Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > DVAM15
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Estágio

Código: DVAM15     Sigla: EST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVAM 12 Plano_estudos_2018_19 2 - 30 810 810

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fausto José da Silva Valentim Mourato Responsável

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram formação em contexto de trabalho numa empresa, permitindo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Resultados de aprendizagem e competências

Aprofundamento de diversas aprendizagens e competências obtidas durante o curso, entre as quais:
- Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa.
- Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação.
- Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.
- Analisar, desenhar e apresentar mockup, ideias, conceitos e mecânicas relativas
à criação de novas aplicações multimédia e videojogos.
- Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia recorrendo a motores gráficos e/ou API.
- Criar texturas, clips de áudio, modelos tridimensionais e outros recursos utilizando ferramentas de autor para o efeito.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia para computadores
pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware esistemas operativos existentes.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia para a Internet e/ou Web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia para dispositivos
móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando
partido dos sensores que estes possuem.

Demonstração de um conjunto de atitudes importantes para a prática profissional, nomeadamente:
- Capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade.
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva.
- Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis
- Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Formação em contexto de trabalho numa Empresa
2. Elaboração de Relatório de Estágio
3. Apresentação pública do(s) trabalho(s) desenvolvido(s).

Bibliografia Obrigatória

N/A; N/A

Observações Bibliográficas

Devido à diversidade de trabalhos que podem vir a ser desenvolvidos não existe, para além da bibliografia das
restantes unidades curriculares do curso, uma bibliografia específica para esta unidade curricular. Esta deverá ser
definida no âmbito de preparação da proposta de estágio e deverá estar enquadrada, maioritariamente, nas áreas de
educação e formação do curso.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Inicialmente é definido um plano de estágio que deverá incluir as principais competências a desenvolver e os objetivos a alcançar. Este plano deve igualmente incluir o tipo de tarefas a realizar e as principais tecnologias a utilizar.

O decorrer do estágio é acompanhado por um orientador da ESTSetúbal/IPS e por um supervisor designado pela empresa, e deverá ser realizado de acordo com este plano.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 100,00
Realização de Estágio 700,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

Assiduidade obrigatória realizada de acordo do o horário da empresa/organização.

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com o regulamento em vigor, a classificação final é obtida da seguinte forma:
- Desempenho no estágio (50%)
- Relatório de Estágio (40%)
- Apresentação e discussão (10%)

A aprovação na UC é obtida com classificação superior ou igual a 9.5 valores, arredondada às unidades.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-10-12 às 04:35:19