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Estatística para a Saúde

Código: LTB21005     Sigla: ES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.ips.pt/2324/course/view.php?id=1900
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTB 75 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Sequeira Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,00
Paula Cristina Sequeira Pereira 4,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
Paula Cristina Sequeira Pereira 8,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

- Aplicar técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados 

- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade

- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais

- Saber construir e interpretar estimadores pontuais e intervalos de confiança

- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses paramétrico adequado

- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses não paramétrico adequado

- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simples

Resultados de aprendizagem e competências

Aplicar conhecimentos e utilizar ferramentas básicas de Estatística, como sejam técnicas e metodologias no tratamento de dados, e que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Tecnologia Biomédica.

Com a utilização de software estatístico pretende-se proporcionar maior rapidez na resolução de problemas e comparação de soluções, permitindo deste modo utilizar a Estatística como uma ferramenta eficaz na resposta de diversos problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos ao nível de matemática do 12º ano e noções básicas de cálculo integral.

Programa


1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Organização e interpretação de dados. Medidas de localização e dispersão.
2. DISTRIBUIÇÕES TEÓRICAS
Noção de variável aleatória. Função de distribuição. Distribuições de probabilidade discretas e contínuas.
3. ELEMENTOS DA TEORIA DA AMOSTRAGEM
Breve referência a métodos de Amostragem. Breve referência a diferentes tipos de estudos epidemiológicos utilizados na área da saúde. Algumas Distribuições Amostrais.
4. ELEMENTOS DA TEORIA DA ESTIMAÇÃO
Estimação Pontual e Estimação por Intervalos. Intervalo de confiança para a média, para a proporção, para a variância, para a diferença de médias, para a diferença de proporções e para a razão de variâncias.
5. TESTES DE HIPÓTESES PARAMÉTRICOS
Caracterização de um teste de hipóteses. Hipótese Nula. Hipótese Alternativa. Estatística de Teste. Região Crítica e Regra de Decisão. Erros de 1ª e 2ª Espécie. Interpretação do p-value. Teste de Hipóteses para a média, para a proporção, para a variância, para a diferença de médias (amostras independentes e para amostras emparelhadas), para a diferença de proporções e para a razão de variâncias.
6. TESTES DE HIPÓTESES NÃO PARAMÉTRICOS
Testes de ajustamento. Teste do Qui-Quadrado para a Independência. Teste de Wilcoxon e Teste de Mann-Whitney.
7. REGRESSÃO LINEAR SIMPLES
Recta de Regressão. Coeficiente de correlação amostral. Análise Elementar de Resíduos

Bibliografia Obrigatória

Cunha, Gilda; Estatística aplicada às ciências e tecnologias da saúde, Lisboa: Lidel, 2007. ISBN: 978-972-757-412-4
Douglas C. Montgomery, George C. Runger; Applied statistics and probability for engineers, John Wiley & Sons, 1999. ISBN: 0-471-17027-5
Jerrold H. Zar; Biostatistical analysis, Upper Daddle River : Prentice Hall, 1999. ISBN: 0-13-081542-X
Murteira, B.; Antunes, M; Probabilidades e Estatística, Lisboa: Escolar, 2012. ISBN: 978-972-592-359-7
Murteira, B.; Ribeiro, C. S.; Andrade e Silva, J.; Pimenta, C.; Introdução à Estatística, Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924686
Stanton A. Glantz; Primer of Biostatistics, New York : MacGraw-Hill, 1981. ISBN: 0-07-024268-2
Wayne W. Daniel; Biostatistics : a foundation for analysis in the health sciences, John Wiley & Sons, 1999. ISBN: 0-471-16386-4

Bibliografia Complementar

André, J; Probabilidades e Estatística para Engenharia, Lidel, 2018. ISBN: 9789897522703
Galvão de Melo, F.; Probabilidades e Estatística: conceitos e métodos fundamentais, Escolar Editora. ISBN: 9789725921104
Graça, M. E; Introdução às Probabilidades e Estatística,, Universidade Aberta. ISBN: 9789726742708
Murteira, B; Análise Exploratória de Dados: Estatística Descritiva, MacGraw-Hill. ISBN: 9789729241253
Reis, E. .[et al.]; Estatística Aplicada - Volume I e II,, Edições Sílabo, 2001. ISBN: 9789895611836, 9789726189862

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa da Unidade Curricular. São também apresentados alguns exemplos sobre os tópicos abordados. Neste tipo de aulas, os alunos deverão adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, acompanhada de uma formulação correta e objetiva das definições apresentadas. As aulas teórico-práticas funcionam de forma presencial.

Nas aulas práticas/laboratoriais, os alunos realizam, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios, com vista a assimilação da matéria. Sempre que possível, resolver-se-á exercícios com recurso ao software R. As aulas práticas/laboratoriais funcionam de forma presencial.

Software

Software R

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 85,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O aproveitamento à Unidade Curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exames.

Avaliação Contínua

A avaliação contínua terá por base a realização de 2 Testes e 1 Trabalho. As classificações dos testes e do trabalho são valores de 0 a 20 arredondados às décimas.

O trabalho pode ser feito em grupo (no máximo 3 alunos da mesma turma de laboratório) e corresponde ao ponto 6.3 do capítulo 6 e ao capítulo 7 do programa. Poderá ser solicitada a apresentação oral do trabalho e a nota final individual (por elemento do grupo) desse trabalho será a classificação final individual (por elemento do grupo) dessa apresentação. A não realização do trabalho significa uma classificação de zero valores no trabalho. A não realização da apresentação oral do trabalho quando solicitada significa uma classificação de zero valores no trabalho.

Avaliação por Exames

A avaliação por exames tem por base a realização de um exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua
Designando por T1 a classificação do 1º teste, por T2 a classificação do 2º teste e por Trab a classificação do trabalho, a classificação final (CF) será o seguinte valor:
CF = 0.50×T1+0.35×T2+0.15×Trab
As condições de aprovação na avaliação Contínua são as seguintes:
- Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 valores e inferior a 18 valores, o aluno é aprovado com essa nota final, desde que a classificação, em ambos os testes, tenha sido maior ou igual a 7 valores.
- Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 18 valores, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Caso não compareça à prova oral a classificação final será 17 valores.  Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.

Se CF (arredondado às unidades) for maior ou igual a 10 e pelo menos um dos testes é inferior a 7 valores, então o aluno reprovou com nota final igual a 9 valores.
Se o aluno obtiver pelo menos 7 valores num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 7 valores ou CF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).
Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. Não há a possibilidade de recuperar o trabalho.

Avaliação por Exames
As condições de aprovação são as seguintes:
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);
- Se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o aluno terá que apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores. Se as avaliações se realizarem online, a nota máxima que o aluno poderá obter sem se submeter a uma prova oral será 16 valores.

Melhoria de classificação

De acordo com o Artigo 11.º, do Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS, a melhoria de classificação poderá ocorrer no ano letivo de inscrição, na época de recurso, ou no ano letivo seguinte ao de aprovação, em qualquer das épocas de avaliação por exame, à exceção da época especial.

Observações

Os Testes têm a duração de 2 horas e os Exames têm a duração de 2 horas e 30 minutos.

Se as avaliações (testes ou exames) se realizarem online, o aluno poderá ser chamado a realizar uma prova oral para confirmar os conhecimentos revelados nas avaliações sumativas a distância. A classificação da prova oral substitui a classificação do momento de avaliação em causa. Caso o aluno não compareça à prova oral, sem a devida justificação, a avaliação em causa será anulada.

Toda a informação sobre a unidade curricular, incluindo os materiais de apoio, está disponível na plataforma Moodle.
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