Bases de Dados
| Áreas Científicas | 
| Classificação | Área Científica | 
| CNAEF | Ciências informáticas | 
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais | 
| DVAM | 23 | Plano_estudos_2018_19 | 1 | - | 6 | 60 | 162 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Bases de Dados tem por objetivo principal dotar os estudades dos conhecimentos necessários, á análise, construção e manipulação de uma base de dados relacional de suporte à manipulação de informação no âmbito do desenvolvimento de jogos.
Objetivos de aprendizagem:
Obj1: Conhecer os conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (SGBD)(relacionais).
Obj2: Conhecer e compreender o Modelo Entidade Relação (MER).
Obj3: Analizar e desenhar o MER de um Sistema de Informação.
Obj4: Conhecer e compreender o Modelo Relacional (MR).
Obj5: Conecehr e aplicar as regras de transformaçãodo MER no MR.
Obj6: Conhecer os conceitos, normalização e forma normal em Bases de Dados relacionais.
Obj7: Conhecer a linguagem SQL nas vertentes DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language).
Obj8: Aplicar a linguagem SQL na definição e manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais.
Obj9: Aplicar a linguagem SQL na manipulaçao de dados (inserção, aclualização e remoção) em Bases de Dados relacionais.
Obj10: Aplicar a linguagem SQL na construção de consultas simples e complexas.
Obj11: Conhecer como definir rotinas de código no SGBD.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem desenvolver competências para:
- Definir um modelo de dados utilizando o Modelo Entidade Relação
- Implementar bases de dados relacionais normalizadas
- Criar e manipular a informação de bases de dados em SQL
- Obter informação de uma base de dados utilizando SQL
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (relacionais)
2. Análise e Modelação segundo o Modelo Entidade-Relação (MER)
2.1. Análise de requisitos
2.2. Entidades, atributos e relações
2.3. Restrições: cardinalidade, participação e chaves
2.4. Diagrama do MER
3. O Modelo Relacional (MR)
3.1. Tabelas, colunas e tipos de dados
3.2. Restrições: chave primária, chave estrangeira, unique e check
4. Transformação do MER no MR
5. A linguagem Structured Query Language (SQL)
5.1. Data Definition Language (DDL) - create, alter e drop
5.2. Data Manipulation Language (DML) - insert, update e delete
5.3. Consulta de informação - select
5.3.1. Distinct, where, order by e funções de linha
5.3.2. Agrupamento de informação: funções de grupo, group by e having
5.3.3. Junção de tabelas (join) - inner join, outer join, self join
5.3.4. Subconsultas
6. Vistas (views)
7. Programação da lógica e acessos ao modelo de dados
7.1. Procedimentos
7.2. Funções
7.3. Triggers
Bibliografia Obrigatória
Abraham Silberschatz, Henry F. Korthand S. Sudarshan; Database System Concepts, 6th Edition, McGraw Hill, 2011. ISBN: ISBN 978-0-07-352332-3
Bibliografia Complementar
Luís Damas; SQL, 14ª Edição, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-829-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia pedagógica a usar nesta unidade curricular assenta em duas vertentes, o método expositivo acompanhado de exemplos práticos, complementado pela prática em ambiente laboratorial. A consolidação dos conhecimenos é realizada pela execução de um projeto integrador de conhecimentos realizado em grupo ao longo do semestre.
Recorrer-se-á à plataforma e-learning Moodle para apoio ao ensino, nomeadamente como repositório de informação, fórum, entrega de trabalhos e realização de testes de auto avaliação e de avaliação.
Software
MySQL Workbench
MySQL Community Server
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | Peso (%) | 
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 25,00 | 
| Exame | 40,00 | 
| Trabalho laboratorial | 35,00 | 
| Total: | 100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | Tempo (Horas) | 
| Elaboração de projeto | 60,00 | 
| Estudo autónomo | 20,00 | 
| Frequência das aulas | 60,00 | 
| Trabalho laboratorial | 25,00 | 
| Total: | 165,00 | 
Obtenção de frequência
Avaliação contínua
- Testes 
- Projeto
Avaliação por exame
- Exame
- Projeto
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua
- 40% Testes : Teste 1 (20%) + Teste 2 (20%) (nota mínima 9.5)
- 35% Projeto (nota mínima 9.5)
- 25% Discussão projeto (nota mínima 9.5)
Avaliação por exame
- 40% Exame (nota mínima 9.5)
- 35% Projeto (nota mínima 9.5)
- 25% Discussão projeto (nota mínima 9.5)
Nota mínima final 9.5