Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTB
Você está em: Início > Oferta Formação > MCRE > Informação para Candidatos
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado

Dados Gerais

Código Oficial: M704
Sigla: MCRE

Diplomas

  • Especialização em Conservação e Reabilitação do Edificado (60 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Avaliação da Segurança Estrutural do Edificado

MCRE137 - ECTS Pretende-se iniciar os estudantes nas bases da análise estrutural do edificado, com identificação das ações existentes e definição das combinações de ações a considerar no dimensionamento. Adicionalmente é feita uma introdução à dinâmica de estruturas e engenharia sísmica, de modo a conduzir a uma estimativa da ação sísmica a considerar na edificação. Pretende-se que, na análise de uma estrutura existente, os estudantes consigam definir metodologias e modelos de cálculo a utilizar na verificação da segurança da mesma.

Ciência, Tecnologia e Degradação dos Materiais

MCRE135 - ECTS Fornecer conhecimentos técnico-científicos no domínio dos materiais de construção, designadamente pedra natural, cimento e adições, argamassas, betão, cerâmicos, madeiras, metais, polímeros, materiais compósitos e novos materiais de construção, através da análise de matérias-primas, técnicas de processamento, propriedades e sua avaliação, mecanismos de deterioração, aplicações e normalização em vigor. Especial atenção será dada aos materiais utilizados nas operações de conservação e reabilitação e compatibilidade entre materiais. Dotar os alunos de conhecimentos e competências relacionadas com a atividade experimental/laboratorial.

Conservação e Reabilitação I

MCRE043 - ECTS Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos no domínio da conservação e reabilitação de edifícios antigos (ou seja, anteriores ao advento do betão armado), que lhes permitam ser capazes de: identificar e descrever os materiais e processos construtivos das construções antigas, identificar as anomalias e enumerar as causas prováveis da degradação, descrever os diferentes mecanismos de deterioração, definir a metodologia de inspeção, ensaios e avaliação de uma estrutura antiga, estabelecer os objetivos de uma intervenção de reabilitação, selecionar as técnicas de reabilitação apropriadas e definir as propriedades dos produtos e sistemas a aplicar, tendo por base as exigências relativas à reabilitação habitacional, os princípios orientadores da reabilitação de construções antigas e as Cartas e Convenções Internacionais sobre Património.

Construção Sustentável e Inovação Tecnológica

MCRE002 - ECTS

Discutir o impacte ambiental da construção, principalmente do setor dos edifícios, enumerando os principais fatores nefastos sobre o ambiente e as medidas da construção sustentável com especial ênfase para os sistemas construtivos não convencionais e para materiais, processos e sistemas inovadores.

O estudante deverá ficar habilitado a:

- Implementar práticas de inovação tecnológica em exemplos reais;

- Implementar práticas de sustentabilidade na conceção, execução, manutenção e demolição de construções.

Como competências específicas considera-se:

- Transmitir informação, oral e escrita, de forma objetiva a interlocutores na área da engenharia, equacionando ideias e problemas;

- Garantir a qualidade dos projetos em que se envolve, consciente dos impactos associados: tecnológicos, económicos, sociais e ambientais;

- Formular soluções alternativas e/ou inovadoras;

- Elaborar propostas coerentes e consistentes.

Técnicas de Levantamento do Património

MCRE136 - ECTS O estudante deve tomar conhecimentos de diferentes técnicas de levantamento de património edificado, nomeadamente ser capaz de utilizar equipamento topográfico quer para efetuar levantamentos arquitetónicos quer para apoio a monitorização topográfica, técnicas de fotogrametria nomeadamente de sistemas de aeronave pilotada remotamente (RPAS, Remotely Piloted Aircraft System), e ainda ser conhecedor de outras técnicas como a tecnologia 3D de varrimento a laser.
Pretende-se ainda que o estudante obtenha conhecimentos da aplicação da metodologia BIM (Building Information Modeling) para projetos de Conservação e Reabilitação do Património Edificado

Conservação e Manutenção Preventiva

MCRE133 - ECTS Noção de vida útil de diferentes partes e equipamentos constituintes de um edifício. Enquadramento legislativo. Métodos de avaliação de desempenho de componentes estruturais e não-estruturais dos edifícios: Observação e Análise. Manutenção esporádica e manutenção estratégica. Planeamento, cronogramas previsionais e custos da manutenção. Manuais e planos de inspeção e manutenção em edifícios. Revisão de projeto na vertente de Durabilidade/Manutenção. Casos práticos.

Conservação e Reabilitação II

MCRE046 - ECTS

No âmbito de estruturas de betão armado e em estruturas metálicas, conhecer de forma aprofundada propriedades dos materiais e respetivos mecanismos de degradação face a ações externas e internas aos materiais envolvidos. 

Políticas e Incentivos à Reabilitação e Regeneração Urbana

MCRE138 - ECTS A unidade curricular de Políticas e Incentivos à Reabilitação e Regeneração Urbana tem como objetivo, o estudo de intervenções urbanas com vista à melhoria da qualidade de vida da população numa determinada território. Estimulando o pensamento crítico sobre o espaço urbano existente, pretende-se dar ao estudante o conhecimento sobre as potencialidades dos atuais instrumentos de planeamento e reabilitação. Introduzindo-os na atividade analítica e projetual no âmbito da reabilitação e da regeneração urbana.

O estudo visa dotar os alunos com princípios científicos e teorias que ajudem na promoção de intervenções integradas de reabilitação e de regeneração de áreas urbanas, contemplando o edificado e o espaço público, com vista à requalificação e revitalização do tecido urbano, conferindo padrões de qualidade aos “sítios” adaptando-os às necessidades contemporâneas da sociedade.

Reabilitação Térmica e Acústica de Edifícios

MCRE005 - ECTS Esta unidade curricular visa introduzir os alunos na atividade de projeto das especialidades de térmica e de acústica, de edifícios novos e de edifícios existentes alvo de reabilitação. Pretende-se ainda introduzir princípios da ventilação natural e elaborar projetos de ventilação natural em edifícios de habitação. Constitui uma introdução à prática profissional nestes domínios, habilitando os alunos de capacidade para analisar e conceber soluções adequadas a cada tipo de intervenção, nova ou de reabilitação.

Técnicas de Reparação de Estruturas Antigas

MCRE139 - ECTS Apreender técnicas de reparação de estruturas antigas, com uma introdução a técnicas de reforço de estruturas antigas de alvenaria e madeira. Introdução a métodos simplificados de análise da capacidade estrutural de estruturas e avaliação da necessidade de reabilitação estrutural. Adquirir conhecimentos relativos às técnicas de reabilitação e de reforço.

Estágio/Projeto/Dissertação

MCRE134 - ECTS Na Unidade Curricular de Estágio/ Projeto/ Dissertação, o estudante pode optar por desenvolver um trabalho de estágio profissional, um projeto de investigação ou uma dissertação científica convencional. Em qualquer das modalidades, deverá apresentar um trabalho original, desenvolvido especificamente para esta UC, onde apresente o trabalho desenvolvido. São objetivos desta unidade curricular: - Adquirir competências ao nível dos métodos de investigação nas áreas da conservação e reabilitação do edificado, dando particular atenção à sustentabilidade e eficiência energética; - Adquirir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos; - Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2018-04-06 I  Página gerada em: 2024-12-22 às 12:55:03