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Desenvolvimento Sustentável, Energia e Ambiente

Código: MEGEIE03     Sigla: DSEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicada

Ocorrência: 2022/2023 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEGEIE 14 Plano de estudos_2019_2020 1 - 5 55 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Henrique Mayordomo Cunha Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Outra: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Fernando Henrique Mayordomo Cunha 3,00
Outra Totais 1 2,00
Fernando Henrique Mayordomo Cunha 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A Unidade Curricular (UC) aborda os conhecimentos sobre Desenvolvimento Sustentável quer no contexto da definição de estratégias empresariais e das nações, mas também na aplicação de instrumentos e modelos de avaliação que permitem classificar a sustentabilidade da gestão de energia e ambiente. Ao longo da UC, o aluno deve ser capaz de: identificar as orientações estratégicas da política de Desenvolvimentos Sustentável; estabelecer objetivos e metas para cumprimento das referidas orientações; planear e monitorizar ações integradas de gestão de energia e ambiente que concretizem o alcance de metas e objetivos; conceber e aplicar modelos de avaliação do Desenvolvimento Sustentável, customizados às atividades e aos processos

Resultados de aprendizagem e competências

A UC pretende que os alunos adquiram conhecimentos e competências que lhes permitam participar em processos de avaliação da sustentabilidade das atividades e tecnologias. São abordados vários instrumentos ambientais em vigor. Também são abordadas metodologias de análise e avaliação de impactos no ambiente e na economia em Sistemas de produtos. Será ainda feita referência à importância das métricas de sustentabilidade em sistemas de energia. Com isto os alunos ficam aptos a avaliar impactos ambientais de planos de gestão de energia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Políticas de Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável


1.1.    Orientações comunitárias e nacionais;


1.2.    Orientações das Nações Unidas.



  1. Instrumentos Ambientais


2.1.    Avaliação de Impacte Ambiental;


2.2.    Gestão Ambiental;


2.3.    Licenciamento Ambiental (Emissões Industriais);


2.4.    Prevenção de acidentes graves;


2.5.    PRTR - Registo de Emissões e Transferências de Poluentes;


2.6.    Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE);


2.7.    Fiscalidade Verde;



  1. Produção e Consumo Sustentáveis


3.1.    Análise de fluxos de materiais e energia;


3.2.    Avaliação cruzada das eficiências de utilização dos recursos: eficiência material; eficiência hídrica; eficiência energética.


3.3.    Avaliação do ciclo de vida;


3.4.    Avaliação de custos do ciclo de vida.



  1. Métricas de Sustentabilidade dos Sistemas de Energia


4.1.    Indicadores de Sustentabilidade;


4.2.    Relatórios de Sustentabilidade (Global Reporting Initiative);


4.3.    Modelos de avaliação do Desenvolvimento Sustentável.

Bibliografia Obrigatória

Tester, J. W., Drake, E. M., & Driscoll, M. J. ; Sustainable Energy, Choosing Among Options (2nd ed.), The MIT Press Cambridge, 2012. ISBN: 978-0262017473
Galarrag, I., & González-Eguino, Mikel Markandya, A. ; Handbook of Sustainable Energy , Edward Elgar Publishing, Inc., 2011. ISBN: 978-1849801157

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos e através de análise de casos de estudo nas aulas.

Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo. A avaliação é realizada por avaliação contínua através da realização de participação no fórum e realização de trabalhos ou Exame final nas datas previstas no calendário de exames.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 55,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

NA

Fórmula de cálculo da classificação final

Avalição contínua:

Classificação Final = 50% da média das participações no Fórum+50% média das avaliações de trabalhos

Avaliação por exame:

Classificação final= 100% da classificação do exame

Provas e trabalhos especiais

NA
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