Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > PARC15
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Tecnologias de Programação para a Internet

Código: PARC15     Sigla: TPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPPAR 15 Plano de Estudos_2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Martinha do Rosário Fonseca Piteira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Luís Coelho Marques 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos Gerais

As aplicações Web desempenham um papel relevante na vida do dia a dia. Nesse contexto, é necessário não só saber utilizá-las com maior eficácia e eficiência como ainda desenvolver competências para o seu desenvolvimento.

Nesse sentido pretende-se nesta UC que os estudantes adquiram conhecimentos, aptidões e competências na área do desenvolvimento web em front-end.

Os estudantes devem no final desta UC ter as competências necessárias para desenharem e desenvolver o front-end de uma aplicação web.

Objetivos Específicos

Arquitetura Web

   Obj#1- Compreender e explicar os principais conceitos associados à Arquitetura Web.

 HTML e CSS

   Obj#2- Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem HTML e CSS;

   Obj#3 – Reconhecer elementos principais do HTML e seletores do CSS;

   Obj#4 – Distinguir entre linguagens de marcação e linguagens de estilo

   Obj#5 – Aplicar a linguagem HTML na estruturação de conteúdos diversos e Aplicar a linguagem de estilos CSS  a documentos   HTML.

 
JavaScript e DOM

   Obj#6 – Reconhecer e explicar a finalidade da linguagem de programação JS

   Obj#7 – Desenvolver scripts JS que permitam implementar interação e dinâmica em documentos HTML.

   Obj#8 – Reconhecer e explicar o DOM. Aplicar o JS à manipulação do DOM.

   Obj#9 – Reconhecer e explicar o funcionamento do Protocolo HTTP/s

Objetivos integradores

 Obj#10 - Desenhar e criar o front-end de uma aplicação web com integração dos conhecimentos anteriores.

Obj#11 - Avaliar e refletir sobre a implementação realizada e identificar formas alternativas de implementação.

Resultados de aprendizagem e competências

1 - Identificar e descrever as tecnologias utilizadas para desenvolver aplicações Web, compreender e explicar a arquitetura Web;

 2 - Aplicar a linguagem HTML e CSS necessárias ao desenvolvimento de uma aplicação web na vertente de front-end;

 3 - Aplicar a vertente de interação e dinâmica aos elementos de HTML e CSS com recurso à linguagem Javascript;

 4 - Testar e corrigir erros nas componentes de HTML, CSS e Javascript

 5 - Aplicar as boas práticas de programação de interfaces Web.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável!

Programa

1) Noções de Web:

  1. a) História e Desenvolvimento da World Wide Web e Tecnologias Associadas
  2. b) Introdução à Arquitetura Cliente-Servidor;

2) Cliente Web:

  1. a) HTML5 ;
  2. b) CSS;
  3. c) JavaScript/ECMAScript;
  4. d) DOM (Document Object Model).

3) Protocolo de comunicação HTTP/HTTPS;

Bibliografia Obrigatória

Luís Abreu; HTML5, FCA, 2015. ISBN: 978-972-972-821-8
Luís Abreu; JavaScript 6, FCA, 2015. ISBN: 978-972-972-815-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias utilizadas serão centradas no estudante. Pretende-se assim,  estimular e incentivar o estudante a participar no seu processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, nas aulas TP o o método expositivo será utilizado para introduzir os estudantes aos conceitos, contudo será sempre incentivado uma abordagem centrada na aprendizagem ativa. Os estudantes serão desafiados a resolver problemas e questões. Este processo será sempre mediado pelo docente. Nas aulas de Lab serão apresentados exercícios de aplicação prática e desenvolvimento de trabalho de grupo prático continuado. Adota-se assim uma abordagem centrada na metodologia baseada em projeto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 72,00
Estudo autónomo 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação contínua está condicionado a:

a) pelo menos, 75% da frequência das aulas. 

b) Média superior ou igual a 10 (e não inferior a 8 valores em cada componente de avaliação) 

No caso, do estudante ultrapassar o limite permitido ou não atingir as notas mínimas passará automaticamente para avaliação por exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:


  • Mini-Teste (2) – HTML e CSS;

  • Teste Teórico (1) - Javascript;

  • Trabalho prático em grupo (2 elementos) com apresentação intermédia e final obrigatória. 


Cálculo de Nota Final (AC)

NF (>=9,5) = (Teórica * 40%) + (Trabalho Prático* 40%) + (Discussão individual * 20%)



  • A média superior ou igual a 10 e não inferior a 9 valores nas componentes HTML, CSS e Javascript dispensa o estudante do exame final.

  • Nota mínima de aprovação nos mini-testes: 8 valores

  • A nota mínima de aprovação na componente prática é de >=9,5 valores.

  • O estudante pode recuperar na data do exame de época normal a(s) componente(s) teóricas na qual não tinha tido aprovação. 


Avaliação Não Contínua:


  • NF = 50% [CT] + [CP= 30% trabalho prático + 20% discussão individual]

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes trabalhadores, atletas de alta competição, dirigentes associativos e estudantes ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa deverão dirigir-se, até à segunda semana letiva do semestre, ao responsável da unidade curricular, de modo a justificarem a sua condição, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-24 às 00:03:44