Técnicas de Genética Molecular
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Biomédicas |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: O ensino a distância contempla atividades síncronas e atividades assíncronas. Para as sessões síncronas será utilizada a plataforma Colibri/Zoom ou a plataforma Teams e para as sessões e atividades assíncronas a plataforma Moodle. As aulasl
Objetivos
Esta UC tem uma importante componente laboratorial, na qual o estudante não só deverá realizar autonomamente os procedimentos laboratoriais, mas deverá aprender a planificação do trabalho experimental e a base teórica do mesmo pelo que será umamais-valia a colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas da UNL, em concreto com os laboratórios no CEDOC.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:1. Desenvolver uma visão integrada das técnicas utilizadas em genética molecular, em diagnóstico ou investigação, centradas em quatro processos: amplificação, separação, deteção e expressão;2. Compreender as bases teóricas das técnicas usadas em genética molecular.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Teórica:1. Estrutura organizacional de um genoma2. Métodos de sequenciação de genomas3. Análise da expressão genética à escala do genoma: transcritómica e proteómica de expressão. Metodologias experimentais para o estudo da regulação da expressão genética4. Análise da expressão genética à escala do gene: Rastreios genéticos5. Técnicas de extração de ácidos nucleicos6. Técnicas de amplificação de ácidos nucleicos (PCR, Real time, etc)7. Técnicas de Sequenciação e análise de ácidos nucleicos8. Mapeamento, clonagem e expressão génica9. Bactérias e fagos em genética molecular
Laboratorial:1. Regras de segurança em laboratório; 2. Preparação de soluções e pipetagem3. Técnicas básicas de manipulação de ácidos nucleicos: extração de DNA, eletroforese em gel 4. Amplificação de DNA: PCR e PCR em tempo real5. Análise de sequências de DNA 6. Clonagem bacteriana: construção da molécula recombinante.
Bibliografia Obrigatória
Green, M. and Sambrook, J. ; Molecular Cloning, Cold Spring Harbor Laboratory Press, 2012
Brown, T. ; Gene Cloning and DNA Analysis: An Introduction, Wiley-Blackwell
Bibliografia Complementar
Sander, M. and Bowman, J. ; Genetic Analysis, An Integrated Approach, Pearson
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino são de caráter expositivo e participativo utilizando plataformas de colaboração a distância, com diferentes momentos de discussão sobre os procedimentos e de análise de resultados. Na componente teórica far-se-á recurso adocumentos de apoio que podem ser visionados com suporte digital quer através de projeção de conteúdos, quer de visualização de filmes e animações. A componente prática é de natureza laboratorial envolvendo a execução de protocolos de vários trabalhos. O ensino a distância contempla atividades síncronas e atividades assíncronas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
84,00 |
Obtenção de frequência
Realização de relatório em grupo relativo aos trabalhos práticos e realiazação de teste individual. O estudante poderá fazer avaliação por exame escrito final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Metodologia de avaliação: contínua, constituída pela realização de relatório sobre os trabalhos laboratoriais (60%) e realizados em grupo (3-4 estudantes) e um teste de conhecimentos individual (40%).O estudante poderá fazer avaliação por exame, composta por um teste escrito com conteúdos das componentes teórica e laboratorial, que terá um peso de 100% da avaliação da UC.