Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > MEB05
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Técnicas de Genética Molecular

Código: MEB05     Sigla: TGM     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Biomédicas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEB 12 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico: 0,67
Ensino Prático e Laboratorial: 1,33
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria 0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,33
Susana Maria Nunes da Silva Duarte Catana 1,20
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria 0,13

Língua de trabalho

Português
Obs.: O ensino a distância contempla atividades síncronas e atividades assíncronas. Para as sessões síncronas será utilizada a plataforma Colibri/Zoom ou a plataforma Teams e para as sessões e atividades assíncronas a plataforma Moodle. As aulasl

Objetivos

Esta UC tem uma importante componente laboratorial, na qual o estudante não só deverá realizar autonomamente os procedimentos laboratoriais, mas deverá aprender a planificação do trabalho experimental e a base teórica do mesmo pelo que será umamais-valia a colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas da UNL, em concreto com os laboratórios no CEDOC.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular tem como principais objetivos:1. Desenvolver uma visão integrada das técnicas utilizadas em genética molecular, em diagnóstico ou investigação, centradas em quatro processos: amplificação, separação, deteção e expressão;2. Compreender as bases teóricas das técnicas usadas em genética molecular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Teórica:1. Estrutura organizacional de um genoma2. Métodos de sequenciação de genomas3. Análise da expressão genética à escala do genoma: transcritómica e proteómica de expressão. Metodologias experimentais para o estudo da regulação da expressão genética4. Análise da expressão genética à escala do gene: Rastreios genéticos5. Técnicas de extração de ácidos nucleicos6. Técnicas de amplificação de ácidos nucleicos (PCR, Real time, etc)7. Técnicas de Sequenciação e análise de ácidos nucleicos8. Mapeamento, clonagem e expressão génica9. Bactérias e fagos em genética molecular

Laboratorial:1. Regras de segurança em laboratório; 2. Preparação de soluções e pipetagem3. Técnicas básicas de manipulação de ácidos nucleicos: extração de DNA, eletroforese em gel 4. Amplificação de DNA: PCR e PCR em tempo real5. Análise de sequências de DNA 6. Clonagem bacteriana: construção da molécula recombinante.

Bibliografia Obrigatória

Green, M. and Sambrook, J. ; Molecular Cloning, Cold Spring Harbor Laboratory Press, 2012
Brown, T. ; Gene Cloning and DNA Analysis: An Introduction, Wiley-Blackwell

Bibliografia Complementar

Sander, M. and Bowman, J. ; Genetic Analysis, An Integrated Approach, Pearson

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino são de caráter expositivo e participativo utilizando plataformas de colaboração a distância, com diferentes momentos de discussão sobre os procedimentos e de análise de resultados. Na componente teórica far-se-á recurso adocumentos de apoio que podem ser visionados com suporte digital quer através de projeção de conteúdos, quer de visualização de filmes e animações. A componente prática é de natureza laboratorial envolvendo a execução de protocolos de vários trabalhos. O ensino a distância contempla atividades síncronas e atividades assíncronas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 84,00

Obtenção de frequência

Realização de relatório em grupo relativo aos trabalhos práticos e realiazação de teste individual. O estudante poderá fazer avaliação por exame escrito final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Metodologia de avaliação: contínua, constituída pela realização de relatório sobre os trabalhos laboratoriais (60%) e realizados em grupo (3-4 estudantes) e um teste de conhecimentos individual (40%).O estudante poderá fazer avaliação por exame, composta por um teste escrito com conteúdos das componentes teórica e laboratorial, que terá um peso de 100% da avaliação da UC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 17:56:31