Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > LEEC11107
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Introdução à Engenharia Eletrotécnica

Código: LEEC11107     Sigla: I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eletrotecnia e Sistemas de Potência
OFICIAL Ciências Empresarias e Comunicação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 34 Plano de Estudos 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Victor Manuel de Carvalho Fernão Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
Victor Manuel de Carvalho Fernão Pires 4,00
Ricardo Augusto Luís Costa 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Visa-se o desenvolvimento de vários grupos de competências
-Promover técnicas e estratégias que permitam ao aluno efectuar uma organização de estudo e uma gestão de tempo eficientes
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação
>A nível das competências metacognitivas, o aluno deverá:
   -Desenvolver competências que lhe permitam gerir o seu estudo com êxito
>A nível das competências comunicativas (língua materna) o aluno deverá:
   -Utilizar eficazmente técnicas de comunicação e apresentação presencial com recurso a apoio visual (PowerPoint)
Ao nível do conhecimento da Engenharia Electrotécnica visa-se o desenvolvimento das seguintes competências:
-Conhecimento das diversas funções do Engº Electrotécnico
-Conhecimento dos primeiros conceitos da electrotecnia
-Utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas

Resultados de aprendizagem e competências

- Identificar as diversas funções do Engenheiro Eletrotécnico e enquadramento com as características específicas dos vários perfis.
- Conhecer as principais ordens profissionais e o seu papel na sociedade;
- Conhecer o contexto real de trabalho através de seminários e/ou visitas de estudo às indústrias/empresas da região;
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
- desenvolver capacidade de utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas
- Desenvolver competências de gestão do tempo, trabalho em equipa, trabalho de projeto e de comunicação (escrita e oral). Nas competências de escrita dá-se destaque às regras de escrita de relatórios técnicos, referenciação bibliográfica e controlo de plágio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Métodos de Estudo
–Estratégias de Motivação
–Planeamento e Gestão do tempo
–Condições de Estudo
–A Memória (tipologias, e técnicas de memorização)
–O Aluno perante o processo de avaliação (preparação para os testes e gestão dos resultados)

2.Português e Técnicas de Comunicação
-O relatório: organização, apresentação, linguagem, conceitos e normas de referenciação bibliográfica, aperfeiçoamento das regras de escrita
-Apresentações: preparação, suporte visual, PowerPoint, técnicas de comunicação presencial (postura, linguagem corporal, colocação de voz, inter-ligação entre voz e imagem)

3.Funções do Engº Electrotécnico
-na prestação de serviços
-na indústria
-na área de obras
-na área comercial

4.Áreas de actuação da Engª Electrotécnica
-nos serviços
-na indústria
-outras vertentes

5.Noções fundamentais para a electrotecnia
-resistência
-corrente eléctrica
-tensão eléctrica
-potência

6.Trabalho laboratorial
-medição de grandezas eléctricas
-efectuar ensaios com equipamentos eléctricos

Bibliografia Obrigatória

LAGE, Maria Otília Pereira; MACHADO, Maria Guilhermina; DIAS, Ana Margarida Mendes; Como Organizar: Currículos, Projetos, Teses, Trabalhos, Relatórios, Bibliografias. Formação do Utilizador , Publicações do IPP, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias empregues na parte designada como Métodos de Estudo incluem exposição e discussão dos conteúdos programáticos, e actividades práticas, com vista ao auto-conhecimento por parte dos alunos. 

As metodologias utilizadas na parte designada como Comunicação compreendem exposição dos conteúdos, análise de exemplos e elaboração de trabalhos individuais e em grupo.

Existem duas a três palestras apresentadas por profissionais de relevo da área

Realizaçao de diversos laboratórios onde serão adquiradas competências ao nível dos vários equipamentos elétricos de medição e aquisição de grandezas elétricas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 25,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Testes de avaliação, trabalho temático e todos os relatórios do laboratorios entregues e aprovados.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 25% testes + 25% trabalho temático + 50% laboratorios
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-04-26 às 16:28:41