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Simulação de Sistemas Produtivos

Código: MP21131     Sigla: SSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia e Organização Industrial
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Produção

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MP 12 Plano de Estudos 2 - 6 0 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Filipe do Carmo Cunha Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Outra: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Pedro Filipe do Carmo Cunha 3,00
José António da Conceição Palma 3,00
Outra Totais 1 1,00
José António da Conceição Palma 1,00
Pedro Filipe do Carmo Cunha 1,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

. Desenvolver nos alunos capacidades de sistematizar e tratar a informação para seu uso na modelação de situações tipo, existentes ao nível dos sistemas de produção. 

. Introduzir técnicas e abordagens para os alunos serem capazes de construir modelos que suportarem a análise e tomada de decisão, na resolução de problemas na área da produção.

Resultados de aprendizagem e competências

. Novas capacidades de sistematizar e tratar a informação para seu uso na modelação de situações tipo, existentes ao nível dos sistemas de produção. 

. Domínio de técnicas e abordagens para os alunos serem capazes de construir modelos que suportarem a análise e tomada de decisão, na resolução de problemas na área da produção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1 – Introdução à Simulação 
. Terminologia e conceitos básicos sobre simulação 
. Tipos de simulação e variação do tempo 
. Caracterização dos Sistemas produtivos e aplicações da simulação 
. Vantagens e desvantagens da simulação 

Módulo 2 – Sistemas produtivos 
. Actividades tipo e componentes 
. Tipo de dados 
. Aleatoriedade e fenómenos 

Módulo 3 – Simulação Estocástica 
. Estatística descritiva e Diagramas de frequência 
. Funções distribuição: ajustamento a conjuntos de dados 
. Intervalos de confiança e testes estatísticos 
. Simulação Monte Carlo e a sua aplicação em Excel 
. Precisão e Validade de dados 

Módulo 4 – Simulação Discreta 
. Processos Estocásticos tempo discreto – Cadeias de Markov, 
. Elementos de Simulação discreta, 
. Filas de Espera - Teoria e modelação 

Módulo 5 – Sistemas de simulação 
. Linguagens e programas de simulação 
. Métodos de modelação e simulação 
. Desenvolvimento de um projecto de simulação 
. Definição do projecto; 
. Construção do Modelo e teste; 
. Validação do modelo Experimentação 
. Planeamento de experiências e optimização 
. Análise de resultados 

Módulo 6 – Novas abordagens à simulação e aplicação de ambientes virtuais 
. Casos de aplicação 
. Integração de sistemas 

Bibliografia Obrigatória

Robison, S; Successful Simulation: A Practical Approach to Simulation Projects, McGraw-Hill
Carrie, A; Simulation of Manufacturing Systems, Wiley
Law, A; Kelton W.D; Simulation Modeling and Analysis, McGraw-Hill

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de temas para pesquisa e estudo, havendo a oportunidade dos alunos apresentarem uma sintese e as conclusões obtidas. 

Pretende-se que nesse trabalho haja uma integração de conhecimentos apresentados nos diferentes módulos da unidade curricular. 

A pesquisa e estudo estarão enqudarados num trabalho de analise de uma caso de estudo que irá ser desenvolvido no decorrer do semestre.

Software

WITNESS Simulation software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 25,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O método de avaliação pode ser por "Avaliação contínua" ou por "Avaliação por exame".

Avaliação contínua

O método de avaliação tem por base duas componentes de avaliação:

(i) A análise e desenvolvimento de um Caso de Estudo, onde são colocados diversos desafios/problemas para os alunos resolverem. Os desafios ou problemas exigirão sempre um desenvolvimento teórico dos temas e muitas vezes um desenvolvimento prático. Assim, no final, irão realizar tarefas que serão devidamente documentadas e apresentadas, com a sua componente teórica e componente prática.

(ii) Uma prova final de avaliação de conhecimentos (PAC).

A análise e desenvolvimento do Caso de Estudo pode ser feito individualmente ou em grupo, sendo que os grupos poderão ser de dimensão de 2, 3 ou 4 alunos.

Análise e desenvolvimento do Caso de Estudo: Exige nota mínima de 10.
Prova de avaliação de conhecimentos (PAC): Exige nota mínima de 10.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A ponderação dos dois elementos de avaliação para a classificação final será a seguinte:

Na avaliação contínua

  • Avaliação individual: 50% Analis.e Desenvol.Caso de Estudo + 50% PAC
  • Avaliação num grupo de 2: 40% Analis.e Desenvol.Caso de Estudo + 60% PAC
  • oAvaliação num grupo de 3: 30% Analis.e Desenvol.Caso de Estudo + 70% PAC
  • Avaliação num grupo de 4: 20% Analis.e Desenvol.Caso de Estudo + 80% PAC

Na avaliação por exame

  • Exame (100%) ou
  • Exame (50%) + Analis.e Desenvol.Caso de Estudo (50%)
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