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Energias Renováveis e Armazenamento

Código: REID16     Sigla: ERA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletricidade e energia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes Elétricas Inteligentes e Domótica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
REID 6 Plano de Estudos 2018/19 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro José Ambrósio Lobato Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Pedro José Ambrósio Lobato 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Objetivos
Identificar as principais fontes de energias renováveis e compreender o funcionamento das  tecnologias utilizadas no aproveitamento de energias renováveis.
Caraterizar o panorama energético português.
Conhecer vários processos de conversão e armazenamento de energia.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao finalizar esta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:

1- Compreender/explicar os princípios que sustentam as aproveitamentos de energias renováveis. Distinguir os conceitos e saber aplicá-los;
2-Caraterizar o panorama energético nacional; 
3- Identificar as principais fontes de energias renováveis e saber caraterizar os respetivos recursos disponíveis. Diferenciar as tecnologias e  equipamento relativos a cada aproveitamento;
4- Compreender/explicar  processos de conversão e armazenamento de energia;
5- Realizar trabalhos práticos com o fim de experimentar, validar e consolidar os conhecimentos teóricos.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos sobre resolução de sistemas de equações, análise de circuitos elétricos e conceitos básicos da área de eletrotecnia.

Programa

1– Fontes Renováveis 
 
-Eólica Introdução. Recurso Eólico. Cálculos energéticos. Tecnologia.
- Mini-hídrica. Introdução. Introdução à análise hidrológica.
- Solar fotovoltaico. Caracterização do recurso disponível. Soluções para o aproveitamento da energia solar. Energia solar fotovoltaica. Introdução. Tipos de células. Aplicações isoladas da rede. Aplicações ligadas à rede elétrica. Equipamentos de conversão da energia.
-Outras renováveis Introdução. Ondas, Biomassa e biocombustíveis. 

2- Introdução aos sistemas energéticos 
 
- Utilização da energia e sectores de caraterização.
– Vetores energéticos (elétrica, gás, biomassa, carvão, derivados de petróleo).
– Fontes energéticas.
– Energia primária e secundária.
– Caracterização da situação em Portugal (e na EU) por sector e por fonte.

 
3 – Integração de Renováveis e Armazenamento 
- Noções sobre o armazenamento de energia elétrica.
– Desafios e oportunidades para o armazenamento da energia.
– Tecnologias de armazenamento de energia.

Bibliografia Obrigatória

Rui Castro; Introdução às Energias Renováveis, IST Press

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas terão uma componente baseada na exposição do conteúdo programático da disciplina e outra componente baseada na exemplificação, em termos de aplicações, desse conteúdo, e na resolução de problemas.
Esta exposição será complementada com trabalhos práticos do aluno, onde se privilegia uma forte componente de trabalho autónomo no desenvolvimento dos trabalhos propostos.

Software

Excel
Octave

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 80,00

Obtenção de frequência

1- O regime de avaliação contínua
Os alunos que pretendam frequentar a UC em regime de avaliação contínua  tem a obrigatoriedade de efetuar todas as avaliações das duas componentes:
  - Componente Teorico-prática (T) é avaliada por testes. A nota da componente T é dada pela média dos testes.  
   
  - Componente de trabalhos práticos  com realização obrigatória. A avaliação desta componente é composta pelo desempenho em aula presencial (Dp) e dos relatórios  apresentados dos  trabalhos (P). 


2- Regime de avaliação por exames com trabalhos  obrigatórios
Os alunos que escolherem o regime de avaliação por exames, efetuarão uma prova escrita onde será avaliada toda a matéria correspondente à componente T. As provas de exame são feitas em épocas calendarizadas a nível de Escola.

A nota mínima da média dos Testes, da Componente Prática e do Exame é de 9.5 (nove ponto cinco valores).



3-Regime de avaliação na época de exames
O exame é constituído por duas partes, uma para a primeira parte , e outra para a segunda parte. Os alunos que não obtiveram aprovação no regime de avaliação contínua e  obrigados a efetuar exame para a sua aprovação, podem decidir não fazer uma das partes desse exame e, nessa parte, ser-lhe-á atribuída a classificação obtida no teste correspondente. As classificações obtidas nas partes realizadas em exame substituem as eventualmente obtidas em testes para o cálculo da média T.






Fórmula de cálculo da classificação final


Nota final (NF) no regime de avaliação contínua  é dada por:

NF = 0.6*T + 0.3*P +  0.1*Dp;



A nota final (NF) no regime de avaliação por exames será a média ponderada da classificação  obtida na época de exame (NE) e a da obtida na componente Prática (P) obrigatória ou equivalente, 

NF =0.7 *NE + 0.3 *P ;

Os alunos que tenham obtido NF ≥9.5 valores ficarão aprovados com a classificação final (NF) determinada pelo arredondamento às unidades.

Melhoria de classificação

Uma vez aprovado em avaliação contínua, o estudante só poderá fazer melhoria de nota em época de recurso.

Observações

Os conteúdos e materiais pedagógicos de apoio ao estudo encontram-se na página de ME no moodle. Os alunos são inscritos pelo responsável da UC.

Os alunos com estatutos especiais deverão apresentar ao responsável da UC a sua situação específica atendendo às objetivas  implicações no acompanhamento das aulas.
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