Tração Elétrica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletricidade e energia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPVE |
13 |
Plano de Estudos_2015_16 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Esta unidade curricular permite desenvolver competências técnicas e científicas na área da tração elétrica de veículos rodoviários.
Relacionar e descrever a constituição e princípio de funcionamento das principais máquinas de tração utilizadas: máquina de indução e máquina síncrona de magnetos permanentes.
Serão desenvolvidas competências na interpretação do diagrama energético da máquina, no seu arranque e travagem elétrica, assim como, no controlo de velocidade em regime dinâmico.
Realização de trabalhos em grupo de ensaio e regulação de velocidade de motores de tração. Sensibilizar os estudantes para os aspetos relacionados com a organização do espaço de trabalho e a segurança na manipulação deste tipo de equipamentos.
Resultados de aprendizagem e competências
aaaa
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 - Tração elétrica
Introdução à tração elétrica, vantagens e aplicações. Principais máquinas elétricas utilizadas na tração. Dimensionamento e selecção de motores elétricos. Soluções de montagem/integração.
2 - Máquina assíncrona trifásica
Constituição e características de funcionamento como motor de tração. Esquema equivalente.Ligações e características eletromecânica e mecânica. Métodos de arranque.
Regulação de velocidade. Travagem elétrica. Comportamento em regime dinâmico variável.
3 - Máquina Síncrona
Aspetos construtivos. Noção de campo girante, de sincronismo e suas caraterísticas. Representação do modelo da máquina em regime permanente equilibrado.
Máquina síncrona de magnetos permanentes: utilização como motor de tração. Caraterísticas de funcionamento. Trânsito de potência, perdas e rendimento. Simbologia e esquemas de ligações.
Princípio de funcionamento dos controladores de motores elétricos.
4 - Estratégias de controlo em veículos elétricos e híbridos. Travagem regenerativa e optimização do aproveitamento de energia.
Bibliografia Obrigatória
Jesus Fraile Mora; Máquinas Eléctricas, 2003. ISBN: 84-481-3913-5
Gianfranco Pistoia; Electric and Hybrid Vehicles – Power sorces, models, sustainability, infrastructure and the market. ISBN: 978-0-444-53565-8
A.E.Fitzgerald; D.C. Kingsley; Alexander Kusko; Máquinas Eléctricas. ISBN: 0-07-090132-5
Bibliografia Complementar
João Palma; Accionamentos eléctricos de velocidade variável, 1999. ISBN: 972-31-0839-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aaaa
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
100,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
AVALIAÇÃO:
- Componente teórico-prática: avaliação contínua com a realização de 2 testes (NT1 e NT2) intercalares em datas a definir, ou exame final (NE) com data a definir pelo CP.
- Componente laboratorial (NL): avaliação contínua com a realização dos trabalhos laboratoriais e respectivos relatórios.
CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO:
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo:
- Nota da teórico-prática: a nota mínima em cada teste é de 7 valores (sem arredondamento), sendo a nota mínima da média dos testes de 10 valores, com o peso de 70%.
- Nota do exame final (NE) obrigatoriamente igual ou superior a 10 valores, com o peso de 70%.
- Nota dos laboratórios (NL): calculada com base na realização dos trabalhos e respectivos relatórios, com o peso de 30%.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final da disciplina será calculada por:
NF=0.7*((NT1+NT2)/2)+0.3*NL
ou
NF=0.7*NE+0.3*NL