Código: | LEEC12106 | Sigla: | MATII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=1676 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
EEC | 83 | Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 75 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Ana Isabel Celestino de Matos | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 6,00 |
Paula Cristina Martins dos Reis | 3,00 | ||
César Rodrigo Fernandez | 3,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 2 | 4,00 |
Catarina Frois Pacheco | 2,00 | ||
César Rodrigo Fernandez | 2,00 |
O objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos da álgebra linear e competências para lidar com os mecanismos do cálculo diferencial em campos escalares e vectoriais, ferramentas matemáticas de grande importância na formação profissional de um técnico superior ou engenheiro.
Em cada tópico, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:
1 – Matrizes
a) Saber efectuar operações algébricas com matrizes e perceber a definição de inversa de uma matriz. Perceber e saber aplicar as propriedades das operações algébricas e da inversa.
b) Perceber a noção e saber estudar a dependência e independência linear das linhas e colunas de uma matriz. Saber calcular a característica de uma matriz, usando operações elementares.
c) Saber resolver e discutir um sistema de equações lineares pelo método de eliminação de Gauss. Saber averiguar se uma matriz é invertível e calcular a sua inversa.
2 – Determinantes
a) Perceber a definição de determinante e as suas propriedades e saber aplicar os vários métodos de cálculo de determinantes.
b) Saber calcular a adjunta de uma matriz, averiguar se uma matriz é invertível e calcular a sua inversa usando determinantes. Saber usar a Regra de Cramer.
3 – Valores e Vectores Próprios
a) Perceber as noções de valor e vector próprio de uma matriz.
b) Saber calcular os valores e os vectores próprios de uma matriz.
4 – Cálculo Vectorial
a) Perceber as noções de produto interno de vectores, norma e versor de um vector, saber calculá-los e aplicar as suas propriedades.
b) Saber determinar o ângulo entre dois vectores, a projecção ortogonal e averiguar se um conjunto de vectores é ortogonal ou ortonormado.
c) Perceber as noções de produto externo e produto misto de vectores, saber calculá-los e aplicar as suas propriedades.
5 – Cálculo Diferencial em IRn
a) Compreender as noções de campos escalares e vectoriais e saber estudar conjuntos e superfícies de nível.
b) Saber calcular limites e estudar a continuidade de campos escalares e de campos vectoriais.
c) Compreender as noções de derivadas parciais, diferenciabilidade, derivada dirigida e vector gradiente de campos escalares e as suas propriedades e saber calculá-las/estudá-las. Saber determinar as equações do plano tangente e da recta normal.
d) Saber estudar a diferenciabilidade, calcular a matriz Jacobiana e derivadas dirigidas de campos vectoriais. Saber calcular a divergência e o rotacional.
Conhecimentos adquiridos na UC Matemática I das actuais licenciaturas (note-se que Elementos de Matemática I e Elementos de Matemática II dos CTeSP são, em conjunto, equivalentes a Matemática I).
1 – Matrizes
a) Definição de matriz; operações algébricas com matrizes; matriz inversa.
b) Dependência e independência linear das linhas e colunas de uma matriz; característica de uma matriz e operações elementares.
c) Sistemas de equações lineares; inversão de matrizes.
2 – Determinantes
a) Definição de determinante, suas propriedades e métodos de cálculo.
b) Aplicações dos determinantes: cálculo da matriz inversa utilizando a matriz adjunta; regra de Cramer.
3 – Valores e Vectores Próprios
a) Definição e interpretação geométrica de valor e vector próprio de uma matriz.
b) Método de cálculo dos valores e vectores próprios de uma matriz.
4 – Cálculo Vectorial
a) Produto interno de vectores; norma e versor de um vector e suas propriedades.
b) Ângulo e projecção ortogonal entre dois vectores; vectores ortogonais e ortonormados.
c) Produto externo e produto misto de vectores: definição, propriedades e aplicações.
5 – Cálculo Diferencial em IRn
a) Campos escalares e vectoriais; conjuntos e superfícies de nível.
b) Limites e continuidade de campos escalares e de campos vectoriais.
c) Derivadas parciais, diferenciabilidade, derivada dirigida e vector gradiente de campos escalares; equações do plano tangente e da recta normal.
d) Diferenciabilidade, matriz Jacobiana e derivada dirigida de campos vectoriais; operadores divergência e rotacional.
A UC Matemática II tem uma carga letiva de 5 horas semanais, distribuídas por 3 horas de aula teórico-prática (TP) e 2 horas de aula prática-laboratorial (PL).
Nas aulas TP serão apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa da UC, demonstrados alguns resultados e resolvidos exercícios que ilustram os assuntos abordados. Neste tipo de aulas, os estudantes deverão adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, acompanhada de uma formulação correcta e objectiva das definições e propriedades e da prática do raciocínio dedutivo.
Nas aulas PL os estudantes realizarão, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios, com vista a uma compreensão mais aprofundada dos temas tratados e uma maior consolidação dos conhecimentos.
Caberá ao estudante, à posteriori, realizar um estudo autónomo sobre os temas abordados e aprofundar o seu conhecimento, recorrendo ao material de estudo recomendado na bibliografia da UC e ao apoio dos docentes da UC nos respetivos horários de atendimento.
A UC terá toda a informação e materiais específicos (nomeadamente, slides onde são expostos os conteúdos da UC e fichas de exercícios) centralizados na plataforma Moodle. Com vista à consolidação dos conhecimentos serão facultados aos estudantes 3 testes formativos de escolha múltipla, nesta plataforma.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 87,00 |
Frequência das aulas | 75,00 |
Total: | 162,00 |
A aprovação pode ser obtida por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exame.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua tem por base a realização de dois testes (cujas notas, na escala 0-20, são consideradas arredondadas às décimas).
As condições da avaliação contínua são as seguintes:
- se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à referida média, desde que em qualquer dos testes a nota tenha sido maior ou igual a 7.5;
- se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 18, o estudante terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.
Recuperação de um dos testes
Um estudante que tenha classificação maior ou igual a 7.5 em ambos os testes, mas média inferior a 10 valores, tem a opção de realizar a recuperação de um dos testes, no mesmo dia e hora do exame de época normal.
Um estudante que tenha nota inferior a 7.5 valores num dos testes, não o tenha podido realizar ou tenha desistido, só pode realizar a recuperação desse teste desde que no outro teste tenha nota maior ou igual a 7.5.
Se um estudante realizar a recuperação de um teste, a nota da recuperação substitui a nota originalmente obtida no teste correpondente.
Um estudante aprovado não pode realizar a recuperação de um teste com vista a melhoria de nota.
Para realizar a recuperação de um teste o estudante terá de se inscrever, nos moldes e prazos que serão indicados atempadamente.
Avaliação por Exames
Os estudantes que optem por não realizar a avaliação contínua, ou que, tendo optado pela mesma, não tenham obtido aprovação, poderão comparecer nas épocas regulares de exame.
A avaliação tendo por base a realização de exames segue as regras habituais, com as seguintes condições:
- se a nota do exame, na escala 0-20 (arredondada às unidades), for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à nota do exame;
- se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o estudante terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores.
Não havendo indicação em contrário por parte dos órgãos competentes, os testes e exames serão em modo presencial.
Observação
Os testes têm a duração de 2 horas e os exames de 2 horas e 30 minutos, são de desenvolvimento e cotados na escla de 0 a 20.
Avaliação Contínua
Sejam NT1 e NT2 as classificações dos testes, arredondadas às décimas e CF=0.5xNT1+0.5xNT2 (arredondada às unidades):
- se CF for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual a CF, desde que, em qualquer um dos testes, a nota tenha sido maior ou igual a 7.5 valores;
- se CF for maior ou igual a 18, o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média da classificação já obtida e da classificação da prova oral. Caso o estudante não compareça à prova oral, a nota final será 17 valores.
Avaliação por Exame
Seja E a classificação obtida no exame (arredondada às unidades):
- se E for maior ou igual a 10 e menor do que 18, o estudante é aprovado com nota final igual a E;
- se E for maior ou igual a 18 o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média da classificação já obtida e da classificação da prova oral. Caso o estudante não compareça à prova oral, a classificação final será 17 valores.
De acordo com as Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS, a melhoria de classificação poderá ocorrer no ano lectivo de inscrição, na época de recurso, ou no ano lectivo seguinte ao de aprovação, em qualquer das épocas de avaliação por exame, à excepção da época especial.
1. Normas para a realização de provas de avaliação (testes e exames):
É obrigatória a inscrição, até uma semana antes da data da sua realização, a qual é constituída por:
- preenchimento do inquérito específico na página da UC no Moodle;
- aquisição e entrega na Reprografia de um caderno de folhas quadriculadas de prova (com 1 capa e 5 folhas de continuação), com os cabeçalhos por preencher, sendo o nome e o número de estudante registados na folha própria correspondente ao seu curso.
É obrigatória a apresentação ao docente do Cartão de Cidadão ou outro documento oficial de identificação.
É permitida a consulta de uma folha A4, manuscrita pelo próprio estudante.
Não é permitida a utilização de máquinas de calcular, nem serão fornecidos ou permitidos outros formulários ou tabelas.
Não é permitido o manuseamento ou exibição de telemóveis (os quais deverão estar desligados) ou quaisquer outros meios de comunicação remota, sendo motivo suficiente para a anulação da prova.
As provas são individuais pelo que é expressamente proibido qualquer tipo de comunicação ou consulta a terceiros durante a realização das mesmas, à excepção dos docentes que estejam a vigiar as provas.
2. As normas para a realização de avaliações à distância, caso tal venha a ser necessário, serão atempadamente divulgadas na página da UC no Moodle.
3. Em caso de suspeita de fraude ou outra circunstância que leve à necessidade de confirmação dos conhecimentos evidenciados na resolução de uma prova, o estudante poderá ser chamado a uma sessão, presencial, que incidirá apenas sobre esses conhecimentos. Caso o estudante não compareça a essa sessão, sem a devida justificação, a prova será considerada inválida.
4. De acordo com as normas do IPS, sempre que exista uma situação de fraude comprovada numa prova de avaliação a mesma será anulada ficando o estudante sujeito à aplicação do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.
5. Horário de atendimento aos estudantes: O horário de atendimento será disponibilizado na página da UC no Moodle. O estudante deverá informar o docente da sua comparência no atendimento, por e-mail, até 1 hora antes do início do atendimento.
6. A comunicação electrónica com os estudantes é efectuada exclusivamente para o endereço institucional. Cabe ao estudante consultar a sua área no sistema de informação, bem como gerir e consultar periodicamente a sua conta de correio electrónico no domínio IPS, utilizando-a para a comunicação com os docentes e os serviços do IPS.