Marketing Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e da Comunicação |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MES |
18 |
Plano de Estudos 2017-2018 |
2 |
- |
7,5 |
- |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Ensino Teórico-Prático |
Totais |
1 |
2,00 |
Vala Ali Rohani |
|
2,00 |
André Bernardo de Lemos Alves |
|
2,00 |
Ensino Prático e Laboratorial |
Totais |
1 |
1,00 |
André Bernardo de Lemos Alves |
|
1,00 |
Vala Ali Rohani |
|
1,00 |
Seminário |
Totais |
1 |
1,00 |
Vala Ali Rohani |
|
1,00 |
André Bernardo de Lemos Alves |
|
1,00 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
1,00 |
André Bernardo de Lemos Alves |
|
1,00 |
Vala Ali Rohani |
|
1,00 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Portugues/English
Objetivos
- Teorias e conceitos essenciais de marketing digital
- Análise competitiva em mídias sociais
- Estratégia de marketing de conteúdos
- Configuração de mídias sociais
- Conceitos e técnicas de presença na web
- Marketing de Email
- Análise de redes sociais
- Análise de sentimentos
- Search Engine Optimization
Resultados de aprendizagem e competências
No final da lecionação da unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Estar familiarizados com os conceitos, teorias e assuntos relacionados com o marketing digital;
- Estar familiarizados com as últimas tecnologias de suporte a estas estratégias;
- Compreender as várias opções de presença na web e como selecionar as keywords de pesquisa apropriadas para search engine optimization (SEO);
- Compreender como é que uma gestão eficaz de mídia social auxilia na promoção e geração de leads;
- Explorar e comparar as diferentes plataformas sociais de modo a selecionar a solução mais apropriada para os diferentes casos de estudo;
- Desenvolver aptidões analíticas para resolver problemas reais de marketing digital;
- Efetuar uma Avaliação independente das estratégias de marketing digital das empresas através da monitorização das suas campanhas de mídia social;
- Saber como detetar os influenciadores dos mídia sociais através de técnicas de análise das redes sociais;
- Compreender os conceitos e técnicas da análise de sentimentos;
- Planear, desenvolver, executar, monitorizar e avaliar um plano de Search Engine Optimization (SEO), e as suas estratégias, com base numa abordagem project-based;
- Desenvolver capacidades de comunicação empresarial e receber feedback dos colegas/professores.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Teorias e conceitos essenciais de marketing digital
- Análise competitiva em mídias sociais
- Estratégia de marketing de conteúdos
- Configuração de mídias sociais
- Conceitos e técnicas de presença na web
- Marketing de Email
- Análise de redes sociais
- Análise de sentimentos
- Search Engine Optimization
Bibliografia Obrigatória
Chaffey, D. ; Digital Marketing 7th edition
Chaffey, D. ; Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing 6th edition
Kingsnorth, S. ; Digital Marketing Strategy: An integrated approach to online marketing 3rd edition
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositive Theoretical-practical (TP) classes, which include the resolution of exercises and case-study analysis and Laboratorial classes for the practical application of the concepts (learned in the TP classes) through the resolution of exercises which involve codification using tools relevant for the different lectured topics.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
35,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
150,00 |
Frequência das aulas |
70,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
300,00 |
Obtenção de frequência
--
Fórmula de cálculo da classificação final
Resolução de Exercícios
|
25%
|
Teste Teórico 1
|
20%
|
Test Teórico 2
|
20%
|
Seminário
|
10%
|
Projeto de grupo
|
25%
|