Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > LEEC21134
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Métodos e Ferramentas de Simulação

Código: LEEC21134     Sigla: MFS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrónica e Telecomunicações

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=1901
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 64 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tito Gerardo Batoreo Amaral Responsável

Docência - Horas

Ensino Prático e Laboratorial: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 12,00
Tito Gerardo Batoreo Amaral 8,00
Carlos Jorge da Cunha Matos 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem como objectivo modelar e simular sinais e sistemas eléctricos com recurso a ferramentas computacionais. Serão apresentados conceitos de processamento de sinal e aplicadas diversas técnicas a sinais e sistemas eléctricos.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecer os sinais e suas características nos domínio de tempo discreto e contínuo.

- Conhecer as propriedades dos Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo (SLIT), a sua representação matemática e o seu comportamento.

- Conhecer e saber aplicar funções matemáticas na representação e na análise de SLIT no dominio do tempo discreto e no domínio de tempo contínuo (circuitos elétricos).

- Saber representar matemáticamente os sinais na sua forma exponencial e trignométrica.

- Saber representar, análisar e simular sistemas electricos com recurso à ferramenta de simulação Matlab.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Introdução ao Matlab

2- Sinais
- Propriedades dos sinais
- Sinais contínuos e sinais discretos

3- Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo (SLIT)
- Propriedades dos sistemas
- Resposta impulsional
- Equações diferenciais e às diferenças lineares e de coeficientes constantes

4- Transformadas de Laplace e de Fourier
- Transformadas de Laplace Bilateral e Unilateral
- Representação de SLITs contínuos usando a Transformada de Laplace
- Representação de sinais contínuos usando a Transformada de Fourier

5- Transformadas Z e de Fourier Discreta
- Transformadas Z Bilateral e Unilateral

6- Série de Fourier

7- Representação, análise e simulação de sistemas eléctricos

Bibliografia Obrigatória

Francisco Velez Grilo, António Casimiro, João Correia Lopes e Joaquim Azevedo; Teoria do Sinal e suas aplicações, Escolar Editora, 2010. ISBN: 978-972-592-262-0
Tito Amaral; Sebenta de Métodos e Ferramentas de Simulação, 2017
Adrian Biran and Moshe Breiner; Matlab for Engineer, Prentice Hall, 2002. ISBN: 0-130-33631-9
Hwei P. Hsu; Sinais e Sistemas, Bookman, 2004. ISBN: 85-363-0360-3

Bibliografia Complementar

Isabel Lourtie; Sinais e Sistemas, Escolar Editora, 2002. ISBN: 972-592-130-5A
Oppenheim, A. Willsky e S. Nawab; Signals and Systems, Prentice Hall, 1996. ISBN: 0138147574
Steven T. Karris; Signals and Systems with MATLAB Computing and Simulink Modeling, Orchard Publications, 2007. ISBN: 0-9744239-9-8

Observações Bibliográficas

1. Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa devem contactar o responsável da UC, durante a primeira quinzena de aulas, para apresentarem as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respectivos diplomas legais.

2. Para ser ter acesso aos diversos instrumentos de avaliação é obrigatório estar inscrito na unidade curricular.

3. É obrigatória a inscrição na página Moodle da disciplina para se ter acesso aos materiais disponíveis e para ter acesso aos diversos instrumentos de avaliação (testes sumativos, formativos e exames).

4. As regras para a realização de testes/exames estão disponíveis para consulta na página Moodle da disciplina e são de consulta obrigatória.

5. Cada aluno deve estudar autonomamente 6 (seis) horas por semana, as quais deverão ser ocupadas com o estudo da matéria lecionada.

6. É expressamente proibido o uso de telemóveis na sala de aulas.

7. Em caso de suspeita de fraude proceder-se-á de acordo com o despacho Despacho n.º 40/Presidente/2021.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de laboratório (componente única):

Método expositivo das matérias teóricas com o auxílio de ferramenta de simulação. Resolução de problemas de aplicação em que se apela à participação ativa dos alunos. Realização de projecto de análise e simulação onde se utilizam os vários conceitos adquiridos.

Software

Matlab e Simulink

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação continua

ou Exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final da disciplina é calculada do seguinte modo:

NF = 0,7 x TP + 0,3 x TSA

em que:

TP = MAX(T-TP; E-TP) 

Legenda:
NF - Nota Final
TP - Nota do Exame ou média dos Testes
TSA - Nota da componente de simulação e análise
T-TP – Média dos Testes (avaliação contínua)
E-TP - Nota do Exame

Notas:
(1) Todas as parcelas são apresentadas com 2 casas decimais excepto a nota final (NF) que é arredondada à unidade;

(2) A obtenção de uma nota final maior ou igual a 9,50 valores (NF >= 9,50 valores) permite ao aluno ter aprovação na unidade curricular;

(3) O Trabalho de Simulação e Análise deverá ser entregue, impreterivelmente, na data definida no seu enunciado. Não é possível a sua alteração e entrega em data posterior;

(4) O trabalho de simulação e análise deverá ser original e elaborado com a participação activa de todos os membros do grupo que o aluno integre. O grupo será constituído, no máximo, por dois alunos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-04-28 às 18:38:49