão lecionadas a distância de forma síncrona. Os estudantes serão divididos em grupos, sendo distribuído a cada grupo um tema. Inicialmente cabe aos estudantes a
determinação das suas próprias necessidades de aprendizagem. Nas aulas TP será apresentado o progresso desenvolvido pelos estudantes. Em paralelo as aulas de laboratório, permitem aos estudantes o contacto com ferramentas laboratoriais de
avaliação do comportamento mecânico de biomateriais e com ferramentas de análise e cálculo estrutural.
A metodologia de avaliação contínua contempla três componentes. Três fichas de problemas, a realizar nas aulas, três trabalhos laboratoriais, e um teste final. Na avaliação final por exame escrito, será avaliada a capacidade de dimensionamento de próteses e seleção de biomateriais.Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Notal final >= 9.5 val.
Av. distribuída - realização dos laboratórios.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = F1*10%+F2*10%+F3*10% + TL1*10%+TL2*10%+TL3*10% + T*40%
F1 - Ficha 1
F2 - Ficha 2
F3 - Ficha 3
TL1 - Trabalho de Laboratório 1
TL2 - Trabalho de Laboratório 2
TL3 - Trabalho de Laboratório 3
T - Teste
Provas e trabalhos especiais
Exame Final (época normal e recurso) = 100%