Visualização de Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MES |
14 |
Plano de Estudos 2017-2018 |
1 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Apresentar aos estudantes os problemas, conceitos e abordagens fundamentais na concepção e análise de sistemas de visualização de informação /
- Familiarizar os estudantes com as fases do pipeline de visualização, incluindo a modelação de dados, mapeamento de atributos de dados para atributos gráficos, questões perceptuais, paradigmas de visualização existentes, técnicas e ferramentas, e avaliação da eficácia das visualizações para dados específicos, tarefas, e tipos de utilizadores.
- Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de sistemas complexos (avançados) de visualização interativa de informação.
Resultados de aprendizagem e competências
Depois de uma breve introdução do objeto, métodos e modelo de referência (vulgo pipeline) da Visualização de Informação, a UC dotará o mestrando de conhecimentos teóricos sobre a percepção visual humana e a sua utilização prática aplicada a sistemas de visualização de informação, nomeadamente sobre como potenciar as capacidades da percepção visual humana evitando e contornando as suas limitações. Com base nesses conhecimentos teóricos e práticos aprofunda-se o modelo de referência da Visualização de Informação e introduzem-se os conhecimentos essenciais sobre interação com sistemas de visualização, os tipos de dados e de representações para esses dados abordando com particular cuidado os dados multidimensionais, o texto e as variáveis temporais. Finalmente introduzem-se as principais técnicas de visualização de informação para ambientes de realidade virtual e aumentada através da familiarização com as principais ferramentas de desenvolvimento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
- Introdução à Visualização da Informação
- Definição
- Conceitos básicos
- Computadores vs. Humanos
- Restrições / Limitações
- Abstração de dados
- Tipos de dados
- Tipos de conjuntos de dados
- Tipos de atributo
- Semântica
- Abstração de tarefas
- Ações
- Analisar
- Produzir
- Pesquisa
- Consulta
- Metas (Alvos)
- Análise e Derivação
- Níveis de Validação
- Níveis de desenho
- Enfoques de Análise
- Abordagens de validação
- Domínio
- Abstração
- Idioma
- Algoritmo
- Incompatibilidades
- Exemplos de validação
- Marcas e Canais
- Definição de Marcas e Canais
- Tipos de canais
- Tipos de marcas
- Utilização de Marcas e Canais
- Eficácia dos Canais
- Regras, Diretrizes
- 2D
- 3D
- Olhos vs. Memória
- Resolução vs Imersão
- Visão geral e detalhes
- Capacidade de resposta
- Tabelas
- Organizar por Chaves e Valores
- Separar, ordenar e alinhar
- Orientação do Eixo Espacial
- Densidade da disposição espacial
- Dados Espaciais
- Geometria
- Campos escalares
- Campos Vetoriais
- Campos Tensoriais
- Redes e Árvores
- Ligação - Marcas de Ligação
- Vistas Matriciais
- Marcas de Hierarquia
- Cor e Outros Canais
- Teoria da Cor
- Colormaps
- Outros Canais
- Manipular vistas
- Mudança de “view” no tempo
- Selecionar Elementos
- Mudança da posição de observação
- Redução de Atributos
- Vistas Múltiplas
- Vistas de justaposição e coordenadas
- Partição em vistas
- Sobrepor camadas
- Reduzir Itens e Atributos
- Integrar: Foco + Contexto
- Eliminação / Supressão
- Superpor
- Distorção
- Custos e Benefícios da Distorção
- Aplicações: Casos de Estudo
Bibliografia Obrigatória
Collin Ware ; Information Visualization: PERCEPTION FOR DESIGN. Fourth Edition, Morgan Kaufmann, 2021
Christian Tominski, Heidrun Schumann; Interactive Visual Data Analysis, CRC Press Taylor and Francis Group. , 2020
Robert Grant ; Data Visualization Charts, Maps, and Interactive Graphics, Chapman and Hall/CRC, 2018
Claus O. Wilke ; Fundamentals of Data Visualization: A Primer on Making Informative and Compelling Figures, O’Reilly, 2019
Bibliografia Complementar
Abha Belorkar ; Interactive Data Visualization with Python Second Edition, Packt Publishing, 2020
Ossama Embarak; Data Analysis and Visualization Using Python: Analyze Data to Create Visualizations for BI Systems, APRESS, 2018
T. Munzner ; Visualization Analysis & Design: Abstractions, Principles, and Methods, CRC Press, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino terá 3 grandes componentes:
- Aulas teórico-práticas - parcialmente expositivas e com recurso intensivo a resolução acompanhada de exercícios, análise de casos de estudo e dois seminários sobre tópicos específicos, que irão decorrer na totalidade a distância.
- Aulas de Laboratório - para execução acompanhada e avaliação individual de trabalhos práticos em ambiente informático para computadores pessoais, internet e dispositivos móveis.
- Orientação Tutorial - para acompanhamento personalizado da execução de projetos a distância.
Serão disponibilizados ficheiros com a matéria de exercícios laboratoriais a executar autonomamente (regime assíncrono) mas com acompanhamento por videoconferência no horário estabelecido e a utilização de aulas síncronas (por videoconferência) para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento individual.
Software
Anaconda Distribution (Linguagem de Programação Python + Módulos de Análise e Visualização de Dados)
IDE: Visual Studio Code
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
192,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação versará todas as 3 componentes, nomeadamente:
- Através de dois seminários para os quais os alunos terão de preparar autonomamente as suas apresentações. Serão avaliados os conhecimentos teóricos e a capacidade de os aplicar a casos específicos.
- Através de uma seleção dos melhores laboratórios serão avaliadas as capacidades de execução acompanhada.
- Através da execução de um projeto individual ou por equipas de até 3 estudantes será avaliada a capacidade de trabalho e execução autónoma.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final será:
40% Projeto + 10% Laboratórios + 15% Seminário 1 + 15% Seminário 2 + 20% Teste