Estratégia e Desempenho Organizacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2022/2023 - 3T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
44 |
Plano de Estudos 2016 |
3 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Dotar os estudantes de conhecimento sobre a estratégia;
• Desenvolver a capacidade de análise/diagnóstico estratégicos;
• Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a formulação da estratégia;
• Conhecer os problemas relacionados com a implementação de uma estratégia;
• Desenvolver capacidades avaliação e controlo da estratégia;
• Saber as novas tendências no pensamento e na prática estratégica.
Resultados de aprendizagem e competências
- Distinguir atividades estratécias das táticas e operacionais.
- Ser capaz de elaborar o diagnóstico interno e da envolvente, assim como a análise SWOT.
- Saber aplicar em casos concretos a análise das cinco forças de atractividade do sector e as estratégias genéricas de Porter.
- Saber os elementos de estratégia de diversificação, produtos-mercados, integração vertical, internacionalização etc.
- Estar a par dos problemas de implementação da estratégia.
- Saber como avaliar e controlar a implementação da estratégia.
- Estar a par das questões de sustentabilidade e CSR.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Gestão e Organização.
Conhecimento de micro e macroeconomia.
Programa
1.Análise estratégica (análise da envolvente, análise da empresa; cinco forças de atractividade do sector, SWOT etc.)
2.Formulação da estratégia (visão, missão, objectivos, modelos de apoio à formulação de estratégia, diversificação, produtos-mercados, integração vertical, internacionalização
3. Implementação, avaliação e controlo da estratégia (estratégias emergentes, estrutura organizacional, política de gestão)
4. Desenvolvimento sustentável e a estratégia de responsabilidade social/ambiental (people, planet & profit ou 3p’s)
Bibliografia Obrigatória
André Freire; Estratégia. Sucesso em Portugal, Verbo, 1998. ISBN: 972-22-1829-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: método expositivo-participativo, com recurso aos meios audiovisuais e elaboração de exercícios práticos/casos. Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos de grupo sobre temas específicos; realização de avaliações escritas ou exames.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
44,00 |
Frequência das aulas |
44,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
1. Avaliação contínua:
Nota final na avaliação contínua = 60% nota média dos mini-testes + 40% nota de trabalhos grupo.
Nota média dos mini-testes ≥ 10 valores.
Nota mínima no mini-teste ≥ 7 valores
Os trabalhos/casos serão apresentados oralmente e por escrito pelos alunos (todos os alunos que fazem parte do grupo) de acordo com o plano das apresentações. O prazo limite de entrega da parte escrita dos trabalhos termina uma semana após a apresentação oral.
2. Exame = 100% nota final do exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Avaliação contínua:
Nota final na avaliação contínua = 60% nota média dos mini-testes + 40% nota de trabalhos grupo.
Nota do teste/média dos testes ≥ 10 valores.
Nota mínima no teste ≥ 7 valores
2. Exame = 100% nota final do exame.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os regulamentos do IPS e da ESTS.
Melhoria de classificação
Melhoria de nota positiva - exame da época de recurso, após a inscrição atempada e efetiva na secretaria/divisão académica.