Introdução às Tecnologias de Energia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmca Aplicada |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTE |
41 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
20 |
20 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer aos estudantes do curso um primeiro contacto com a área da Energia.
Pretende-se que adquiram conhecimentos gerais sobre os diferentes tipos de energia, o que é a energia primária, o que são energias renováveis e quais as principais tecnologias de conversão de energia. Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram competências sobre elaboração e apresentação de trabalhos de pesquisa sobre um tema e de escrita de relatórios sobre os seminários.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Conhecer quais são as fontes de energia primária;
- Conhecer quais são as principais fontes de energia renovável;
- Conhecer as principais tecnologias de conversão de energia;
- Identificar as áreas de atividade que mais consumem energia;
- Desenvolver espírito critico e de análise relativamente à utilização da energia;
- Comunicar eficazmente a terceiros os resultados e conclusões dos trabalhos desenvolvidos;
- Integrar um grupo de trabalho e ser capaz de o coordenar.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Goste de trabalhar na área da energia e tenha interesse em explorar e aprofundar conhecimentos.
Programa
1. A Energia Primária- Tipos de energia primária; Evolução da produção e consumo; Energia Renovável.
2. Tecnologias de Conversão de Energia- Principais tecnologias de conversão de energia; Eficiência de conversão.
3. Produção, armazenamento e consumo de energia- Exemplos básicos de dimensionamento de sistemas.
Bibliografia Obrigatória
Rui Castro ; Uma Introdução às Energias Renováveis Eólica, Fotovoltaica e Mini-hídrica, IST - Instituto Superior Técnico, 2018. ISBN: 9789898481016
IEA ; DGEG; Relatórios Internacionais e Nacionais sobre Energia (Acesso livre em .PDF)
Docentes da UC; Powerpoints de apoio à lecionação da UC, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas Teórico-Práticas (1,5h por semana): método expositivo participado (com utilização de videoprojector para apresentação dos conteúdos, filmes e exercícios) e método participativo (com análise e debate de situações concretas por parte dos estudantes).
Em algumas aulas teórico-práticas serão realizadas apresentações de vários docentes convidados de introdução a temas específicos, sendo solicitada a elaboração de um pequeno relatório individual sobre a apresentação. Selecionando um dos temas apresentados, propõ-se a realização por grupos de 3 a 4 estudantes de um trabalho de pesquisa. O trabalho tem como objetivo que os estudantes adquiram os conhecimentos sobre o tema, bem como desenvolvam competências de trabalho em grupo, de escrita e apresentação de trabalhos.
Serão realizadas visitas aos laboratórios para observação de algumas tecnologias de conversão de energia.
A avaliação será exclusivamente realizada através dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
38,50 |
Frequência das aulas |
22,50 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
- A presença nas aulas Teórico-Práticas é aconselhada e valorizada, mas não é obrigatória;
- Os trabalhos e relatórios elaborados podem ser devolvidos para melhoria do conteúdo;
Fórmula de cálculo da classificação final
- Assiduidade às aulas (10%) - Assiduidade mínima de 60% com evolução linear após esse valor
- Relatórios individuais sobre apresentações (40%)
- Relatório do trabalho de pesquisa (30%)
- Apresentação à turma do trabalho de pesquisa (20%)
NF=0,10xAA+0,40xRIA+0,30xRTP+0,20xATP
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatutos especiais deverão informar o RUC no início do semestre para ser acordado um plano de presença/acompanhamento das aulas de forma a permitir a aplicação das regras de avaliação da UC.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser realizada durante o período letivo, desenvolvendo o trabalho com a turma.
Observações
- Os relatórios dos trabalhos, individuais ou em grupo, serão devolvidos para melhoria, caso não tenham atingido a classificação mínima;
- Os estudantes que não tenham todos os relatórios aprovados durante o período de avaliação contínua têm possibilidade de entregar os relatórios não aceites até ao final do calendário de exames;
- Os estudantes que não frequentarem as aulas e não realizarem os trabalhos solicitados serão avaliados exclusivamente por exame final.
- O horário semanal de esclarecimento de dúvidas será divulgado na página da UC no Moodle.