Química A
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Química |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
QAA |
17 |
Plano_estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos gerais:
-Dar ao aluno uma visão dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação de base;
-Dar ao aluno os fundamentos essenciais à compreensão dos métodos analíticos aplicados ao Ambiente;
-Levar o aluno a compreender a relevância da Química nos sistemas naturais e nas tecnologias ambientais.
Resultados de aprendizagem e competências
Objetivos específicos - competências a adquirir (conhecimentos, aptidões e atitudes):
-Conhecer as unidades de concentração de soluções;
-Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;
-Ser capaz de preparar soluções no laboratório;
-Ser capaz de fazer cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos.
-Conhecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico e conhecer os vários tipos de equilíbrio químico;
-Ser capaz de determinar o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
-Ser capaz de fazer titulações ácido-base, escolher indicador adequado e determinar a concentração do titulado;
-Ser capaz de determinar a solubilidade de um sal;
-Ser capaz de trabalhar em laboratório, cumprindo as regras de segurança.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Competências em Matemática (Ensino Secundário ou equivalente)
Programa
1. Concentração de Soluções
Unidades de concentração. Preparação de soluções.
2. Cálculos Estequiométricos
Acerto de equações químicas. Reagente limitante. Rendimento da reação.
3. Equilíbrio Ácido-base
Conceitos de ácido e base. Escala de pH. Autoprotólise da água. Anfoterismo. Força de ácidos e bases, Ka e Kb. Determinação do pH de soluções de ácidos e bases. Solução tampão.
Titulações ácido-base, curva de titulação, ponto de equivalência e indicadores ácido-base.
4. Equilíbrio de Solubilidade
Produto de solubilidade. Determinação da solubilidade de um sal. Efeito do ião comum.
5. Oxidação-redução e Eletroquímica
Acerto de equações redox. Números de oxidação. Potencial de redução padrão e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha.
6. Ligação química*
Escrita de fórmulas de Lewis. Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência e a geometria molecular.
*se houver disponibilidade de tempo
Bibliografia Obrigatória
D. Reger, S. Goode, E. Mercer; Química: Princípios e Aplicações, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 972-31-0773-2
Bibliografia Complementar
R. Chang; Química, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 84-481-4527-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm tipologia teórico-prática, dado tratar-se de uma UC com objetivo de operacionalização de conceitos. É adotado o método expositivo participado, mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões e a aprender através da resolução ativa de exercícios, orientando-os nesse processo.
A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo questionário ou relatório. Nestas aulas é posto em prática o método experimental e trabalho em grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída sem obrigatoriedade de exame final
Avaliação contínua, por 3 testes, pressupondo uma assiduidade mínima de 85 % às aulas da disciplina.
1º teste: novembro
2º teste: dezembro
3º teste: janeiro
(estas datas carecem de aprovação pelo C. Pedagógico)
NOTA TEÓRICA-PRÁTICA
A aprovação na componente teórica-prática pode ser obtida por avaliação contínua (3 testes) ou por exame.
Obterá aprovação na componente teórica-prática o aluno cuja média aritmética dos testes seja maior ou igual a 9.5 val., desde que em nenhum dos testes a classificação tenha sido inferior a 7.5 val.
NOTA LABORATORIAL
Nota laboratorial mínima: 9.5 val.
NOTA FINAL
A nota final é a média ponderada da nota laboratorial (30%) e da nota teórica-prática (70%).
Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante (TE) reconhecido que faltem a mais do que 1 trabalho laboratorial, realizarão obrigatoriamente no exame final, um grupo específico concretamente relacionado com a componente laboratorial da UC.
Os alunos TE que optem por realizar avaliação contínua (testes) e que faltem a mais do que 1 trabalho laboratorial, deverão igualmente efetuar este grupo específico sobre a componente laboratorial da UC, na data de exame de Época Normal.
-Para realizar a UC em avaliação contínua, o Estudante terá de ter uma frequência mínima às aulas de 85%.
-Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega dos respetivos relatórios/questionários, o aluno não poderá obter aprovação na disciplina. É permitido um MÁXIMO de 1 falta às aulas laboratoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 0.70*NT + 0.30*NL
NT = (T1+T2+T3)/3
CF - Classificação Final
NT - Nota teórico-prática
NL - Nota laboratorial
Provas e trabalhos especiais
não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
-Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email à Docente Responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt), até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
Melhoria de classificação
O estudante poderá realizar melhoria de classificação em época de Recurso, devendo para o efeito inscrever-se na Divisão Académica.
Observações
-Esclarecimento de Dúvidas (Carla Gamelas, F205): segunda-feira, 12h-14h.
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email à Docente Responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt) até ao dia útil anterior.
Pode ser agendado esclarecimento de dúvidas online (via ZOOM), em dia/hora a combinar com o estudante.
-Os materiais de apoio (slides, fichas de exercícios e protocolos laboratoriais) encontram-se no Moodle 2022/2023.
-É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e as provas de avaliação.
-Os Estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exame) deverão enviar email à Docente Responsável (carla.gamelas@estsetubal.ips.pt), até uma semana antes da realização da prova seguinte, exprimindo a intenção de exercer esse direito.