Introdução à Estatística Descritiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPCDA |
22 |
Plano de Estudos_2017_18 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e técnicas relacionadas com a recolha, o tratamento e a análise de dados. Pretende-se também que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar em equipa, bem como a autonomia na resolução de exercícios.
Resultados de aprendizagem e competências
- Entender e distinguir vários conceitos de estatística descritiva.
- Aplicar técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.
- Construir e analisar um modelo de regressão linear simples.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de Matemática.
Programa
- Noções elementares.
- Classificação, organização e interpretação de dados estatísticos.
- Medidas de localização e de dispersão.
- Distribuições bidimensionais.
- Diagrama de dispersão.
- Coeficiente de correlação linear de Pearson.
- Reta de regressão.
Bibliografia Obrigatória
Figueiredo, F; Estatística Descritiva e Probabilidades, 7ª edição, Escolar Editora, 2009
Murteira, B.; Análise Exploratória de Dados: Estatística Descritiva, Lisboa, McGraw-Hill, 1993
Reis, E.; Estatística Descritiva, 7ª Edição, Edições Sílabo, 2008
Santos, C.; Estatística Descritiva - Manual de Auto-Aprendizagem, 3ª Edição, Edições Sílabo, 2018
Silvestre, A. L.; Análise de Dados e Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teórico-práticas (TP), onde são apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa e resolvidos exercícios que ilustram os tópicos abordados, podendo assim os alunos adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, e logo após a apresentação dos conteúdos, os alunos realizarão, individualmente ou em grupo, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios que lhes permitirá obter uma compreensão mais aprofundada dos temas abordados e interiorização e uma maior consolidação dos conhecimentos. Caberá ao aluno, à posteriori, realizar um estudo autónomo sobre os temas abordados e aprofundar o seu conhecimento.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
85,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Estudo autónomo |
51,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exames.
Avaliação Contínua
A Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 testes, trabalhos de grupo e/ou individual realizados em aula e uma frequência presencial obrigatória de, pelo menos, 75% das aulas.
Avaliação por Exame
A avaliação por exames tem por base a realização de um exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua
Designando por MT a média das classificações dos 2 testes (de zero a 20 valores, arredondadas às décimas) e MTA a média das notas dos trabalhos realizados em aula (de zero a 20 valores, arredondadas às décimas), a classificação final CF (arredondada às unidades) será calculada da seguinte forma:
CF = 0.85×MT+0.15×MTA
As condições de aprovação na avaliação Contínua são as seguintes:
- Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 valores e inferior a 18 valores, o aluno é aprovado com essa nota final, desde que a classificação em ambos os testes tenha sido maior ou igual a 8.0 valores;
- Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 18 valores, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.
Se o aluno obtiver pelo menos 8.0 num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 8.0 valores ou CF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).
Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. Não há a possibilidade de recuperar trabalhos.
Avaliação por Exame
As condições de aprovação são as seguintes:
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.
Observações
Frequência presencial obrigatória de, pelo menos, 75% das aulas.
Os Testes terão uma duração de 2 horas e os Exames de 2 horas e 30 minutos.
Se as avaliações se realizarem online, o aluno poderá ser chamado a realizar uma prova oral para confirmar os conhecimentos revelados nas avaliações sumativas a distância. A classificação da prova oral substitui a classificação do momento de avaliação em causa. Caso o aluno não compareça à prova oral, sem a devida justificação, a avaliação em causa será anulada.
Toda a informação sobre a unidade curricular, incluindo os materiais de apoio, está disponível na plataforma Moodle.