Dinâmica e Aplicações de Máquinas Elétricas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEC |
7 |
Plano de Estudos_2020 |
1 |
- |
7,5 |
60 |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Pretende-se, globalmente, que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio do comportamento dinâmico de máquinas elétricas e também no domínio do princípio de funcionamento de máquinas elétricas não convencionais e suas aplicações. Especificamente, e como resultado da aprendizagem, pretende-se que sejam capazes de interpretar e desenvolver modelos matemáticos dinâmicos de máquinas elétricas, efetuar a sua implementação em programas de simulação numérica, prevendo e analisando o comportamento das máquinas elétricas, com recurso também a ensaios laboratoriais e integrando as máquinas elétricas em sistemas mais complexos, envolvendo aspetos de regulação e controlo. Pretende-se ainda que entendam o comportamento de máquinas elétricas não convencionais, pesquisando e descrevendo as suas aplicações.
Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se, globalmente, que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio do comportamento dinâmico de máquinas elétricas e também no domínio do princípio de funcionamento de máquinas elétricas não convencionais e suas aplicações. Especificamente, e como resultado da aprendizagem, pretende-se que sejam capazes de interpretar e desenvolver modelos matemáticos dinâmicos de máquinas elétricas, efetuar a sua implementação em programas de simulação numérica, prevendo e analisando o comportamento das máquinas elétricas, com recurso também a ensaios laboratoriais e integrando as máquinas elétricas em sistemas mais complexos, envolvendo aspetos de regulação e controlo. Pretende-se ainda que entendam o comportamento de máquinas elétricas não convencionais, pesquisando e descrevendo as suas aplicações.
Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução à Dinâmica de Máquinas Elétricas: enquadramento e objetivos; revisão de conceitos fundamentais de dinâmica de sistemas; utilização de ferramentas de simulação numérica (Matlab/Simulink). Dinâmica de Transformadores: aspetos de funcionamento e construtivos; modelo dinâmico do Transformador (com ensaios laboratoriais e simulação numérica).Dinâmica de Máquinas de Corrente Contínua: aspetos de funcionamento e construtivos; modelo dinâmico da Máquina de Corrente Contínua (com ensaios laboratoriais e simulação numérica).
Motor Síncrono de Magnetos Permanentes: funcionamento e aplicações. Motor Linear de Indução: funcionamento e aplicações. Motores de Relutância Comutada e de Relutância Síncrono: funcionamento e aplicações. Motor Passo a Passo: funcionamento e aplicações. Motor de Histerese: funcionamento e aplicações. Motor Piezoelétrico: funcionamento e aplicações. Motores Tubulares e em Disco: funcionamento e aplicações.
Bibliografia Obrigatória
A.J. Pires; Slides
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas desta UC procurar-se-á estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico e da capacidade de iniciativa.
Serão dadas orientações genéricas e introdutórias em cada um dos capítulos, após o que é promovido o trabalho em equipa no desenvolvimento e aprofundamento dos temas, recorrendo-se ao ensaio laboratorial, à simulação numérica e à pesquisa como auxiliares do processo de aprendizagem. Sempre com o acompanhamento do docente.
Os trabalhos laboratoriais e de simulação, bem como os trabalhos de pesquisa, serão desenvolvidos, preferencialmente, em grupos de dois alunos, havendo sempre lugar a uma apresentação oral e discussão, perante a turma, de todos os trabalhos realizados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
65,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
90,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
210,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
CF=(CT1+CT2+CT3+2*CT4)/5