Eletrotecnia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletrónica e automação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPVE |
17 |
Plano de Estudos_2015_16 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na UC de Eletrotecnia pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e em corrente alternada. Para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com a realização de trabalhos de laboratório.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Compreender e explicar os princípios que sustentam os fenómenos electroestáticos. Distinguir os conceitos e saber aplicá-los.
2. Identificar as grandezas elétricas e propriedades da corrente contínua. Diferenciar os componentes elétricos e aplicar, com critério, técnicas de análise de circuitos em corrente contínua.
3. Compreender e explicar os fundamentos da magnetostática, bem como aplicar as leis que a regem.
4. Identificar um campo eletromagnético variável e descrever os seus efeitos.
5. Analisar circuitos monofásicos alternados sinusoidais em regime permanente.
6. Realizar procedimentos e práticas laboratoriais com o fim de experimentar, validar e consolidar os conhecimentos teóricos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos sobre resolução de sistemas de equações, análise vectorial, números complexos e conceitos básicos de física.
Programa
CAPÍTULO I - ELETROSTÁTICA
Conceitos e Unidades. Carga elétrica. Força eletrostática. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Fluxo elétrico. Potencial elétrico. Trabalho e energia potencial. Condensadores.
CAPÍTULO II - CORRENTE ELÉTRICA
Corrente elétrica. Tensão elétrica. Potência elétrica. Energia. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Lei de Joule. Associação de resistências. Leis de Kirchhoff. Divisores de tensão e de corrente. Análise nodal e análise de malhas. Teorema da sobreposição. Teoremas de Thèvenin e Norton. Conversão de fontes. Condensadores e bobinas em corrente contínua.
CAPÍTULO III - ELETROMAGNETISMO
Natureza de Magnetismo. Campo magnético. Fluxo magnético. Indução electromagnética. Lei de Faraday e lei de Lenz. Bobines. Princípio de funcionamento dos geradores de energia elétrica e dos motores.
CAPÍTULO IV - CORRENTE ALTERNADA
Grandezas periódicas.Resistência, bobina e condensador em circuitos de corrente alternada. Representação geométrica e simbólica da função sinusoidal. Números complexos: forma rectangular, exponencial e polar. Fasores. Impedância. Estudo dos circuitos RL, RC e RLC. Ressonância. Potência elétrica. Fator de potência. Introdução aos circuitos trifásicos.
Bibliografia Obrigatória
Prof. Máximo Rosado; Folhas teóricas de apoio às aulas teóricas-práticas
Sadiku Musa Alexander; Análise de Circuitos Eléctricos com Aplicações
Bibliografia Complementar
Prof.ª Svetlana Chemetova; Fundamentos de Corrente Alternada Sinusoidal
Robert L. Boylestad; Introdução à Análise de Circuitos
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas/práticas: Exposição das matérias teóricas, realizada com a combinação do método expositivo com o método interpretativo, apelando à participação dos alunos. Resolução de problemas de aplicação em que se promove a participação ativa dos alunos.
Aulas de laboratório: É seguido o método participativo, embora também sejam utilizados outros métodos ativos, conforme as situações.
Realização de 8 trabalhos laboratoriais com apoio de guias específicos alternados com avaliações individuais distribuídas.
Software
Software de simulação Easy EDA
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
92,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação compreende duas componentes:
- Dois testes (ou exame final) (70%, com exigência de frequência mínima prevista no regulamento) e nota mínima de 8 valores na média dos testes (ou no exame final), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas. Não há nota mínima no teste para poderem ir ao teste seguinte. Não existirá repescagem dos testes.
-Realização de trabalhos de laboratório, incluindo os respectivos relatórios e provas práticas (30%, com nota mínima de 9 valores).
A nota mínima final é de 10 valores.
Os alunos que obtiveram classificação positiva no laboratório no ano lectivo transacto, podem ser dispensados da frequência das aulas de laboratório.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = 70% Média testes (ou grupos de exame) + 30% Nota Lab.
Média testes = 50% Teste1 + 50% Teste2