Regeneração de Tecidos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Biomédicas |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os principais objetivos são:
- Conhecer os princípios da regeneração de tecidos na perspetiva biológica e na perspetiva tecnológica
- Conhecer aplicações da medicina regenerativa
- Conhecer técnicas laboratoriais de culturas celulares
- Desenhar Scaffolds tridimensionais para regeneração de tecidos
- Saber construir Scaffolds através de técnicas convencionais e manufatura aditiva
Resultados de aprendizagem e competências
Esta UC destina-se a dotar o estudante de conhecimentos teórico-práticos com enfoque laboratorial que lhe permitam ter uma atitude crítica sobre as aplicações biomédicas na área da regeneração de tecidos e órgãos. A aplicabilidade destas técnicas em áreas da medicina é maximizada junto aos estudantes pela colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e com o laboratório 3D da ESTSetubal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Teórico-Prático
- Biologia da Regeneração de tecidos
- Matriz extracelular e construção de blocos celulares
- Células estaminais e regeneração
- Transplante de órgãos
- Medicina Regenerativa
Laboratorial
- Técnicas básicas de culturas celulares
- Meios de cultura e fatores de crescimento
- Técnicas de esterilização
- Design de Scaffolds utilizando CAD e linguagem de programação paramétrica
- Produção de Scaffolds utilizando técnicas convencionais
- Solvent-casting and particle leaching
- Produção de Scaffolds por manufatura aditiva
- Fused Filament Fabrication
- Bioprinting
Bibliografia Obrigatória
Bronzino, JD and Peterson, DR; Molecular, Cellular, and Tissue Engineering. The Biomedical Engineering Handbook, (4ªEd) Londres: CRC Press., 2015
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino são de caráter expositivo e participativo, com diferentes momentos de discussão e também momentos de análise de casos reais. Na componente teórico-prática far-se-á recurso a documentos de apoio que podem ser visionados com suporte digital quer através de projeção de conteúdos, quer de visualização de filmes e animações. A componente prática é de natureza laboratorial envolvendo a execução de protocolos de vários trabalhos.
As aulas TP serão lecionadas a distância recorrendo à plataforma de colaboração remota MS-Teams ou Colibri/Zoom, enquanto que as aulas PL serão lecionadas de forma presencial.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua é constituída pela realização de 2 relatórios (30%, 30%,) dos trabalhos laboratoriais e realizados em grupo (3-4 estudantes) e um teste de conhecimentos individual (40%). A média dos instrumentos de avaliação terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. O estudante poderá realizar avaliação em exame, composto por um teste escrito, que incluirá as componentes teórica e laboratorial com um peso de 100% da avaliação da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cf= Teste*0,4+ 0,3*R1+0,3*R2
R1 e R2 são relatórios PL, um de cada módulo da UC