Estatística II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 2T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
69 |
Plano de Estudos 2016 |
3 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aplicar conhecimentos e utilizar ferramentas básicas de Inferência Estatística que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Engenharia. Com a utilização de software estatístico pretende-se proporcionar maior rapidez na resolução de problemas e comparação de soluções, permitindo deste modo utilizar a Estatística como uma ferramenta eficaz na resposta de diversos problemas.
Resultados de aprendizagem e competências
1) Aplicar técnicas básicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados através do software R.
2) Compreender o conceito de inferência estatística, amostra aleatória, estimação pontual, distribuições amostrais, intervalos de confiança e testes de hipóteses.
3) Saber construir e interpretar estimadores pontuais e intervalos de confiança.
4) Identificar e aplicar testes de hipóteses paramétricos.
5) Identificar e aplicar testes de hipóteses não paramétricos.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de Estatística descritiva e de distribuições de probabilidade.
Programa
1) Breve referência à estatística descritiva
(a) Noções básicas de estatística descritiva e inferência estatística.
(b) Dados e variáveis. Classificação de variáveis. Análise exploratória de dados.
(c) Aplicações com recurso ao software R.
2) Introdução à inferência Estatística
(a) Amostra aleatória. Amostras independentes e amostras emparelhadas.
(b) Estimação pontual. Distribuições amostrais.
(c) Noções básicas de intervalos de confiança e testes de hipóteses.
3) Intervalos de confiança e Testes de hipóteses paramétricos
(a) Intervalos de confiança e testes de hipóteses para a média e para a diferença de médias.
(b) Intervalos de confiança e testes de hipóteses para o quociente de variâncias.
(c) Intervalos de confiança e testes de hipóteses para a proporção e para a diferença de proporções.
(d) Aplicações com recurso ao software R.
4) Testes de hipóteses não paramétricos
(a) Teste de Kolmogorov-Smirnov. e Teste de Shapiro-Wilk.
(b) Teste de Wilcoxon e Teste de Mann-Whitney.
(c) Teste de Ajustamento e Independência do Qui-Quadrado.
(d) Aplicações com recurso ao software R.
Bibliografia Obrigatória
Murteira, B.; Antunes, M. ; Probabilidades e Estatística, Volume 2, Escolar Editora.
Montgomery, D.; Runger, G.; Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley & Sons.
Murteira, B.; Ribeiro, C. S.; Andrade e Silva, J. ; Introdução à Estatística. ISBN: McGraw-Hill.
Sheldon M. Ross ; Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientist. ISBN: Elsevier/Academic Press
Bibliografia Complementar
André, J. ; Probabilidades e Estatística para Engenharia. ISBN: Lidel
Siegel, A.F. ; Statistics and data analysis : an introduction. ISBN: New York, John Wiley & Sons.
Watson, Billingsley, Croft, Huntsberger ; Statistics : for management and economics. ISBN: Boston, Allyn & Bacon.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico práticas são combinandos o método expositivo e a resolução de problemas.
À distância na plataforma Moodle e na plataforma Microsoft Teams, acedem aos conteúdos da UC através de diversos materiais e são propostos a realização de atividades semanais.
Software
Software R
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
86,00 |
Frequência das aulas |
22,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exames.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua terá por base a realização de 2 Testes.
Os Testes são realizados presencialmente na ESTSetúbal\IPS. As classificações dos testes são arredondadas às décimas e estão compreendidas entre 0 e 20 valores.
Avaliação por Exame
A avaliação por exames tem por base a realização de um exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
Designando por MT a média das classificações dos 2 testes. As condições de aprovação na avaliação Contínua são as seguintes:
- Se MF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 valores e inferior a 18 valores, o aluno é aprovado com essa nota final, desde que a classificação em ambos os testes tenha sido maior ou igual a 7.0 valores;
- Se MF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 18 valores, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.
- Se o aluno obtiver pelo menos 7.0 valores num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 7.0 valores ou MF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).
Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota.
Avaliação por Exame
As condições de aprovação são as seguintes:
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.
Observações
Se as avaliações (testes ou exames) se realizarem online, o aluno poderá ser chamado a realizar uma prova oral para confirmar os conhecimentos revelados nas avaliações sumativas a distância. A classificação da prova oral substitui a classificação do momento de avaliação em causa. Caso o aluno não compareça à prova oral, sem a devida justificação, a avaliação em causa será anulada.
Toda a informação sobre a unidade curricular, incluindo os materiais de apoio, está disponível na plataforma Moodle.