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Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos

Código: DVAM08     Sigla: MADJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVAM 23 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fausto José da Silva Valentim Mourato Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Fausto José da Silva Valentim Mourato 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Potenciar as competências dos alunos no desenvolvimento especializado de videojogos, com recurso a ferramentas e bibliotecas próprias para o efeito.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolvimento dos seguintes conhecimentos:


  • Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão

  • Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional.

  • Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.

  • Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.

  • Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais.



Desenvolvimento das seguintes aptidões:


  • Comunicar e interpretar documentação técnica em língua inglesa.

  • Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.

  • Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.

  • Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.

  • Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Motores gráficos: interface e principais elementos.
2. Gestão e importação de Assets.
3. Criação e edição de cenas.
4. Materiais: iluminação, cores e texturas.
5. Incorporação de elementos multimédia.
6. Motor de física.
7. Programação e Scripts.

Bibliografia Obrigatória

Alberto Simões; Introdução ao desenvolvimento de jogos com Unity, FCA, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

É utilizado método expositivo para introdução dos conceitos, com recurso frequente a exemplos práticos, com reforço através de exercícios práticos/laboratoriais.

A aprendizagem prática é reforçada pela realização de um projeto final e 2 mini-projetos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 80,00
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação:
15% - Mini-projeto / Game Jam (MP)
15% - Laboratórios
30% - Teste (T)
40% - Projeto - inclui GDD, apresentações, etc. (P)

O mini-projeto é disponibilizado durante o semestre. Como alternativa, os estudantes podem participar em eventos do estilo "Game Jam" e discutir os trabalhos realizados nesses eventos.

Em caso de não aprovação/realização do teste, essa componente da nota poderá ser obtida pela realização de exame escrito.

Em caso de não aprovação/realização do projeto e/ou mini-projeto, serão definidos novos temas antes do final do semestre para entrega na época de recurso.

A nota mínima no Teste e nos Exames é de 8.0 valores. Nas restantes componentes a noa mínima é de 9.5 valores.
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