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Projeto de Bases de Dados

Código: LEEC32145     Sigla: PBD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 18 Plano de Estudos 3 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Cláudio Miguel Garcia Loureiro dos Santos Sapateiro 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer as potencialidades de um Sistema Gestor de Bases de Dados Relacionais – SGBDR

Modelação da camada das aplicações dirigida ao suporte da persistência de dados

Construção e Manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais

Inserção, Atualização, Consulta e Manipulação de dados em Bases de Dados relacionais

Desenvolvimento de interface de nível lógico de interação com a BD

Resultados de aprendizagem e competências

Saber modelar e implementar modelos de dados relacionais.
Saber desenvolver consultas complexas sobre modelos de dados relacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos fundamentais de BDs e SGBD(R)
O modelo Relacional (MR)
A linguagem Structured Query Language (SQL) e sublinguagens:
- Data Definition Language (DDL)
- Data Manipulation Language (DML)
Análise e Modelação segundo o Modelo Entidade-Relação (MER)
Transformação do MER no MR
Queries, subqueries e views
Introdução à programação SGBDR

Bibliografia Obrigatória

Abraham Silberschatz, Henry F. Korth and S. Sudarshan; Database System Concepts, McGraw Hill, 2011. ISBN: 978-0-07-352332-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo com exemplos. Exercicios de aplicação e integração de conhecimentos em projeto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Alternativa Avaliação continua:

Teste 35% (min 9)
Projeto 35% (2 fases 50%, 50%) (nota min fase 9, média9,5)
Mini-fichas moodle 30% (4, min cada 8, média 9)


Alternativa Exame:
50%Exame+50%Projeto (min9,5 cada e média)

Fórmula de cálculo da classificação final

Alternativa Avaliação continua:

Teste 35% (min9)
Projeto 35% (2 fases 50%, 50%) (nota min fase 9, média9,5)
Mini-fichas moodle 30% (4, min cada 8, média 9)


Alternativa Exame:
50%Exame+50%Projeto (min9,5 cada e média)
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