| Código: | LTAM30 | Sigla: | EBM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Controlo de Processos |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LTAM | 40 | Plano de Estudos 2016/17 | 1 | - | 6 | 75 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria Ana Manso Dionísio | Responsável |
| Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
| Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,00 |
| Maria Ana Manso Dionísio | 3,00 | ||
| Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 3 | 6,00 |
| Maria Ana Manso Dionísio | 6,00 |
- Compreender os principais conceitos associados à ecologia dos ecossistemas marinhos e estuarinos;
- Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e estuarinos, incluindo os processos biológicos e as interações com o ambiente físico e químico;
- Conhecer sobre as origens evolutivas e biologia dos principais grupos de organismos marinhos e integrar este conhecimento na abordagem de questões funcionais de adaptação dos organismos;
- Identificar as características morfológicas dos principais grupos taxonómicos aquáticos, relações evolutivas e adaptações ao meio marinho;
- Conhecer os principais sistemas de classificação taxonómica
- Desenvolver a capacidade de desenhar um trabalho científico, interpretar resultados de observação de campo e laboratorial e elaborar um relatório.- Saber utilizar conceitos de biologia e ecologia marinha.
- Saber relacionar as características morfológicas e fisiológicas dos organismos marinhos com as condições ambientais em que vivem.
- Saber utilizar a nomenclatura taxonómica.
- Desenvolver a capacidade de desenhar um trabalho científico, interpretar resultados de observação de campo e laboratorial e elaborar um relatório.
- Não tem
1.Ecologia marinha:
2.Biodiversidade:
3.Componente Prática:
Serão usados métodos expositivos e ativos de aprendizagem, a partir da colocação de questões, cujas respostas serão elaboradas através de pesquisa orientada. As aulas teórico-práticas e laboratoriais serão intercaladas numa sequência lógica de colocação de questões e procura das respostas. As aulas laboratoriais serão suportadas por amostragens, para possibilitar a observação de organismos não conhecidos, fomentando o estabelecimento de hipóteses e a sua verificação, com o suporte de protocolos elementares, a adaptar pelos estudantes de acordo com as amostras disponíveis.
A avaliação da componente teórica é realizada por avaliação continua através da realização de 2 testes ou exame final nas datas previstas no calendário de exames.
A avaliação do laboratório é realizada com base na realização do tratamento de dados em sala de aula., realização de relatórios e apresentações orais e/ou em formato de poster. A entrega dos trabalhos será feita ao longo do semestre, mediante a calendarização definida no início do ano.
A nota final é obtida pela ponderação de 60% (teórico-prática) da avaliação continua em teste ou exame e 40% para a componente de desenvolvimento de trabalho laboratório. Ambas as componentes de avaliação terão que ser positivas (notas superiores 9,5 valores).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 5,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Teste | 60,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Trabalho laboratorial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
| Estudo autónomo | 87,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho de campo | 5,00 |
| Trabalho laboratorial | 22,00 |
| Total: | 162,00 |