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Ordenamento do Território e Informação Geográfica

Código: LTAM11     Sigla: OTIG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Urbanismo e Vias de Comunicação
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 38 Plano de Estudos 2016/17 2 - 6 90 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Ribeiro Ferreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
José Carlos Ribeiro Ferreira 4,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Cédric Claude Bernard Grueau 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC visa o estudo do Ordenamento do Território (OT) e da informação geográfica (IG). A componente de OT tem como principais objetivos:

  • Estudar OT nas suas múltiplas vertentes, como disciplina científica, técnica administrativa e política que se desenvolve numa perspetiva interdisciplinar e integrada.
  • Explorar fundamentos da atuação em OT, apresentando diferentes abordagens ao planeamento e gestão territorial.
  • Adquirir conhecimentos dos instrumentos apoio ao OT, através do estudo e dos mecanismos de integração de variáveis ambientais e paisagísticas.

A componente de IG, proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia e aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG):

  • Definir a natureza dos SIG e componente chave da área estudo da IG.
  • Estabelecer relações entre tecnologia, dados, métodos e organizações no uso de SIG.
  • Identificar principais questões relacionadas com desenho, criação, funcionamento e problemas associados ao SIG.

Resultados de aprendizagem e competências

A primeira parte dos conteúdos programáticos dota o estudante com  um conjunto de conceitos importantes de base e de fontes de informação para a gestão do território que incluem o planeamento e ordenamento do território (POT). Aborda também os diferentes instrumentos e ferramentas disponíveis para a formação de um técnico envolvido nas questões de POT. Foca-se também na abordagem da importância de incorporação de áreas verdes e de proteção do litoral e ambiental para o melhor desenvolvimento económico das regiões.

Na segunda parte do programa, abordada nas aulas laboratoriais, de informação geográfica pretende-se que os estudantes adquiram conceitos de gestão do território através dos sistemas de informação geográfica, usando plataforma informática em que vão utilizar dados concretos de informação territorial e trabalha-la em ambiente SIG.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem pré-requisitos

Programa

Ordenamento do território

1.Introdução e conceitos de planeamento e ordenamento do território (P.O.T.) Evolução histórica do planeamento e ordenamento do território. O ordenamento do território como fenómeno pós-revolução industrial. As grandes escolas de planeamento. A evolução da ocupação do território e as problemáticas. O desenvolvimento sustentável e o contributo do planeamento territorial.

2.O processo de planeamento em O.T. Níveis de planeamento e escalas. Evolução dos mecanismos de planeamento em Ordenamento do Território: o modelo Racional ou de Plano Imagem; o Planeamento Estratégico; o Planeamento para o desenvolvimento sustentável (Agenda 21); Avaliação de Desempenho – uso de Indicadores. O funcionamento dos espaços urbanos e regionais: metodologias de caraterização, diagnóstico e previsão de: Demografia, Habitação, Equipamentos, Transportes e Mobilidade. Planeamento biofísico. Definição de capacidades de carga, aptidões e potencialidades. Identificação de impactos.

3.Instrumentos de Ordenamento do Território 3.1.Sistemas estruturantes do território Sistema urbano; sistema de mobilidade e acessibilidade; sistemas de proteção e valorização ambiental (estrutura ecológica, Áreas Protegidas, Rede Natura 2000, corredores verdes). REN e RAN: objetivos, delimitação, fragilidades, potencialidades e usos compatíveis. Os instrumentos de ordenamento do território: Os Planos de Desenvolvimento Regional e os Programas Operacionais. Tipologia dos instrumentos de gestão territorial, à escala Nacional, Regional e Municipal; Instrumentos Regulamentares e Condicionantes (servidões e restrições). Participação do público em ordenamento do território e principais atores: acompanhamento e monitorização de planos. Diferentes modelos de Participação. A componente ambiental dos instrumentos; articulação entre conservação da natureza e ordenamento do território. Integração do ciclo hidrológico no planeamento e desenho urbano: áreas de risco de cheias permeabilidade e retenção. Riscos em ordenamento do território.3.2.Ordenamento do Território PortuguêsDiagnósticos territoriais. O estado e perspetivas do Ordenamento do Território Português.

4.Planeamento de Infraestruturas Verdes (IV)


Conceitos base: infraestrutura verde, corredor verde, estrutura ecológica, estrutura ecológica urbana, espaços verdes, ciclovias. Importância dos serviços prestados pelas IV (benefícios económicos, sociais e ecológicos). 


5.Ordenamento do Litoral e Gestão Integrada da Zona Costeira


A problemática da ocupação de áreas ecologicamente sensíveis e vulneráveis a riscos


ambientais e tecnológicos e da resiliência dos sistemas litorais. Impactes da artificialização territorial, a importância da capacidade de carga territorial e a resiliência de ecossistemas e comunidades costeiras. Gestão dos recursos costeiros e atividades associadas (turismo, lazer, recreio e portos). Gestão, organização e logística portuária. As IV e a Gestão de Praias. O planeamento sustentável de áreas turísticas (resorts). As IV e a gestão de frentes urbanas costeiras. Planeamento e gestão integrada das Zonas Costeiras e Marinhas. As entidades governamentais e não-governamentais intervenientes na gestão de zonas costeiras.O Domínio Público Marítimo.


Informação Geográfica


1.Sistemas de Coordenadas e Georreferenciação de Informação. Sistemas de projeção cartográfica e transformação de coordenadas


2.Técnicas de aquisição:GPS, fotografia aérea e deteção remota. Sistema de Posicionamento Global (GPS): componentes do sistema, funcionamento e aplicações práticas. Plataformas e sensores emdeteção remota. Processamento digital de imagem. Sistemas de levantamento topográfico terrestres.


3.Modelos conceptuais e modelação geográfica: Modelos Vetoriais (definição, topologia, análise espacial). Modelos Matriciais (definição, análise espacial). Modelos Digitais de Terreno e Redes. Introdução aos sistemas de gestão de Base de Dados segundo o Modelo Relacional (normalização e interrogação SQL). Conceitos de bases de dados relacionais de dados alfanuméricos e de dados espaciais e de atributos. Funções de análise de bases de dados. Qualidade de dados geográficos.


4.Princípios de funcionamento e organização das aplicações de SIG:


Explorar conceitos de SIG. Visualização de dados. Inquirir bases de dados SIG. Trabalhar dados espaciais. Trabalhar com tabelas. Editar dados. Trabalhar com dados georreferenciados. Apresentação de dados.


5.Aplicação de SIG ao Ordenamento do Território: Análise prática de casos concretos de cadastro geométrico e de cartografia temática produzidos através de SIG. Acesso público a informação espacial. Infraestruturas de informação geográfica. Bibliotecas Digitais.

Bibliografia Obrigatória

Cosme , António; Projeto Em Sistemas de Informação Geográfica, Lidel., 2012
Ferrão, João; O Ordenamento do Território como Política Pública, Fundação Calouste Gulbenkian., 2011
Ferreira, José C., Renato Monteiro, and Vasco R. Silva; Planning a Green Infrastructure Network from Theory to Practice: The Case Study of Setúbal, Portugal, Sustainability , 2021. ISBN: https://doi.org/10.3390/su13158432
Ferreira, José C., Fábio S. Cardona, Catarina Jóia Santos, and José A. Tenedório ; Hazards, Vulnerability, and Risk Analysis on Wave Overtopping and Coastal Flooding in Low-Lying Coastal Areas: The Case of Costa da Caparica, Portugal, Water, 2021. ISBN: https://doi.org/10.3390/w13020237
Ferreira, J.C., Monteiro, R., Silva, V.R., Marques, A., Moreno, P.; Estrutura Ecológica Municipal de Setúbal - Uma Infraestrutura Verde para um ordenamento do território de base ecológica. , FCT NOVA/C.M. Setúbal, 2019 (https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2020/03/RPDM_A_ECTM_Estrutura_Ecologica_Municipal.pdf)
Greed, Clara; Introducing Planning, Athlone Press, 2000
Oliveira, Fernanda Paula; Portugal: território e ordenamento, , Almedina, 2009
Longley, P.A., Goodchild, M.F., Maguire, D.J., Rhind, D.; Geographic Information Systems and Science, John Wiley & Sons, 2010
Matos, João; Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel, 2008
Monteiro, Renato, José C. Ferreira, and Paula Antunes; Green Infrastructure Planning Principles: An Integrated Literature Review, LAND, 2020. ISBN: https://doi.org/10.3390/land9120525
Metternicht, G; Land Use and Spatial Planning: Enabling Sustainable Management of Land Resources, Springer., 2018
QGIS Project; Uma Introdução Simples para SIG — Documentação QGIS Documentation, 2022 (https://docs.qgis.org/3.22/pt_PT/docs/gentle_gis_introduction/)

Bibliografia Complementar

Randolph, J. ; Environmental Land Use Planning and Management, Island Press, 2012
Rydin, Y; The purpose of planning, Policy Press, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componente OT

Método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo.

A avaliação da componente teórica é realizada por avaliação continua através da realização de 2 Testes . A componente prática é avaliada através da realização de trabalho prático de pesquisa, a realizar de forma integrada com a componente de IG, para apresentar no final do semestre.

Componente IG

Método participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos em plataforma informática de informação geográfica (SIG).

A avaliação é realizada através de um trabalho prático proposto a desenvolver em ambiente SIG, a realizar de forma integrada com a componente de OT.

A disciplina tem uma componente prática para além da teórica, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos com recurso aos fundamentos base da metodologia Problem Based Learning (PBL) promovendo uma perspetiva integradora e prática da matéria desenvolvendo nos estudantes: 1) a capacidade de pesquisa, aplicação do método científico e organização de trabalhos escritos e orais; 2) competências de ‘saber fazer’ à aquisição de conhecimentos em trabalho de equipa; (3) desenvolver espirito crítico sobre a área de ordenamento do território e informação geográfica. A metodologia de ensino recorre ao método expositivo dos conteúdos programáticos, com o apoio de slides que acompanham a aula, assim como são referidos exemplos e casos de estudo e a resolução de alguns exercícios nas aulas TP, de modo a que o estudante consiga compreender melhor os conceitos e aplica-los na prática caso tenha de vir a desenvolver algum trabalho na área de SPGI. O uso de plataforma informática de SIG nas aulas laboratoriais permite ao estudante compreender melhor as potencialidades das ferramentas de SIG na gestão territorial. Todo o material das aulas e sebentas é fornecido na plataforma Moodle. A forma como se desenvolve a metodologia de ensino da unidade curricular de SPGI possibilita aos estudantes a obtenção de grande sucesso na unidade curricular.

 

Software

QGIS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência à unidade curricular deverá preencher os seguintes requisitos:
a) Frequentar a percentagem obrigatória de aulas TP/PL da disciplina de acordo com o regime de assiduidade (75%)
b) Realizar obrigatoriamente os trabalhos práticos avaliados TP com média ≥ a 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

I – COMPONENTE TEÓRICA – PRÁTICA (50%)

a)Avaliação individual da componente teórica OT através da realização de dois testes (100%)

b) Avaliação individual da componente teórica de IG,

- 50% Laboratórios (melhores 3) + 50% Teste


Avaliação da Componente Teórica da disciplina (a+b): 2/3 nota teórica de OT (a) + 1/3 nota teórica de IG (b). Para obter a aprovação, a média dos testes deve ser igual ou superior a 9,5 valores.

NOTA - Por exame: componente OT do exame + componente IG do exame.

 

I I – COMPONENTE PRÁTICA (50%)

a) Avaliação da componente prática através de trabalho de grupo (100%)

  1. Avaliação da componente prática através de trabalho de grupo (100%):
    • Trabalho de grupo com uma componente OT e uma componente IG (min. 9,5 valores de média e min 9,5 valores em cada componente)

 

         Avaliação da componente prática: NP = 60% OT + 40% IG

 
III - Nota  final da disciplina: 50% Prática (I) + 50% Teórica (II)

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