Bioética
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Biomédicas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender a abordagem bioética e a relavancia da relação ciência, ética e sociedade.
- Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem bioética.
- Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas.
- Desenvolver a competência ética para participação no debate dos problemas levantados pela aplicação das biotecnologias.
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender a abordagem bioética e a relavancia da relação ciência, ética e sociedade.
- Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem bioética.
- Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas.
- Desenvolver a competência ética para participação no debate dos problemas levantados pela aplicação das biotecnologias.
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
- Fundamentos da ética: Pessoa e dignidade humana.
- Fundamentos da bioética: teorias, modelos argumentativos e métodos em bioética.
- Desenvolvimentos das biotecnologias (relatórios nacionais e europeus) e a institucionalização da bioética.Ética em investigação.
- Ciência, ética e sociedade - questões bioéticas gerais [com início de vida, final da vida, investigação, experimentação, desenvolvimento biotecnológico, genoma humano, biobancos, nanotecnologias, organismos geneticamente modificados, cyborgs e robótica]. Gestão do risco e da incerteza.
- Questões bioéticas na tecnologia biomédica - análise e discussão de casos.
Bibliografia Obrigatória
Beck, Ulrich; The Metamorphosis of the World., Polity Press, 2016
Carvalho, Maria da Graça; Neves, Maria do Céu (Orgs).; Investigação Científica. Ética Aplicada Vol. XII, Almedina, 2018
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. ; Nanotecnologias e O.G.M. – Ciência, Ética, Sociedade. , Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. , 2011
Kuhse, Elga; Singer, Peter (Eds) ; Bioethics: an antology. , New York John Wiley & Sons, 2015
Neves, Maria do Céu. ; Ética: dos Fundamentos às Práticas. Ética Aplicada. Vol. I. , Almedina, 2016
Veatch, Robert M. ; The Basics of Bioethics. , Routledge, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias que combinam exposição e participação, com recurso a casos, temas e documentos nacionais e internacionais nas matérias em análise, podendo incluir comentários de filmes ou documentários. As estratégias pedagógicas centram-se em desenvolver a análise bioética, a partir do âmbito do curso e incluindo uma perspetiva de investigação bem como contacto com textos legislativos e normativos.
Metodologia de avaliação contínua: realização de ensaio individual ou em pequeno grupo (até 3 estudantes) sobre temática ou caso no âmbito da unidade curricular.
Avaliação em exame: submissão e discussão de ensaio individual (100%)
Demonstração da coerência
Os conteúdos programáticos apresentados são desenvolvidos no sentido de se constituirem suporte à persecussão dos objetivos de aprendizagem, especialmente, no sentido do desenvolvimento de pensamento crítico e capacidade de análise das situações atuais da bioética.
Para o objetivo de "Compreender a abordagem bioética e a relevancia da relação ciência, ética e sociedade" concorrem os conteúdos preconizados quanto a (1) Fundamentos da ética: Pessoa e dignidade humana, (2) "Fundamentos da bioética: teorias, modelos argumentativos e métodos em bioética." e (3.)
Para o objetivo de "Enquadrar as questões de âmbito biotecnológico numa abordagem bioética" concorre o conteúdo de (2.) "Fundamentos da bioética: teorias, modelos argumentativos e métodos em bioética." e (4.) "Ciência, ética e sociedade - questões bioéticas gerais [com início de vida, final da vida, investigação, experimentação, desenvolvimento biotecnológico, genoma humano, biobancos, nanotecnologias, organismos geneticamente modificados, cyborgs e robótica] Gestão do risco e da incerteza".
Para o objetivo de "Discutir casos e temáticas, aplicando adequadamente o pensamento da bioética, teorias predominantes e modelos argumentativos à avaliação das situações concretas", são relevantes os conteúdos previstos em (3.) "Desenvolvimentos das biotecnologias (relatórios nacionais e europeus) e a institucionalização da bioética. Ética em investigação" e (5.) "Questões bioéticas na tecnologia biomédica - análise e discussão de casos".
Para o objetivo de "Desenvolver a competência ética para participação no debate dos problemas levantados pela aplicação das biotecnologias", concorrem todos os conteúdos.
Todos os profissionais que exercem a atividade na saúde defrontam-se com questões, problemas e situações que, de alguma forma, dizem respeito às pessoas envolvidas enquanto seres humanos. Mesmo as decisões de caráter técnico são tomadas no contexto de situações com dimensões éticas relevantes.A especialização não dispensa uma abordagem holística, interdisciplinar e pluralista de problemas que envolvemquestões complexas do âmbito ético, social e pessoal, no contexto de sociedades democráticas e plurais em que nos inserimos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
0,00 |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
21,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
NA
Fórmula de cálculo da classificação final
NA