Vibrações e Ruído
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EM |
33 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ministrar aos alunos os conhecimentos necessários para a compreensão dos fenómenos vibratórios em estruturas e equipamentos.
Conhecimento dos componentes de um sistema vibratório constituído por uma massa/mola/amortecedor.
Quantificação de sinais de vibrações nas diversas grandezas: aceleração; velocidade; deslocamento.
Aplicação das técnicas de medição das vibrações na manutenção condicionada de equipamentos mecânicos.
No campo do ruído pretende-se ministrar aos alunos conceitos básicos de acústica. Conhecer e relacionar as grandezas: pressão, intensidade e potência sonora. Representar estas grandezas na escala dB. Saber somar e subtrair grandezas em dB. Conhecer as curvas isofónicas e as funções ponderadoras (A, B, C e D). Saber utilizar as funções mais comuns de instrumentos de medição de ruído (sonómetro e dosímetro). Soluções práticas de eliminação de ruído.
Resultados de aprendizagem e competências
O aluno deve saber estabelecer e resolver as equações de equilíbrio para um sistema de um grau de liberdade em vibração livre e vibração forçada. Deverá saber discutir a influência dos diversos componentes na resposta do sistema e identificar o fenómeno da ressonância. Saber determinar a transmissibilidade de um sistema e de como efectuar o isolamento de vibrações em equipamentos.
O aluno saber como se procede ao processamento de sinais de vibração utilizando a análise espectral (Análise de Fourier) bem como a sua aplicação na manutenção condicionada de equipamentos mecânicos.
O aluno deve saber relacionar as grandezas: pressão, intensidade e potência sonora e representar estas grandezas na escala dB e efetuar a sua soma e subtração.
O aluno deve conhecer as curvas isofónicas e as funções ponderadoras (A, B, C e D).
O aluno deve ter conhecimento das soluções práticas de eliminação de ruído.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Parte I Vibrações
1. Introdução (8 horas)
Objectivos do estudo das vibrações no controlo do comportamento de estruturas;
Tipos de solicitações dinâmicas;
Discretização de sistemas;
Componentes de um sistema vibratório;
Movimento harmónico simples. Soma de sinais. Batimento;
Graus de liberdade de um sistema.
2. Formulação das equações de movimento para um grau de liberdade (22 horas)
Sistemas com um grau de liberdade;
Respostas em vibração livre e forçada;
Sistemas com amortecimento;
Resposta a solicitações harmónicas de amplitude constante;
Resposta devido a existência de massas rotativas não equilibrada;
Movimento harmónico da base de suporte;
Transmissibilidade;
Isolamento de vibrações.
3. Caracterizações de sinais (6 horas)
Técnicas básicas de medição;
Análise de Fourier. Analisadores Espectrais;
Transdutores e condicionadores;
Calibração;
Uso do computador na aquisição e processamento de dados.
4. Aplicação das vibrações no diagnóstico de avarias em equipamentos (14 horas)
Caracterização de avarias tipo em equipamentos;
Identificação de anomalias típicas: desequilíbrio; desalinhamento; folgas; etc;
Desequilíbrio. Técnicas de equilibragem a um plano e dois planos;
Escolha de pontos de medidas;
Apresentação de casos históricos de avarias em equipamentos.
Parte II Acústica
5. Conceitos de Acústica (10 horas)
Som. Pressão, intensidade e frequência sonora;
Níveis de intensidade sonora e suas consequências no corpo humano;
Propagação do som no ar e através de estruturas;
Instrumentos de medição de ruído. Sonómetros;
Técnicas de medição;
Reacção humana ao ruído;
Soluções práticas de eliminação de ruídos;
Normas e recomendações. Regulamento geral sobre ruído.
Bibliografia Obrigatória
Nuno Nunes, Júlio Montalvão; Apontamentos da disciplina
Singiresu S. Rao; Mechanical Vibrations, Prentice Hall, 2011. ISBN: 978-0-13-212819-3
Bibliografia Complementar
Cyril M. Harris; Allan G. Piersol; HARRIS’ SHOCK AND VIBRATION HANDBOOK, McGraww Hill. ISBN: 0-07-137081-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas TP com exposição teórica e aplicações práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
92,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção de aproveitamento na disciplina o aluno terá de realizar dois testes ao longo do semestre.
O cálculo da Classificação Final obedece à seguinte expressão:
.
. NF=0.4*T1+0.3*T2 + 0.3*MedTLi
.
. NF - Nota Final
. T1 - 1ºTeste
. T2 - 2ºTeste
. MedTLi - Média dos Trabalho Laboratório
.
A nota de cada um dos trabalhos de laboratório será obtida
.TLi = 0.2*PAL + 0.8*Rel
.PAL - Preparação e atitude do aluno para e durante o Laboratório
.Rel - Relatório do Trabalho
ou
NF=Nota de exame
Caso o aluno vá a exame
Fórmula de cálculo da classificação final
Condição para obter aproveitamento:
T1 e T2 >= 8.0 e NF >= 10 (após arredondamento)
Restrições:
Se (T1+T2)/2 < 9.5 a NF = à Média dos Testes
ou
NF=Nota de Exame