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Introdução à Programação para a internet

Código: PWDAM4     Sigla: IPINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 1T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPCDA 16 Plano de Estudos_2017_18 1 - 3 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laércio Cruvinel Júnior Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,73
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,73
Laércio Cruvinel Júnior 2,73

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos Gerais

As aplicações Web desempenham um papel relevante na vida do dia a dia. Nesse contexto, é necessário não só saber utilizá-las com maior eficácia e eficiência como ainda desenvolver competências para o seu desenvolvimento.



    • Nesse sentido pretende-se nesta UC que os estudantes adquiram conhecimentos, aptidões e competências na área do desenvolvimento web em front-end.





    • Os estudantes devem no final desta UC ter as competências necessárias para desenharem e desenvolver o front-end de uma aplicação web.




Objetivos Específicos

Arquitetura Web


  Obj#1- Compreender e explicar os principais conceitos associados à Arquitetura Web.
HTML e CSS


  Obj#2Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem HTML e CSS;


  Obj#3 – Reconhecer elementos principais do HTML e seletores do CSS;


  Obj#4 – Distinguir entre linguagens de marcação e linguagens de estilo


  Obj#5 – Aplicar a linguagem HTML na estruturação de conteúdos diversos e Aplicar a linguagem de estilos CSS  a documentos   HTML.


JavaScript e DOM


  Obj#6 – Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem de programação JS


  Obj#7 – Desenvolver scripts JS que permitam implementar interação e dinâmica em documentos HTML.


  Obj#8 – Reconhecer e explicar o DOM. Aplicar o JS à manipulação do DOM.


  Obj#9 – Reconhecer e explicar o funcionamento do Protocolo HTTP/s

Objetivos integradores 

Obj#10 - Desenhar e criar o front-end de uma aplicação web com integração dos conhecimentos anteriores.
Obj#11 - Avaliar e refletir sobre a implementação realizada e identificar formas alternativas de implementação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:

1 - Identificar e descrever as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicações Web,  compreender e explicar a arquitetura Web;

2 - Aplicar a linguagem HTML e CSS necessárias ao desenvolvimento de uma aplicação web na vertente de front-end;

3 - Aplicar a vertente de interação e dinâmica aos elementos de HTML e CSS com recurso à linguagem Javascript

4 - Testar e corrigir erros nas componentes de HTML, CSS e Javascript

5 - Aplicar as boas práticas de programação de interfaces Web.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

1) Noções de Web:

  1. a) História e Desenvolvimento da World Wide Web e Tecnologias Associadas
  2. b) Introdução à Arquitetura Cliente-Servidor;

2) Cliente Web:

  1. a) HTML5 ;
  2. b) CSS;
  3. c) JavaScript/ECMAScript;
  4. d) DOM (Document Object Model).

3) Protocolo de comunicação HTTP/HTTPS;

Bibliografia Obrigatória

Luís Abreu; HTML5, FCA, 2015
Luís Abreu; Javascript, FCA, 2013
Pedro Remoaldo; CSS3, FCA, 2011
Ricardo Queiróz, Filipe Portela; Introdução ao Desenvolvimento Moderno para a Web, FCA, 2018

Bibliografia Complementar

Ricardo Queiróz, Filipe Portela; Desenvolvimento Avançado para a Web, FCA, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias utilizadas serão centradas no estudante. Pretende-se assim,  estimular e incentivar o estudante a participar no seu processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, nas aulas TP o o método expositivo será utilizado para introduzir os estudantes aos conceitos, contudo será sempre incentivado uma abordagem centrada na aprendizagem ativa. Os estudantes serão desafiados a resolver problemas e questões. Este processo será sempre mediado pelo docente. Nas aulas de Lab serão apresentados exercícios de aplicação prática e desenvolvimento de trabalho de grupo prático continuado. Adota-se assim uma abordagem centrada na metodologia baseada em projeto.

Software

NodeJS
Notepad++
VSCode

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de sistemas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação > Negócio electrónico

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 72,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação contínua está condicionado a:

a) pelo menos, 75% da frequência das aulas. 

b) Média superior ou igual a 10 (e não inferior a 8 valores em cada componente de avaliação) 

No caso, do estudante ultrapassar o limite permitido ou não atingir as notas mínimas passará automaticamente para avaliação por exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:



    • Teste Teórico






      •  TT(1) - HTML e CSS;







      •  TT(2) - Javascript;






    • Trabalho prático em grupo com apresentação intermédia e final  obrigatória. 





    • Cálculo de Nota Final (AC)

      NF (>=9,5) = (Teórica * 40%) + (Trabalho Prático* 40%) + (Discussão individual * 20%)



(A média superior ou igual a 10 (e não inferior a 8 valores em cada componente) dispensa o estudante de exame final)


Avaliação Não Contínua:


  • NF = 50% [CT] + [CP= 30% trabalho prático + 20% discussão individual]

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes trabalhadores, atletas de alta competição, dirigentes associativos e estudantes ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa deverão dirigir-se, até à segunda semana letiva do semestre, ao responsável da unidade curricular, de modo a justificarem a sua condição, nos termos previstos nos respetivos diplomas.

Observações

A plataforma Moodle é utilizada para dar suporte à UC. Todos os conteúdos e atividades são divulgadas na página moodle. Os estudantes devem garantir a sua inscrição nessa área mediante uma chave de inscrição que é divulgada pela docente nas primeiras aulas.
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