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Elementos de Termodinâmica e Fluidos

Código: LTAM32     Sigla: ETF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicada

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 75 Plano de Estudos 2016/17 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Maria Correia Alves Lopes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 6,00
Margarida Maria Correia Alves Lopes 6,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 8,00
Alexandre Miguel Cordeiro Magrinho 4,00
Margarida Maria Correia Alves Lopes 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos fundamentais em Termodinâmica: - Terminologia na área da Termodinâmica
- Propriedades de Substâncias Puras, Simples e Compressíveis
- Misturas de ar, água e vapor
- Primeira Lei da Termodinâmica Aplicada a Sistemas Fechados e a Sistemas Abertos.
Conhecer os principais conceitos da estática, cinemática e dinâmica dos fluidos.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecer, compreender e aplicar as leis físicas de transferência de calor.
- Compreender, distinguir e aplicar  conceitos de potência e de energia.
- Realizar balanços de energia e de massa e aplicar as propriedades termodinâmicas nesses cálculos.
- Conhecer os princípios da hidrostática, cinemática e da dinâmica dos fluidos e aplicá-los a casos práticos.
- Desenvolver espírito critico e de análise relativamente aos fenómenos físicos abordados.
- Interpretar os resultados obtidos e analisar se estão próximos dos esperados.
- Comunicar eficazmente a terceiros os resultados e conclusões dos trabalhos desenvolvidos.
- Integrar um grupo de trabalho e ser capaz de o coordenar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Conceitos Introdutórios
Grandezas e Unidades Físicas
Revisão de Conceitos Básicos de Física

2. Conceitos Básicos de Termodinâmica e Fluidos
Propriedades Termodinâmicas
Hidrostática
Transmissão de Energia e Calor


3. Substâncias Puras
Propriedades da Água
Gases Perfeitos

4. Análise Energética de Sistemas Termodinâmicos
Formas de Energia
Princípio de Conservação Energia em Sistemas Fechados

5. 1ª Lei da Termodinâmica
Análise Energética de Sistemas Fechados e Abertos
Conservação de Massa e Energia
Termodinâmica do Ar Húmido

6. Fundamentos de Fluidos
Viscosidade
Impulsão e Estabilidade
Escoamento de Fluidos
Equação de Bernoulli e energia
Perdas de Carga

7. Estabilidade na Atmosfera
Estabilidade Estática
Estabilidade Dinâmica
Turbulência
Altura da Camada de Mistura

Bibliografia Obrigatória

Yunus A. Çengel e Mechael A. Boles; Termodinâmica, Mc Graw Hill, 2012. ISBN: 85-86804-66-5
Robert L. Mott ; Joseph A. Untener; ; Applied Fluid Mechanics, Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 978-1-292-01961-1 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Luís Adriano Oliveira; António Gameiro Lopes; Mecânica dos Fluidos, LIDEL - Edições Técnicas, Lda, 2016. ISBN: 978-989-752-221-5 (Livro disponível na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Frank M. White; Mecânica dos Fluidos, Mc Graw-Hill, 2018. ISBN: 9788580556063 (Existem versões anteriores na Biblioteca da ESTSetúbal/IPS)
Óscar Mota; Exercícios Resolvidos de Termodinâmica, LIDEL, 2017

Bibliografia Complementar

Guilherme de Almeida; Sistema Internacional de Unidades, Plátano Editora

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas
Exposição teórica da matéria, seguida de resolução de problemas que facilitem a compreensão da matéria e sua aplicação.

Aulas Práticas-Laboratoriais
Realização de trabalhos experimentais, tratamento de dados e elaboração de relatório.

Os trabalhos laboratoriais complementam os conceitos introduzidos nas aulas teórico-prácas, analisando dados reais. São elaborados relatórios dos ensaios realizados. Os trabalhos são realizados em grupo, o que permite a aquisição de competências de trabalho colaborativo, comunicação e liderança.

Recursos
Plataforma Moodle, na qual as atividades mais importantes são: Repositório de materiais de estudo, fóruns de discussão, entrega de trabalhos laboratoriais, realização de testes e exames, divulgação de resultados de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência a 80% das aulas laboratoriais é condição imprescindível para a avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída por três testes, T1, T2 e T3, (40 a 45 minutos) presenciais a realizar na plataforma Moodle em horário de aula ou em horário a combinar com o docente.

- T é a média ponderada dos testes de acordo com a fórmula:

                    T = 0,30xT1 + 0,35xT2 + 0,35xT3

Nesta fórmula:
  T1, T2, e T3 representam as notas dos respectivos testes.
  T representa a média ponderada das notas dos testes.


Nota mínima de 10 valores; a nota mínima de cada teste é 8 valores.

- TL é a média aritmética dos trabalhos laboratoriais, nota mínima de 10 valores; a nota mínima de cada relatório é 8 valores.

Caso o aluno não obtenha classificação nos Testes (T), ou queira fazer melhoria de nota, deverá realizar o exame (E), com classificação mínima de 10 valores. O exame será realizado na plataforma Moodle.

A nota final será:
NF = 30% (TL) + 70% (T ou E)

A aprovação no laboratório no corrente ano letivo só transita para o ano seguinte se a nota final de testes for superior ou igual a 6 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatutos especiais deverão informar o RUC até 2024.04.01 para ser acordado um plano de presença/acompanhamento das aulas laboratoriais que permita a aplicação das regras de avaliação da UC.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras  na instituição

Observações

- A presença nas atividades laboratoriais é obrigatória. Em caso de impossibilidade de presença, o estudante deve contactar previamente o docente
- Os relatórios dos trabalhos laboratoriais poderão ser devolvidos ao grupo para melhoria, caso não tenham atingido a classificação mínima
- Os estudantes que não tenham todos os relatórios aprovados durante o período de avaliação contínua têm possibilidade de entregar os relatórios não aceites até à data de exame
- Caso o estudante não obtenha a nota mínima num dos testes, poderá recuperar esse teste em datas no final do semestre combinadas com a RUC, ou nas datas definidas pelo Conselho Pedagógico para a avaliação.
- O horário semanal de esclarecimento de dúvidas será divulgado na página da UC no Moodle
- Nos testes/exame só poderá ser utlizada calculadora científica não programável e o Formulário e Tabelas fornecidos pelo docente.

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