Sensores e Atuadores
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Instrumentação e Medida |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
34 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
3 |
45 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Completando com sucesso o programa de aprendizagem da unidade curricular, os estudantes estarão aptos a compreender o papel dos sensores e atuadores na automatização de processos assim como os fundamentos que estão na base de funcionamento destes dispositivos.
Resultados de aprendizagem e competências
- Dimensionar dispositivos de conversão de sinais elétricos em valores normalizados.
- Descrever as características de medida em termos de exatidão e incerteza de sensores e atuadores.
- Conhecer e caracterizar diferentes sensores utilizados para a medição das diferentes variáveis.
- Conhecer e caracterizar diferentes atuadores.
- Conhecer e descrever os principais meios de transmissão de sinais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 - Metrologia: erros absolutos, erros relativos, erros sistemáticos e erros aleatórios; noções de incerteza, dispersão, exatidão, classe de exatidão; calibração; características estáticas e dinâmicas dos sistemas e instrumentos de medida
2- Sensores: potenciométricos; extensómetros; resistivos; capacitivos; indutivos; efeito de Hall; encoders; RTD; termístores; termopares; transdutores piezoelétricos; transdutores fotovoltaicos; óticos e ultrassons.
3- Atuadores: válvulas, motores, cilindros e injetores.
4- Redes e protocolos de comunicação industriais.
Bibliografia Obrigatória
Vitória Ferreira; Sensores e Atuadores - Manual de Exercícios Propostos com Resolução. ESTSetúbal/IPS , 2016
Vitória Ferreira; Sensores e Atuadores -Slides de Apoio às Aulas ESTSetúbal/IPS
Bibliografia Complementar
Clarence W. de Silva ; Sensors and Actuators: Engineering System Instrumentation, Taylor & Francis Group, 2015. ISBN: 9781466506817
Fraden, Jacob ; Handbook of modern sensors: physics, designs, and applications.–5th ed, Springer-Verlag New York, 2015. ISBN: 978-3319193021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas que consistem em:
- Exposição da matéria e reflexão crítica através do debate com os alunos.
- Estudo de casos e realização de exercícios de aplicação.
Aulas de Laboratório que consistem em
- Realização de 5 trabalhos experimentais com utilização de dispositivos , sensores e atuadores, estudados na unidade curricular.
- Realização de relatórios dos trabalhos experimentais
Realização de um Seminário em Inglês com o tema: “
Sensors and Actuators in Mechanical Engineering Systems”.
O Seminário é realizado em grupo com um número máximo de 3 estudantes. Haverá uma apresentação oral de 10 minutos sujeita a 5 minutos de debate.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
11,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Na avaliação contínua há três componentes:
- Realização de dois mini-testes de avaliação (50%).
- Realização de 5 trabalhos de laboratório com entrega de 3 relatórios (30%).
- Realização de um Seminário em Inglês com o tema : "Sensors and Actuators in Mechanical Engineering Systems"(20%).
A avaliação poderá ser realizada por um exame final sobre toda a matéria leccionada e os cinco trabalhos de laboratório.
- Relatórios dos Laboratórios (em grupo), com um peso de 30% na classificação final.
- Exame final sobre toda a matéria lecionada, com um peso de 70% na classificação final, sendo a nota do exame superior ou igual a 10.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final:
Em avaliação acontínua
25%mini-teste1+25%mini-teste2+30%Laboratório+20%Seminário
nota mínima de cada mini-teste: 7
A classificação por exame é obtida da seguinte forma:Nota final= 70% Nota do Exame + 30% Nota dos Relatórios de LaboratórioObservações
Momentos de Avaliação:
Mini-Teste1 e Mini-Teste2 a marcar
Apresentação/Discussão dos trabalhos: última semana de aulas