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Introdução à Programação

Código: LEEC11103     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 46 Plano de Estudos 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 6,00
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves 6,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 5 10,00
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves 2,00
Aníbal Paulo Lopes da Ponte 4,00
Fábio Ferrentini Sampaio 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.

  • Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.

  • Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:


    • Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;

    • Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo

    • Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação.


Resultados de aprendizagem e competências

Enquadramento da programação


  • O aluno deve ser capaz de descrever a arquitetura básica de um computador.

  • O aluno deve ser capaz de descrever e relacionar os conceitos de programa e de linguagem de programação.

  • O aluno deve ser capaz de descrever a forma como é representada a informação num computador.

  • O aluno deve ser capaz de representar valores inteiros utilizando diferentes bases (decimal, binária, octal, hexadecimal)


Algoritmos


  • O aluno deve ser capaz de descrever diferentes formas de representar algoritmos.

  • O aluno deverá ser capaz de resolver problemas simples e utilizar algoritmos para formalizar o processo de resolução do problema.

  • O aluno deverá ser capaz de utilizar uma abordagem top-down para a resolução de problemas com alguma complexidade.


Programação numa linguagem de alto nível


  • O aluno deverá ser capaz de utilizar um IDE para desenvolver e testar programas utilizando a linguagem de programação C.

  • O aluno deverá ser capaz de implementar, em linguagem C, algoritmos especificados em pseudocódigo.

  • O aluno deverá conseguir utilizar e descrever os mecanismos de passagem de argumentos para subprogramas.

  • O aluno deverá conseguir implementar e utilizar algoritmos de procura e de ordenação.

  • O aluno deve ser capaz de desenvolver programas que armazenem informação em ficheiros de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Enquadramento da programação

  1. Definição de computador.
  2. Descrição básica de um computador.
  3. Definição de programa.
  4. A programação e a resolução de problemas.
  5. Representação de Informação.
  6. Conceitos de: linguagem natural, linguagem de programação e de linguagem máquina.
  7. Níveis e Linguagens de programação.

2.Algoritmos

  1. Conceito de Algoritmo.
  2. Representação de algoritmos em Pseudocódigo.
  3. Abordagem Top-down.

3.Programação numa linguagem de alto nível: Linguagem C

  1. Estrutura de um programa.
  2. Tipos de dados elementares.
  3. Expressões.
  4. Instruções de entrada e saída.
  5. Estruturas de controlo.
  6. Subprogramas.
  7. Tipos de dados estruturados.
  8. Algoritmos de procura e de ordenação.
  9. Ficheiros.

Bibliografia Obrigatória

Luís Damas; Linguagem C, FCA. ISBN: 972-722-156-4

Bibliografia Complementar

António Adrego da Rocha; Introdução à Programação usando C, FCA. ISBN: 972-722-524-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas TP: Exposição da matéria seguida de resolução de problemas;
Aulas PL: Realização de trabalhos laboratoriais e resolução de problemas.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 30,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 75,00
Estudo autónomo 87,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obter frequência em avaliação contínua, é necessáriio realizar um teste, os três minitestes laboratoriais e o trabalho prático.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua



































Item de avaliação Peso Nota mínima
Miniteste 1 (MT1) 5,0%  
Miniteste 2 (MT2) 7,5%  
Miniteste 3 (MT3) 7,5%  
Trabalho de Grupo (TG) 30% 8,0 Valores
Teste (T) 50% 8,0 Valores


A nota final (NF) será arredondada às unidades e calculada pela seguinte fórmula:

NF = 0,05*MT1+0,075*MT2+0,075*MT3+0,3*TG+0,5*T

Para aprovação, a nota final terá de ser maior ou igual a 10 valores.


Avaliação em época de exame




















Item de avaliação Peso Nota mínima
Componente Escrita do exame (CEE) 50% 8,0 Valores
Componente prática do exame (CPE) 50% 8,0 Valores


NF = 0,5*CEE+0,5*CPE

A nota final é arredondada às unidades. Para aprovação, a nota final terá de ser maior ou igual a 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


Avaliação em época especial 




















Item de avaliação Peso Nota mínima
Componente Escrita do exame (CEE) 50% 8,0 Valores
Componente prática do exame (CPE) 50% 8,0 Valores


NF = 0,5*CEE+0,5*CPE

A nota final é arredondada às unidades. Para aprovação, a nota final terá de ser maior ou igual a 10 valores.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só poderá ser realizada em época de recurso e carece de inscrição prévia na Divisão Académica.

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