Eletrónica para Aquisição e Processamento de Sinais Médicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTB |
63 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Analisar o modo de funcionamento dos Amplificadores simples e diferenciais.
Analisar o modo de funcionamento dos Filtros Analógicos.
Analisar o modo de funcionamento dos Conversores Analógico/Digital e Digital/Analógico, e saber quantificar e criticar o erro na conversão.
Analisar os sistemas de aquisição de sinais médicos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Saber analisar e projetar circuitos amplificadores, filtros e conversores A/C e D/A.
- Saber analisar e projetar sistemas eletrónicos para a aquisição e processamento de sinais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos adquiridos nas disciplina de Eletrotecnia e Eletrónica Analógica, cujos objetivos e bibliografias se encontram descritos nas respetivas Fichas de Disciplina.
Programa
1. Introdução aos Sistemas Eletrónicos para Aquisição e Processamento de Sinais Médicos (SAPS-M)
2. Circuitos Básicos com Amplificadores Operacionais (AMPOP’s) utilizados nos SAPS-M
3. Filtros Analógicos com AMPOP’s
4. Conversores Analógico-Digital (A/D-C)
5. Conversores Digital-Analógico (D/A-C)
6. Sensores e Transdutores utilizados nos SAPS-M.
Bibliografia Obrigatória
Adel S. Sedra; Kenneth C. Smith; Microelectronics Circuits, Oxford University Press, 2019. ISBN: 978-0190853464
Bibliografia Complementar
Robert Boylestad; Louis Nashelsky; Dispositivos eletrónicos e teoria dos circuitos, Pearson International Edition, 2013. ISBN: 978-85-64574-21-2
Manuel de Medeiros Silva; Circuitos com Transistores Bipolares e MOS, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. ISBN: 972-31-0840-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas: Método de exposição e de demonstração interactivo, com avaliação contínua.
Aulas Laboratoriais: Método experimental aplicado ao desenvolvimento de circuitos e sistemas com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas.
Software
PSPICE Student
Tinkercad
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
157,00 |
Obtenção de frequência
Ao longo do semestre, os alunos têm vários momentos de avaliação, que requerem para a obtenção de frequência, que:
a) A nota em cada teste não pode ser inferior a 9 valores;
b) Apenas é permita a recuperação da classificação obtida em um dos dois testes, e apenas poderá recuperar essa prova na data do exame da Época Normal. Se reprovar em dois testes, a obtenção de frequência só será possível através da realização do Exame;
c) Todos os alunos devem realizar a totalidade dos trabalhos de laboratório;
d) A nota obtida no Exame (componente PT), das Épocas Normal e Recurso não pode ser inferior a 9 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final (NF) na disciplina é obtida de acordo com a fórmula,
NF = 0.60 * AT + 0.40 * TL
• Média da nota dos Testes (Prova Teórica - AT);
• Média dos Trabalhos de Laboratório (TL);
Melhoria de classificação
A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação (AT).