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Introdução à Estatística Descritiva

Código: PWDAM20     Sigla: IED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Matemática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=1475
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPCDA 22 Plano de Estudos_2017_18 2 - 3 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Sequeira Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Paula Cristina Sequeira Pereira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta Unidade Curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e técnicas relacionadas com a recolha, o tratamento e a análise de dados. Pretende-se também que o aluno desenvolva a capacidade de trabalhar em equipa, bem como a autonomia na resolução de exercícios.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Entender e distinguir vários conceitos de estatística descritiva.

  2. Aplicar técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.

  3. Construir e analisar um modelo de regressão linear simples.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 Conhecimentos básicos de Matemática.

Programa


  1. Noções elementares.

  2. Classificação, organização e interpretação de dados estatísticos.

  3. Medidas de localização e de dispersão.

  4. Distribuições bidimensionais.


    1. Diagrama de dispersão.

    2. Coeficiente de correlação linear de Pearson.

    3. Reta de regressão.


Bibliografia Obrigatória

Figueiredo, F; Estatística Descritiva e Probabilidades, 7ª edição, Escolar Editora, 2009
Murteira, B.; Análise Exploratória de Dados: Estatística Descritiva, Lisboa, McGraw-Hill, 1993
Reis, E.; Estatística Descritiva, 7ª Edição, Edições Sílabo, 2008
Santos, C.; Estatística Descritiva - Manual de Auto-Aprendizagem, 3ª Edição, Edições Sílabo, 2018
Silvestre, A. L.; Análise de Dados e Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas (TP), onde são apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa e resolvidos exercícios que ilustram os tópicos abordados, podendo assim os alunos adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, e logo após a apresentação dos conteúdos, os alunos realizarão, individualmente ou em grupo, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios que lhes permitirá obter uma compreensão mais aprofundada dos temas abordados e interiorização e uma maior consolidação dos conhecimentos. Caberá ao aluno, à posteriori, realizar um estudo autónomo sobre os temas abordados e aprofundar o seu conhecimento. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 85,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Estudo autónomo 51,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exames.

Avaliação Contínua  

A Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 testes, trabalhos de grupo e/ou individual realizados em aula e uma frequência presencial obrigatória de, pelo menos, 75% das aulas.

Avaliação por Exame

A avaliação por exames tem por base a realização de um exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua  

Designando por MT a média das classificações dos 2 testes (de zero a 20 valores, arredondadas às décimas) e  MTA a média das notas dos trabalhos realizados em aula  (de zero a 20 valores, arredondadas às décimas), a classificação final CF (arredondada às unidades) será calculada da seguinte forma:

CF = 0.85×MT+0.15×MTA

As condições de aprovação na avaliação Contínua são as seguintes:

  • Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 valores e inferior a 18 valores, o aluno é aprovado com essa nota final, desde que a classificação em ambos os testes tenha sido maior ou igual a 8.0 valores;
  • Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 18 valores, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.
Se o aluno obtiver pelo menos 8.0 num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 8.0 valores ou CF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).
Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. Não há a possibilidade de recuperar trabalhos.

Avaliação por Exame

As condições de aprovação são as seguintes:

  • Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
  • Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.

Observações

Frequência presencial obrigatória de, pelo menos, 75% das aulas.

Os Testes terão uma duração de 2 horas e os Exames de 2 horas e 30 minutos.

Se as avaliações se realizarem online, o aluno poderá ser chamado a realizar uma prova oral para confirmar os conhecimentos revelados nas avaliações sumativas a distância. A classificação da prova oral substitui a classificação do momento de avaliação em causa. Caso o aluno não compareça à prova oral, sem a devida justificação, a avaliação em causa será anulada.

Toda a informação sobre a unidade curricular, incluindo os materiais de apoio, está disponível na plataforma Moodle.
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