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Computação para Dispositivos Móveis

Código: MEC111016     Sigla: CDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEEC 6 Plano de Estudos_2020 1 - 7,5 60 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cédric Claude Bernard Grueau Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Cédric Claude Bernard Grueau 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Cédric Claude Bernard Grueau 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Instalação: implementar, testar e depurar programas de aplicações multiplataformas para dispositivos móveis.

  • Modelo de Programação em Dispositivos Móveis e Sistema de Desenvolvimento de Plataformas Móveis: compreender e saber usar os modelos de programação existentes e as principais plataformas de suporte ao desenvolvimento de aplicações nativas, hibridas e multi-plataformas para dispositivos móveis.

  • Interfaces com o utilizador: avaliar as decisões de desenho no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

  • Utilização de sensores: descrever o funcionamento dos sensores mais comuns presentes em dispositivos móveis, compreender o seu modelo da API e quais as suas principais aplicações.

  • Georreferenciação: compreender qual a melhor estratégia a seguir na escolha da API para mapas. Compreender o modelo da API do GPS para dispositivos móveis.

  • Persistência de Dados: compreender o funcionamento dos vários tipos de armazenamento dos dados.

  • Aplicar os conceitos de Computação para Dispositivos Móveis à problemas societais ou empresariais: ineragir com empresas e peritos para criar um produto móvel útil.

  • Aplicar uma abordagem de aprendizagem baseado em projeto: A abordagem de aprendizagem Demola será usada no curso.

Resultados de aprendizagem e competências

Incorporar o método Demola num curso de mestrado não se trata apenas de ensinar; trata-se de criar um ambiente onde a inovação floresce, onde os alunos são capacitados para se tornarem agentes de mudança e onde a educação transcende os limites da sala de aula.

No mundo acelerado e dinâmico de hoje, os mestrandos precisam de mais do que apenas conhecimentos teóricos; precisam de ter a capacidade de se adaptar, inovar e impulsionar a mudança. Ao integrarem o método Demola, os cursos de mestrado podem oferecer uma experiência educativa única e inestimável, que dota os estudantes das competências e da mentalidade necessárias para prosperarem no panorama do século XXI, orientado para a inovação.

Em conclusão, a integração do método Demola nesta disciplina de mestrado representa uma abordagem inovadora da educação. Estimula a inovação, prepara os alunos para os desafios do mundo real e capacita-os para se tornarem os inovadores e líderes de amanhã.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É necessário estar familiarizado com os conceitos de programação orientada a objetos e ter experiência de desenvolvimento de programas nestas linguagens

Programa

O programa encontra-se baseado em módulos, permitindo atualização dos conteúdos em relação às técnicas e tecnologias emergentes:

  1. Introdução à Computação Móvel (comparação das arquiteturas existentes, modelos de programação e ambientes de desenvolvimento)
  2. Ciclo de desenvolvimento e distribuição de aplicações móveis em lojas
  3. Desenho de interfaces para dispositivos móveis
  4. Programação para dispositivos móveis:
    1. Interface com o utilizador
    2. Navegação entre ecrãs
    3. Sensores
    4. Serviços de localização e georreferenciação
    5. Armazenamento de informação
    6. Comunicação
  5. Protocolos utilizados em computação móvel, segurança e privacidade

Bibliografia Obrigatória

Daniel Catalá-Pérez, Mikko Rask, María de-Miguel-Molina; The Demola model as a public policy tool boosting collaboration in innovation: A comparative study between Finland and Spain,, Technology in Society, Volume 63, 2020. ISBN: 0160-791X,
Simone Alessandria; Flutter Cookbook, Packt Publishing Ltd, 2023. ISBN: 978-1-80324-543-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Este curso combina a aprendizagem prática do desenvolvimento de aplicações móveis com a plataforma Flutter e o método de aprendizagem baseado em projeto Demola, promovendo a inovação e a colaboração entre os alunos. Os alunos aprenderão a linguagem de programação Dart, a framework flutter, a gestão do estado da aplicação e a utilizar as bibliotecas essenciais do Flutter enquanto trabalham em desafios de inovação do mundo real.

Software

VSCode
Flutter
Dart

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação > Tecnologia móvel baseada em satélite

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 64,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para realizar a avaliação contínua, é necessário ter presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação contínua, a avaliação é composta por 5 componentes

1. Avaliação do Projeto Demola (25%)
- Compreensão do Problema e Ideação (5%)
- Desenvolvimento do Protótipo (10%)
- Teste e Validação (5%)
- Apresentação Final (5%)

2. Avaliação individual da aprendizagem (30%)
- Proficiência em Dart e Flutter (10%)
- Gestão de estados de aplicações (5%)
- Utilização de bibliotecas Flutter (15%)

3. Colaboração e Trabalho de Equipa (15%)
- Trabalho em equipa (5%)
- Profissionalismo (5%)
- Reflexão (5%)

4. Projeto final de aplicação móvel (20%)
- Desenvolvimento da aplicação (10%)
- Apresentação (10%)

5. Participação e assiduidade (10%)
- Participação ativa (5%)
- Assiduidade (5%)

Para a componente de Avaliação individual da aprendizagem, a nota mínima é de 8/20 valores. A nota final mínima é 10 valores.

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Se o aluno não realizar a avaliação contínua, a avaliação é realizada por exame e projeto prtático (época normal, de recurso e especial). A nota final é calculada da seguinte forma: Nota final = 50% exame + 50% projeto prático. A nota final mínima é 10 valores.

Melhoria de classificação

Apenas a componente do trabalho prático é sujeita a melhoria.
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