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Química

Código: LTE11102     Sigla: QUIM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias de Energia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTE 39 Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Alexandra Gamelas Albuquerque Pinto Reis Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Carla Alexandra Gamelas Albuquerque Pinto Reis 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No âmbito da formação científica de base, dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química, essenciais à compreensão de matérias como os processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, materiais e corrosão.

Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos específicos - competências a adquirir (conhecimentos, aptidões e atitudes):

-Conhecer a estrutura atómica (abordagem introdutória), as orbitais e números quânticos;
-Ser capaz de escrever configurações eletrónicas, identificar o grupo e o período do elemento;
-Compreender como se estabelece a ligação química entre átomos (abordagem introdutória); compreender a Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência (TRPECV);
-Ser capaz de escrever a fórmula de Lewis, identificar a geometria e a polaridade de uma molécula;
-Conhecer unidades de concentração de soluções;
-Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;
-Ser capaz de fazer cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos;
-Conhecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico;
-Ser capaz de determinar o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
-Perceber o funcionamento de uma célula galvânica ou eletrolítica;
-Ser capaz de determinar o potencial de uma pilha;
-Desenvolver responsabilidade, pró-atividade e espírito de iniciativa, capacidade analítica e espírito científico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

competências em Matemática 12º ano

Programa

-Estrutura Atómica e Propriedades Periódicas
Orbitais atómicas, números quânticos, configurações eletrónicas. Tabela Periódica e variação periódica do raio atómico, energia de ionização, eletroafinidade e eletronegatividade.

-Ligação Química
Notação de Lewis, híbridos de ressonância, regra do octeto. Tipos de ligação química. Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momentos dipolares de ligação e momento dipolar resultante, polaridade da molécula.

-Cálculos Estequiométricos e Concentração de Soluções
Massa atómica relativa, mole, massa molar. Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante e rendimento da reação. Reagentes/produtos gasosos: Lei dos gases perfeitos.
Unidades de concentração de soluções (molaridade e percentagem mássica).

-Equilíbrio Químico
Constante de equilíbrio e quociente reacional. Perturbações ao equilíbrio e princípio de Le Châtelier.

-Termodinâmica Química
Leis da Termodinâmica. Entalpia. Reações endotérmicas e exotérmicas. Lei de Hess. Entropia. Energia de Gibbs, espontaneidade das reações e equilíbrio químico.

-Equilíbrio Ácido-Base
Definição de ácido e base, pares ácido base conjugados. Escala de pH. Auto-ionização da água, Kw e anfoterismo. Força de ácidos e bases, Ka e Kb. Determinação de pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos).

-Oxidação-redução e Eletroquímica
Números de oxidação. Acerto de reações redox. Células galvânicas e eletrolíticas. Elétrodo de referência e potenciais de redução padrão. Determinação da diferença de potencial da pilha.

Bibliografia Obrigatória

D. Reger, s: Goode, E. Mercer; Química: Princípios e Aplicações, , Fundação Calouste Gulbenkian.. ISBN: 972-31-0773-2
R. Chang; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: ISBN: 84-481-4527-5
J. Glanville; General Chemistry for Engineers, Prentice Hall, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização de conceitos. É adotado o método expositivo participado, interativo.
Procura-se levar o estudante a aprender através da resolução ativa de exercícios ilustrativos da matéria, e a tirar conclusões de forma autónoma, orientando-o nesse processo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante poderá optar por avaliação contínua ou exame:
1. Caso pretenda ser avaliado por exame, prestará prova em Época Normal e/ou Época de Recurso, obtendo aprovação se tiver uma classificação igual ou superior a 9.5 val.

2. Se optar por avaliação contínua, o estudante realizará dois testes ao longo do semestre:
1º teste: novembro (no horário da aula)
2º teste: janeiro (no horário da aula)
(Estas datas carecem de aprovação pelo C. Pedagógico)

Para obter aprovação, o estudante terá de ter uma nota igual ou superior a 8.5 val. em cada teste e uma média superior a 9.5 val. nos dois testes.

Caso obtenha nota igual ou superior a 8.5 val. no 1º teste, o estudante poderá fazer recuperação da avaliação do 2º teste na data de exame de Época Normal.

Para realizar a UC em avaliação contínua, o estudante terá de ter uma frequência mínima de 75% de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = NE
ou
CF = (T1 + T2) / 2

CF - Classificação Final
NE - Nota de Exame
T1 - Classificação do 1º Teste
T2 - Classificação do 2º Teste

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-Os alunos com o estatuto de trabalhador estudante, de atleta de alta competição, de dirigente associativo ou estudantes ao abrigo da lei de liberdade religiosa devem enviar um e-mail à docente responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt) até à segunda semana do semestre, a fim de apresentarem as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.

Melhoria de classificação

O estudante poderá realizar melhoria de classificação em Época de Recurso, devendo para o efeito inscrever-se na Divisão Académica.

Observações

-Esclarecimento de Dúvidas: segunda-feira, 14h-16h30.
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas num determinado dia, deverão enviar email à docente responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt) até ao dia útil anterior, indicando essa intenção.

Pode ser agendado esclarecimento de dúvidas online (via ZOOM), em dia/hora a combinar com o estudante.

-Os materiais de apoio (slides e fichas de exercícios) encontram-se no Moodle 2022/2023.

-É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e provas de avaliação.

-Os estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exames) deverão enviar email à docente responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt), até uma semana antes da realização da prova seguinte, exprimindo a intenção de exercer esse direito.
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