Inglês Empresarial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
56 |
Plano de Estudos 2016 |
1 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
A disciplina de Inglês Empresarial tem como objetivo fundamental familiarizar os alunos com a língua Inglesa , aplicada no contexto específico da gestão empresarial.
Os objetivos específicos são:
- melhorar as competências dos alunos a nível da leitura, escrita, audição e comunicação de conteúdos de língua Inglesa, em contexto empresarial;
- desenvolver a compreensão e análise e crítica por parte dos alunos perante textos/documentação variada em Inglês;
- fomentar a aquisição de vocabulário na área do Inglês empresarial;
- desenvolver a par das competências gerais, o nível de confiança dos alunos face ao domínio da língua Inglesa ,de modo a que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos, com segurança, nos campos profissional e académico.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC de Inglês Empresarial visa dotar os alunos de soft-skills e de vocabulário utilizado na área empresarial, num enquadramento de cariz profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1.Introduction to the syllabus, objectives and students’ assessment
2. Grammar recycling:Interrogatives, Passive voice, If Clauses, Reported Speech, Connectors.
3. Unit 1 - Company Culture (Motivation and Human Resources)
4. Unit 2 - Entrepreneurship and Leadership
5. Unit 3- Marketing and Advertising
6. Unit 4 - Business Travel and Hospitality
7. Unit 5 - Business and Globalisation
8. Unit 6 - Business and Technology
Bibliografia Obrigatória
Raymond Murphy; Essential Grammar in Use, Cambridge UP, 2019
Observações Bibliográficas
Artigos temáticos, na área específica do Business English, retirados de revistas, periódicos, manuais e jormais. (Disponíveis na plataforma Moodle)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na sala de aula:
Metodologia baseada na realização de tarefas (task-based learning), o que inclui:
- atividades de leitura e compreensão
- fichas de trabalho com exercícios com vista à aquisição de vocabulário
- exercícios de gramática
- atividades de audição e compreensão de conteúdos
- debates e discussão dos vários temas abordados na aula
Estudo autónomo, baseado na interação na plataforma Moodle: debates/brainstorming e análise crítica de conteúdos audiovisuais ou escritos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
22,00 |
Trabalho escrito |
22,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
32,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Se o aluno não consegue, por qualquer motivo, frequentar as aulas de forma assídua, agradece-se que informe o docente da sua situação particular
Fórmula de cálculo da classificação final
1 teste de avaliação (50%)+ 1 trabalho de grupo (40%)+ atividades desenvolvidas no Moodle (10%)
Provas e trabalhos especiais
----------------------
Trabalho de estágio/projeto
----------------------
Avaliação especial (TE, DA, ...)
----------------------
Melhoria de classificação
Disponível em época de recurso.
Observações
A ida a exame, por falta de obtenção de classificação positiva aquando do processo de avaliação contínua, não dispensa o aluno da elaboração do trabalho temático da disciplina. Desta forma, informa-se os alunos de que, em qualquer época de exame, o trabalho terá uma ponderação de 20%. O exame escrito terá uma ponderação de 80%.