Introdução ao Projeto em Biomédica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Eletronica e Telecomunicações |
OFICIAL |
Mecânica dos Meios Solidos |
OFICIAL |
Informática |
OFICIAL |
Ciências Biomédicas |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Ensino Teórico |
Totais |
2 |
2,00 |
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro |
|
1,00 |
Paulo Jorge Pires Moita |
|
1,00 |
Vitor Manuel Caetano Alcácer |
|
1,00 |
Miguel Angel Guevara López |
|
1,00 |
Ana Mafalda Saldanha Guedes |
|
1,00 |
Maria João Pedroso Carmezim |
|
1,00 |
Ricardo Miguel Gomes Simões Baptista |
|
1,00 |
Rui Pedro Batoreo Amaral |
|
1,00 |
Célio Gabriel Figueiredo Pina |
|
1,00 |
Catarina Ferreira dos Santos |
|
1,00 |
Anna Luiza Barszczak Sardinha Letournel |
|
1,00 |
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria |
|
1,00 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
2,00 |
André Paulo Galvão de Castro |
|
1,00 |
Milene Sofia Almeida Santos |
|
1,00 |
Ana Mafalda Saldanha Guedes |
|
1,00 |
Maria Helena de Figueiredo Ramos Caria |
|
1,00 |
Ricardo Miguel Gomes Simões Baptista |
|
2,00 |
Rui Pedro Batoreo Amaral |
|
2,00 |
Carla Maria de Almeida Amorim Carneiro |
|
1,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir competências na área da investigação e desenvolvimento na área do projeto em biomédica. Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante compreenda e aplique metodologias de pesquisa de informação científica. Utilize essa informação para analisar um problema de investigação científica e avalie as necessidades de desenvolvimento com o objetivo de elaborar um projeto de investigação. Faz parte ainda dos objetivos que os estudantes compreendam as diferentes formas de disseminação de resultados científicos à sua disposição.
Resultados de aprendizagem e competências
De forma a atingir os objetivos de aprendizagem os conteúdos programáticos foram divididos em quatro capítulos essenciais. No primeiro serão apresentadas as metodologias de pesquisa de informação científica que permitem ao estudante acompreensão dos seus sistemas de funcionamento e aplicação das mesmas a um trabalho concreto na área do projeto em biomédica. A apresentação de diferentes casos de estudo, permite ao estudante compreender as diferenças entre metodologias deinvestigação, permitindo também a correta análise do trabalho proposto. Serão também apresentados os requisitos para elaboração de um projeto científico, que permitirá aos estudantes a analise das suas necessidades e elaboração de uma proposta,nomeadamente ao nível da definição de tarefas, alocação de recursos e pesquisa de oportunidades de financiamento. Diferentes formas de disseminação de resultados serão apresentadas, permitindo ao estudante compreender a sua utilidade.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Metodologias de pesquisa de informação: normas de referenciação, bases de dados, ferramentas de pesquisaMetodologias de investigação: métodos quantitativos e qualitativosRequisitos para elaboração de projetos de investigação: redação de conteúdos, definição de tarefas, alocação de recursos (equipamentos e humanos), oportunidades de financiamento;Disseminação de resultados científicos: elaboração e apresentação de posters e comunicações orais; escrita e publicação de artigos científicos ou de relatórios de projeto.
Bibliografia Obrigatória
Flick, Uwe; Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Monitor, 2005
Flick, Uwe; Introdução Metodologia de Pesquisa Um guia para iniciantes, Editora Penso, 2012
Guerra, Isabel Carvalho; Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo Sentidos e Formas de Uso, Principia, 2006
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta unidade curricular é privilegiado o trabalho autónomo dos estudantes. Cada grupo de estudantes será orientado por um docente, com o qual irá desenvolver um pequeno trabalho de investigação, preferencialmente proposto uma empresa da área,ou incluído num trabalho de investigação a ser desenvolvido simultaneamente.Em paralelo o trabalho dos estudantes é acompanhado por 15 horas seminários ou aulas de apresentação de estudo de casos e ferramentas de pesquisa e estruturação do projeto. O desempenho do estudante na unidade curricular é avaliado por uma apresentação final de grupo, num workshop organizado no âmbito da unidade curricular. Os seminários irão ser realizados de forma remota e as apresentações dos estudantes de forma presencial. O acompanhamento da realização do trabalho dosestudantes será feita a distância, utilizando plataformas de colaboração remota.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
15,00 |
Trabalho de investigação |
100,00 |
Trabalho escrito |
47,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua
Fórmula de cálculo da classificação final
Definição do projeto (10%) + Plano de trabalhos (10%) + Poster (20%) + Apresentação (20%) + Artigo (40%).